O WhatsApp, os corretores de imóveis e a pandemia

Nos dias de hoje, os smartphones são indispensáveis na rotina de qualquer pessoa, independentemente da sua idade ou função. Entre os inúmeros aplicativos disponíveis nas diversas plataformas, com 130 milhões de usuários somente no Brasil, o WhatsApp é o mais acessado, sendo uma forma rápida e efetiva de comunicação.

No universo do mercado imobiliário, isso não poderia ser diferente! Neste momento que vivemos, é essencial que medidas inovadoras sejam tomadas, e que o mercado ande junto com as novas tecnologias, para assim crescer e conseguir se destacar. E por isso, preparamos algumas dicas de como os corretores de imóveis podem utilizar o WhatsApp para expandir as suas vendas, confira!

Como realizar o atendimento?

Antes de tudo, é necessário estar atento às preferências do cliente e se informar antes de lhe enviar qualquer coisa. Sendo assim, pergunte a ele como prefere realizar o contato para então prosseguir com o atendimento.

Como disse Kotler, um grande teórico e estudioso do marketing, vivemos a era do marketing 3.0, onde o foco está no ser humano. Portanto, priorizar uma boa relação com o cliente será fundamental para um desfecho positivo na venda. Atrelado a isso, o WhatsApp vem para nos permitir uma comunicação mais rápida e eficaz, possibilitando um contato mais próximo e menos formal com o cliente.

Outra vantagem é que não é preciso que ambos estejam na imobiliária ou necessariamente juntos, mas sim, podem se comunicar de onde estiverem, evitando assim encontros desnecessários.

Porém, o usuário desta ferramenta espera uma resposta rápida e instantânea. Sendo assim, é necessário estar atento a todo momento. O uso de um único número de atendimento facilita muito para um retorno mais ágil e eficaz.

Conteúdos e a forma de abordagem que você deve utilizar

Como citado anteriormente, o objetivo é obter uma relação mais próxima com o cliente, sendo assim, evite mensagens padronizadas e replicadas de outras mídias. Como solução, personalize suas mensagens e customize-as conforme a demanda da rede social.

Trabalhe com imagens, fotos que despertem a curiosidade no cliente e que saem do padrão. Não tente vender imóveis somente enviando uma foto da fachada dele, mostre os detalhes, o interior do imóvel, vá além. Dessa forma, você contribui para a diminuição do tempo da visita a ser realizada posteriormente, ou ainda, pode evitar que ela seja realizada pessoalmente, possibilitando que ela aconteça através de uma vídeo chamada.

Também é possível utilizar o recurso de áudio, que diferentemente do texto escrito, tem uma maior capacidade de persuasão e um maior retorno. Como dica para este método, finalize sempre seus áudios com uma pergunta que exija o retorno do cliente, o que gera um compromisso em dar atenção àquela mensagem e respondê-la.

Cuidados que você deve ter na hora de utilizar essa ferramenta

  • Não utilize a sua rede social pessoal para atendimento à clientes;
  • Escolha uma boa pessoa para cuidar disso, que tenha tempo e saiba qual tarefas deve realizar;
  • Se destaque na sua propaganda, saia do óbvio;
  • Jamais inicie um diálogo sem o consentimento do seu cliente;
  • Utilize uma linguagem adequada, além de respeitar horários para o envio e o tempo de resposta;
  • Tenha um número de telefone único para o contato com a sua imobiliária;
  • Não envia muitas mensagens por dia ou novidades para pessoas que não demonstraram interesse;
  • Esta ferramenta será útil para mensagens rápidas ou dúvidas, não deixe de utilizar as demais para problemas maiores;
  • Crie relacionamentos com seus clientes e mantenha o contato mesmo após a venda;
  • Abuse dos recursos que o WhatsApp oferece: envie imagens, áudios e vídeos;
  • Tenha clareza, objetividade e agilidade ao transmitir suas mensagens.

WhatApp Business, uma outra alternativa

O WhatsApp Business é um app gratuito para Android e iPhone que foi pensado no pequeno empreendedor. Ele facilita a interação com os clientes e possui recursos extras quando comparado à versão comum, apesar de permanecer com o mesmo aspecto visual e demais funcionalidades. Alguns dos seus recursos extras são:

  • MENSAGENS RÁPIDAS: é uma otimização das mensagens, possibilitando responder rapidamente os clientes. Onde, é possível automatizar e classificar as informações, além de criar textos padrões ou personalizados;
  • PERFIL COMERCIAL: aqui, é possível exibir as informações mais importantes da sua imobiliária, é o seu cartão de visitas. Dados, como: endereço, e-mail, site oficial, horário de atendimento, segmento de atuação e até mesmo um catálogo com fotos dos seus imóveis;
  • MÉTRICAS: possibilitam acompanhar os números com maior facilidade. É viável para visualizar quantas mensagens foram enviadas, entregues e lidas, além de ver quais tiveram maior alcance;
  • ETIQUETAS: servem para que o corretor possa etiquetar suas mensagens, separando-as por assuntos, como: clientes novos, negociação pendente, pós-venda, etc. É ideal para a organização, permitindo criar etiquetas e até mesmo utilizar padrões.

E aí, gostou de todas essas dicas? Saiba também como podemos ajudar você através de nossos sistemas! Torne-se um cliente Sami e tenha acesso ao nosso sistema gratuito para vendas de imóveis. É o CRM de vendas mais completo do mercado.

QUER RECEBER AS ÚLTIMAS NOVIDADES PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO? INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.