Crise no setor imobiliário? Saiba como contorná-la e voltar a crescer

Crise no setor imobiliário? Saiba como contorná-la e voltar a crescer

O mundo recentemente estava passando por uma crise ferrenha, fomos pegos de surpresa, vivemos um momento de incertezas na economia em função da pandemia que se instalou no mundo todo, gerando muita insegurança ao dia de amanhã, não podemos negar que mesmo num momento delicado, ainda assim, podem existir muitas oportunidades de crescimento.

As crises no setor imobiliário não poupam ninguém: durante a pandemia, pequenas, médias e grandes empresas foram obrigadas a se reinventar para continuarem ativas. Estratégias e processos foram revistos e reelaborados para se adequar à nova realidade do mercado.

Sua empresa está preparada para uma possível crise? Continue lendo para estar disposto e saber como agir! 

Tipos de crise 

Os mais experientes que atuam no mercado imobiliário devem recordar da crise de 2008, ocorrida nos Estados Unidos. O que desencadeou esse colapso foi a renda das pessoas que não acompanharam o valor dos imóveis ou seja, os imóveis subiram e o salário continuou o mesmo. Numa tentativa de amenizar esse impacto, foi oferecido crédito, mas as pessoas não conseguiram pagar. 

Devido a este grande problema, houve uma crise mundial, o mercado imobiliário precisou se reinventar para sair desse cenário. 

Existem quatro tipos de crise: financeira, sanitária, humanitária e de reputação. 

Pode acontecer mais de uma ao mesmo tempo, um exemplo é a enfrentamos em 2020 e 2021, a pandemia foi uma crise sanitária que estava puxando a financeira, portanto, é muito importante identificar quais tipos de crise para conseguir driblar os problemas que decorrem dela. 

Exemplos de crise:

Financeira: problemas de caixa, falta de liquidez, discórdia entre acionistas, elevado investimento e baixo retorno, mercado financeiro;

Humanitária: causada por guerras, desastres naturais, conflitos étnicos, etc;

Sanitária: decorrente de pandemias, crise alimentar, população sem saneamento básico;

De reputação: improbidades, escândalos, conteúdo inadequado vazado. 

Após termos o conhecimento dos tipos de crises existentes, vamos estudar algumas dicas para sair da crise ou diminuir seus efeitos. 

Valorize seus clientes atuais

Analise sua carteira de clientes com cuidado e divida seus contatos em categorias para aplicar as estratégias que mais combinam com cada uma. Por exemplo:

Clientes investidores

Pessoas que já compraram imóveis para investir podem estar interessadas em novas aquisições. Separe informações e fotos dos imóveis que se encaixam no perfil de cada cliente e envie por e-mail. Se o relacionamento é mais próximo, faça o primeiro contato (sondagem de interesse) por telefone ou WhatsApp.

Compradores em potencial

Mesmo que não tenham fechado negócio, pessoas que já mostraram interesse por alguma propriedade ou que visitaram e não gostaram de suas opções estão em busca de um imóvel próprio. A intenção de compra já existe, sua imobiliária só precisa encontrar a opção correta para oferecer.

Possíveis indicadores

Clientes e parceiros que ficaram satisfeitos com os negócios realizados na sua empresa são ótimos canais de divulgação e indicação. Para não ser esquecido, mantenha contato por meio de e-mail marketing, mensagens de aniversário e outras datas comemorativas.

Além disso, é imprescindível manter um ótimo relacionamento com os atuais locatários, condôminos e proprietários.

Acerte no centro do alvo

Analise e entenda o perfil dos seus melhores clientes para que sua prospecção seja mais inteligente, focando em quem realmente pode trazer resultados positivos. Aceitar qualquer negócio — com imóveis de baixa qualidade ou proprietários difíceis de lidar — gastará tempo, recursos e esforços que poderiam ser aplicados em algo com melhor relação de custo-benefício.

Mesmo em tempos de crise, qualidade continua sendo melhor que quantidade. Afinal, ao negociar propriedades com problemas ou intermediar negociações com pessoas desonestas, é a imagem da sua empresa que estará em jogo.

Melhore os processos de prospecção

A primeira impressão é a que fica. Preze para que seu atendimento satisfaça as expectativas dos clientes desde o início. Ao ser convidado para avaliar um imóvel, por exemplo, esteja preparado com tudo o que for necessário para anunciá-lo o mais rápido possível. Alguns itens essenciais são:

  • cartão com todos os contatos da imobiliária;
  • ficha de cadastro do proprietário;
  • contrato de administração;
  • ficha de cadastro do imóvel;
  • câmera fotográfica;
  • adesivo, faixa ou placa de venda ou locação;
  • placa padronizada de identificação para chaves.

Mesmo que o cliente opte por não firmar o contrato de imediato, ter tudo disponível demonstra interesse, organização e profissionalismo.

Criatividade

A criatividade é indispensável para qualquer ramo de trabalho, através dela o empreendedor pode imaginar qualquer cenário, pensar em várias possibilidades de atuação, inovação. Não existe inovação sem criatividade, hoje vemos isso na prática, muitos estão inovando e se reinventando para driblar a crise atual e continuar no mercado faturando.  

Inovação Tecnológica

Não podemos deixar de fora esse item que é extremamente importante. Estamos vivendo na era digital, a internet avança cada vez mais, os negócios que não se adaptarem a esta realidade estão fadados ao fracasso. 

Um exemplo básico, mas que é comum, quando um futuro cliente vai pesquisar um imóvel ele recorre a quem? Ao Google, se o seu site não estiver lá esse possível cliente não vai achá-lo, pouco a pouco sua imobiliária vai ficando para trás e abrindo espaço para aquelas que estão modernizadas. 

São inúmero recursos disponíveis para automatizar os processos dentro de uma imobiliária, hoje conseguimos até fazer as vistorias de forma online, as pessoas conseguem fazer um tour virtual, visitando sem sair de casa os apartamentos direto do celular ou de seus computadores. 

Repense seu empreendimento, inove para sair da crise e sair na frente. 

Invista em capacitação e marketing para escapar da crise no setor imobiliário

Criar um plano de Marketing digital para imobiliárias eficiente deve ser uma prioridade, mas ele deve ser focado estrategicamente, saber onde quer chegar, qual público alvo, o que a imobiliária tem para oferecer, qual a solução do problema apresentado, não pode ser de forma genérica, precisa ser direcionado ao público que deseja atingir, sua persona.

A salvação do seu negócio pode estar no marketing digital eficiente.

 A capacitação dos funcionários de uma imobiliária deve ser constante para que a qualidade de seus serviços se mantenha em um padrão elevado. No entanto, muitas pessoas associam capacitação a formações técnicas ou diplomas de faculdade, quando ela também inclui treinamentos, cursos livres, congressos ou mesmo palestras que tratem de assuntos pertinentes ao funcionamento de sua empresa, como atendimento ou ferramentas financeiras e de gerenciamento.

Além disso, a divulgação de seus imóveis e serviços precisa estar adaptada aos novos canais de comunicação. Tenha funcionários específicos da área ou contrate empresas especializadas para conseguir ser visto e lembrado.

Independentemente do tamanho da crise no setor imobiliário, ela pode ser contornada com planejamento, persistência e coragem. Sua empresa precisa estar preparada para mudanças e estruturada para conseguir transformar tempos difíceis em tempos de aprendizagem e preparação. Você está pronto para crescer? Deixe um comentário no post contando quais dessas estratégias indicadas já estão implementadas na sua imobiliária!

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3 COMENTÁRIOS

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