Os principais erros dos corretores de imóveis

A reputação do profissional do ramo imobiliário é essencial na hora de conquistar um cliente e efetuar uma venda, e assim pode ser utilizada como marketing. Porém, é necessário construí-la, e isso exige muito estudo e esforço. 

Com o nome bem colocado no mercado, você tende a ganhar muitos benefícios. As pessoas que buscam um imóvel desejam encontrar um profissional competente, uma pessoa ética e capaz de realizar todos os processos. Se a sua trajetória representa essa segurança exigida pelos clientes, você com certeza terá maior facilidade em fechar negócios, e posteriormente será indicado para outras pessoas. 

Por outro lado, se você tem dificuldades em se comunicar, não possui grandes conhecimentos na área, e também não está disposto a buscar novas informações, a sua reputação tende a estar muito baixa. E para evitar isso, trouxemos aqui os principais erros cometidos por corretores de imóveis para que você nunca mais os realize e progrida de vez no mercado imobiliário. Confira:

1 – Omitir informações relevantes

É evidente que ao vender um imóvel, se opte por ressaltar as suas qualidades, mas isto é muito diferente de omitir informações. Você jamais deve esconder algo de seu cliente somente para conseguir fechar o negócio. Pode até ser que se dará bem de início, mas se o comprador descobrir, você será lembrado como desonesto. 

Estas informações, vão desde problemas no próprio imóvel, como: infiltrações, rachaduras, canos entupidos, até desejos exigidos pelo cliente. Independente do que for, todos e quaisquer apontamentos devem ser feitos a ele, tudo deve ficar esclarecido.

Caso saiba de algo relevante para ele, nunca deixe de mencionar. Você deve priorizar sempre um atendimento claro e transparente. Talvez ele não feche negócio desta vez, mas você ficará com uma boa reputação e com certeza será lembrado para uma próxima.

2 – Falta de preparo

É um erro tremendo, visto que de cara já coloca a sua reputação lá embaixo. É muito fácil identificar um corretor que não sabe o que está falando ou não tem informações suficientes sobre o seu produto, e isso é muito decepcionante. 

Dessa forma, fica muito mais difícil concluir a venda. É necessário saber um mínimo de dados sobre o referente imóvel, para assim poder tirar quaisquer dúvidas que o cliente venha a ter, e evitar a impressão de que o imóvel era ruim, já que você não tinha nada para falar dele. 

Portanto, se informe ao máximo sobre o imóvel e atualize-se também sobre o setor imobiliário, para que assim você transmita segurança e credibilidade ao seu comprador, e então possa conquistá-lo para a realização do negócio.

3 – Não conhecer procedimentos legais

O cliente que procura por um corretor, espera que o mesmo tenha conhecimento e consciência das leis e regras que regem o setor imobiliário. Caso você não conheça procedimentos contratuais e técnicos, e não entenda de transações imobiliárias, o seu comprador pode encontrar problemas no futuro. 

Estar atuando nesta área sem a devida formação e conhecimento é péssimo para a reputação do profissional. Você perde totalmente a sua credibilidade no mercado. E assim sendo, por mais que venha a agir da forma correta, o seu reconhecimento já não será o mesmo.

Posto isso, o corretor deve se atualizar e estudar todos os aspectos legais que dizem respeito ao mercado imobiliário, para que então possa colocá-los em prática e deixar todos os clientes satisfeitos.

 

4 – Egocentrismo

O protagonista da venda é e sempre será o cliente, portanto, ele e as suas necessidades devem ser o foco do negócio. Profissionais que só sabem falar de si mesmos, suas conquistas, sua carreira, o potencial do seu trabalho, tendem a comprometer a sua carreira. Perante uma situação dessas, não há outra opção ao comprador a não ser procurar por outro corretor que esteja de fato disposto a atendê-lo. 

Além disso, muitos corretores se veem como únicos solucionadores dos problemas dos clientes, acreditando estar fazendo um favor a estes, o que gera desconforto e a perda dos mesmos. 

Desta forma, é essencial manter uma boa conduta e estar disposto a servir e atender o cliente, sempre de forma moderada e ciente de que o que não faltam por aí são concorrentes

5 – Não saber ouvir o cliente

Em qualquer tipo de negócio de compra e venda é essencial ser um bom ouvinte. O profissional que fala muito e pouco ouve dificilmente conseguirá agradar o seu comprador. Por mais que você saiba tudo sobre o imóvel, despejar sobre o cliente não adiantará em nada se as características não forem ao encontro dos desejos dele. 

Junto a isso, falar demais também não é interessante. Encher o consumidor de informações só irá demonstrar desrespeito e comprometer a sua credibilidade. 

Sendo assim, seja moderado. Encontre um meio-termo entre ouvir os desejos do seu comprador e oferecer informações e propostas a ele. Você precisa estar ciente que a melhor forma de encontrar o imóvel mais adequado é estando de acordo com as necessidades e desejos do cliente.

6 – Falta de postura

Para muitas pessoas, adquirir um imóvel é algo muito sonhado e considerado uma grande conquista. Porém, alguns corretores apresentam indisposição e falta de interesse na situação, muitas vezes por não acreditar no potencial da venda, e acabam não dando tanta atenção ao comprador.

Fora isso, outro fator que também afeta na efetivação da compra é a falta de disponibilidade. O corretor deve estar atento às dúvidas e questionamentos do cliente e respondê-lo sempre que possível. Mas, por outro lado, também não deve demonstrar-se desesperado pelo negócio e acabar apressando o cliente para fechá-lo. 

Portanto, é essencial demonstrar empenho e dedicação ao comprador, sendo que o sucesso dele deve ser também o do corretor. Além de ter paciência, sem apressá-lo ou gerando dúvidas a ele, sempre disposto a ajudá-lo.

7 –  Não utilizar um CRM

Considerando a demanda e as necessidades atuais, investir em tecnologias digitais e boas ferramentas é fundamental para uma boa performance no mercado imobiliário, visto que nos dias de hoje é impossível competir neste meio sem elas.

O CRM é uma ferramenta essencial, a qual utiliza uma abordagem que tem o cliente como foco principal dos processos de negócio. Possui o objetivo de perceber e antecipar as necessidades dos seus compradores, para então supri-las da melhor forma.

A Sami Sistemas dispõe de um CRM completo e gratuito de vendas de imóveis (Imobifree). Este, integra com os principais portais do mercado imobiliário e não tem limite de imóveis ou usuários. O corretor ainda conta com uma agenda pessoal de compromissos e um dashboard completo. É a melhor solução tecnológica para turbinar as suas vendas!

 

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