Atualmente, os smartphones são indispensáveis na rotina das pessoas, independentemente da sua idade. Entre os inúmeros aplicativos disponíveis nas diversas plataformas, com 130 milhões de usuários somente no Brasil, o WhatsApp é o mais acessado, sendo uma forma rápida e efetiva de comunicação.
No universo do mercado imobiliário, isso não poderia ser diferente! No momento de crise atual, é essencial que medidas inovadoras sejam tomadas, e que o mercado ande junto com as novas tecnologias, para assim crescer e se destacar neste âmbito. E por isso, preparamos algumas dicas de como utilizar este recurso para expandir as suas vendas, confira!
Como você deve realizar o atendimento?
Antes de tudo, é necessário estar atento às preferências do cliente e se informar antes de lhe enviar qualquer coisa. Sendo assim, pergunte a ele como prefere realizar o contato para então prosseguir com o atendimento.
Como disse Kotler, um grande teórico e estudioso do marketing, vivemos a era do marketing 3.0, onde o foco está no ser humano. Portanto, priorizar uma boa relação com o cliente será fundamental para um desfecho positivo na venda, e isso pode ser facilitado pelo uso desta rede, que possibilita uma comunicação mais rápida e eficaz, além de um contato mais próximo e menos formal com o cliente.
Além disso, não é necessário que ambos estejam na imobiliária, mas sim, possam se comunicar de onde estiverem, o que permite que o cliente tire dúvidas a qualquer instante. Fora isso, há a viabilidade de marcar encontros e visitas com maior facilidade.
O usuário desta ferramenta, porém, espera uma resposta rápida e instantânea. Por isso, é necessário estar atento a todo momento. O uso de um único número de atendimento facilita muito para um retorno mais ágil e eficaz.
Conteúdos e a forma de abordagem que você deve utilizar
Como citado anteriormente, o objetivo é obter uma relação mais próxima com o cliente, sendo assim, evite mensagens padronizadas e replicadas de outras mídias. Como solução, personalize suas mensagens e customize-as conforme a demanda da rede social.
Trabalhe com imagens, fotos que despertem a curiosidade no cliente e que saem do padrão. Não tente vender imóveis somente enviando uma foto da fachada dele, vá além. Você também pode enviar lançamentos e novidades que possam interessar aquele consumidor, mas não se esqueça, sempre com moderação.
Ainda, é possível utilizar o recuro de áudio, que diferentemente do texto escrito, tem uma maior capacidade de persuasão e um maior retorno. Como dica para este método, finalize sempre seus áudios com uma pergunta que exija o retorno do cliente, o que gera um compromisso em dar atenção àquela mensagem e respondê-la.
Cuidados que você deve ter na hora de utilizar essa ferramenta
- Não utilize a sua rede social pessoal para atendimento à clientes;
- Escolha uma boa pessoa para cuidar disso, que dispunha de tempo e saiba qual tarefas deve realizar;
- Se destaque na sua propaganda, saia do óbvio;
- Jamais inicie um diálogo sem o consentimento do seu cliente;
- Utilize uma linguagem adequada, além de respeitar horários para o envio e o tempo de resposta;
- Tenha um número de telefone único para o contato com a sua imobiliária;
- Não envie muitas mensagens por dia ou novidades para pessoas que não demonstraram interesse;
- Esta ferramenta será útil para mensagens rápidas ou dúvidas, não deixe de utilizar as demais para problemas maiores;
- Crie relacionamentos com seus clientes e mantenha o contato mesmo após a venda;
- Abuse dos recursos que o WhatsApp oferece: envie imagens, áudios e vídeos;
- Tenha clareza, objetividade e agilidade ao transmitir suas mensagens.
WhatApp Business, uma outra alternativa
O WhatsApp Business é um app gratuito para Android e iPhone que foi pensado no pequeno empreendedor. Ele facilita a interação com os clientes e possui recursos extras quando comparado à versão comum, apesar de permanecer com o mesmo aspecto visual e demais funcionalidades. Alguns dos seus recursos são:
- MENSAGENS RÁPIDAS: é uma otimização das mensagens, possibilitando responder rapidamente os clientes. Onde, é possível automatizar e classificar as informações, além de criar textos padrão ou personalizados;
- PERFIL COMERCIAL: aqui, é possível exibir as informações mais importantes da sua imobiliária, é o seu cartão de visitas. Dados, como: endereço, e-mail, site oficial, horário de atendimento e segmento de atuação;
- MÉTRICAS: possibilitam acompanhar os números com maior facilidade. É viável para visualizar quantas mensagens foram enviadas, entregues e lidas, além de ver quais tiveram maior alcance;
- ETIQUETAS: servem para que o corretor possa etiquetar suas mensagens, separando-as por assuntos, como: clientes novos, negociação pendente, etc. É ideal para a organização, permitindo criar etiquetas e até mesmo utilizar padrões.