Portais Imobiliários: Um estudo completo para você

Portais Imobiliários

Portais imobiliários são mídias digitais que permitem que usuários divulguem e pesquisem imóveis de forma prática e eficiente.

Muito utilizados por corretores imobiliários, esses portais servem para divulgar oportunidades de negócios com rápido retorno, demandando pouco conhecimento técnico e investimentos financeiros.

Não é coincidência que o número de portais imobiliários disponíveis na internet cresceu exponencialmente nos últimos anos.

Afinal, essas mídias proporcionam uma ótima experiência, tanto para quem está à procura de um imóvel para comprar, quanto para quem pretende vender, servindo como uma alternativa de prospecção com ótimo custo-benefício.

No entanto, é preciso considerar uma série de fatores importantes antes de escolher um portal imobiliário para anunciar.

Mas qual dos portais apresenta o melhor resultado?

Poderia responder da seguinte maneira: Qual dos portais é mais barato anunciar?

Um portal pago vai atrair anunciantes que tenham um certo capital de investimento. Esses anunciantes certamente vão propagar aquilo que eles consideram mais rentável e vendível para “não queimar cartucho”. Um portal gratuito vai atrair qualquer pessoa que queira vender, e certamente vai anunciar tudo aquilo que tiver disponível desde o mais vendível ao mais improvável de venda.

Será que ficou clara a resposta?

No portal pago será possível visualizar algumas coisas mais seletas, enquanto que no portal gratuito será possível encontrar quase tudo o que estiver disponível. Logo, realizar uma busca no portal gratuito irá proporcionar e encontrar mais produtos com mais ofertas, através da faixa de preço. Estes anúncios com relevância certamente favorecem alguém que tenha um know-how na plataforma.

Algumas maneiras de encontrar imóveis nos buscadores

Dentre as muitas maneiras de se chegar ao anunciante, é possível entrar direto no portal e realizar buscas, ou ir direto ao Google e digitar: Casas Maceió Bonom, Casas Maceió ZAP, Casas Maceió Viva Real, Apartamentos Maceió Bonom, Apartamentos Maceió ZAP, Apartamentos Maceió Viva Real, Terrenos Esteio Bonom, Terrenos Maceió ZAP, Terrenos Maceió Viva Real, etc.

Através de Propaganda

O ZAP tem feito uma forte propagação nas mídias, TV, rádio, internet, entre outros. O Bonom e o Viva Real utilizam muito a internet para divulgar seu conteúdo e normalmente, entram em contato com as imobiliárias oferecendo seus serviços. A OLX também já teve as melhores propagandas na TV, mas anda meio devagar.

Mais fácil de encontrar

Todos os quatro portais (Bonom, Zap, VivaReal, e OLX) serão facilmente encontrados na internet, assim sendo muito bem otimizados. Porem muitas palavras chave da OLX se saem melhor, isso por causa do nome dos empreendimentos que os usuários adicionam a ele. Já o Bonom por ser o mais novo tem uma boa colocação.

Divulgação do anunciante

Em nenhum dos portais é possível colocar links que direcionam ao website do anunciante. No entanto os Bonom, Viva Real e o ZAP proporcionam o ícone do anunciante e um link que leva a uma loja com todos os anúncios daquele propagador. A OLX também tem a loja, mas é preciso procurar por outros meios.

Com o Bonom é mais fácil de anunciar

Os portais pagos oferecem a possibilidade de puxar os imóveis diretamente do website da imobiliária. O critério deles é quem o define. Mas para anunciar imóveis um a um, o site Bonom e OLX são os mais práticos, bem resumidos, sem muitas alternativas para gerar erro de anúncio.

Todos os quatro portais favorecem a adição de um bom número de imagens. O ZAP tem um pequeno problema que é o número mínimo de fotos. Vimos anúncios no ZAP, onde as mesmas são repetidas para cumprir o quórum mínimo de imagens. No Bonom, Viva Real e OLX, se o usuário tiver apenas uma foto para adicionar, ele poderá publicar o anúncio com esta única foto.

Com o Bonom é mais barato e flexível anunciar

O portal Bonom é gratuito e não tem como comparar com os demais, porque ele é o único Portal com CRM completo integrado com o ImobiFree. Já o Viva Real disponibiliza um mês gratuito que é um tempo razoável para o novo anunciante se familiarizar com a plataforma do portal. No ZAP começa a contar no dia da assinatura, quando o anunciante termina de se familiarizar e anunciar os primeiros imóveis, já se passou metade do mês e o investimento não vai dar o retorno pretendido. O OLX apesar de ser gratuito, é possível fazer um investimento e pagar para que o anuncio seja fixado ao topo.

O melhor conteúdo na internet está no Bonom

O Bonom e o Viva Real possuem uma particularidade que beneficia muito os corretores de imóveis (na verdade os dois foram feitos com foco nos corretores) que é a disponibilidade de conteúdo de qualidade para informar, guiar e educar os corretores de imóveis nas melhores formas de anunciar, abordar, etc.

É possível mensurar muito bem o padrão dos usuários dos portais. Mas sabemos por experiência de que quem anuncia na OLX seja o mais beneficiado, desde aquele que procura uma casa com maior facilidade até aquele que procura um imóvel de alto padrão. Os usuários do Bonom, Viva Real e ZAP já são um pouco mais seletos, pois são, a princípio, buscadores de imóveis de um padrão melhor.

Onde anunciar e onde buscar um imóvel?

A internet é de fácil acesso e com o buscador Google é possível verificar os quatro portais facilmente. Para olhar não custa nada além de tempo, então porque não procurar nos quatro? O máximo que pode acontecer é ver os anúncios repetidos.

Para anunciar vai depender de que tipo de público quer alcançar com suas publicações e se tem capital disponível para investir nos portais pagos. Com a atual crise econômica no Brasil economizar dinheiro com anúncios e gerar resultado é o mais indicado e isto é possível utilizando meios orgânicos, sejam eles anunciando em portal gratuito ou melhorando o desempenho do website e otimizando para os motores de busca do Google.

O melhor portal de anúncios é aquele que vai te ajudar a encontrar o seu imóvel e realizar o sonho de adquirir o seu tão sonhado “novo lar”.

Nem sempre o melhor tem aquilo que é melhor, então porque não procurar em todos?

Em qualquer uma das pesquisas no Google, o usuário será direcionado ao menu do portal de anúncios com a prioridade definida pelo portal na referida classe de imóvel solicitado.

Considerações Finais

Com a crescente consulta por imóveis pela internet, o investimento em marketing online pelas incorporadoras e imobiliárias foi colocado em pauta e os portais destinados a essa divulgação ganharam grande importância, pois ofertam grande variedade de opções ao público-alvo e leads qualificados aos anunciantes.

O presente trabalho buscou entender as diversas funcionalidades dos portais analisados, de forma que as avaliações feitas fossem capazes de subsidiar possíveis críticas acerca da usabilidade de cada um deles. Nas análises realizadas foi possível constatar que o modo como os portais têm se apresentado aos internautas mostra-se bastante objetivo, sendo de fácil manejo. Em todos eles, é possível filtrar imóveis pelas suas necessidades, visualizar informações, acessar o contato do anunciante, ver conteúdos diversos, entre tantas outras facilidades.

Em relação ao processo de pesquisa e resultados de busca, os filtros se mostraram claros e os resultados foram apresentados com uma disposição de informações satisfatória. Portanto, levando em conta design, funcionalidades, clareza e facilidade de navegação, os portais mostram-se ferramentas indicadas para a busca de imóveis, já que são úteis nesse quesito. Quanto às interfaces utilizadas nos portais, conclui-se que atendem a um padrão convencionado, ainda que cada um possua suas particularidades. É importante concluir a existência desses padrões estabelecidos para entender que o reconhecimento dos usuários nesses portais ajuda na boa utilização deles.

Compartilhar

QUER RECEBER AS ÚLTIMAS NOVIDADES PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO? INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here