Crise no setor imobiliário? Saiba como contorná-la e voltar a crescer

A crise no setor imobiliário não poupa ninguém: pequenas, médias e grandes empresas estão sendo obrigadas a se reinventar para continuar ativas. Estratégias e processos estão sendo revistos e reelaborados para se adequar à nova realidade do mercado. Sua empresa está preparada?

Este é o momento de reconhecer e lidar com as próprias fraquezas para transformá-las nos degraus do seu crescimento. Vamos te mostrar como fazer isso no post de hoje:

Valorize seus clientes atuais

Analise sua carteira de clientes com cuidado e divida seus contatos em categorias para aplicar as estratégias que mais combinam com cada uma. Por exemplo:

Clientes investidores

Pessoas que já compraram imóveis para investir podem estar interessadas em novas aquisições. Separe informações e fotos dos imóveis que se encaixam no perfil de cada cliente e envie por e-mail. Se o relacionamento é mais próximo, faça o primeiro contato (sondagem de interesse) por telefone ou WhatsApp.

Compradores em potencial

Mesmo que não tenham fechado negócio, pessoas que já mostraram interesse por alguma propriedade ou que visitaram e não gostaram de suas opções estão em busca de um imóvel próprio. A intenção de compra já existe, sua imobiliária só precisa encontrar a opção correta para oferecer.

Possíveis indicadores

Clientes e parceiros que ficaram satisfeitos com os negócios realizados na sua empresa são ótimos canais de divulgação e indicação. Para não ser esquecido, mantenha contato por meio de e-mail marketing, mensagens de aniversário e outras datas comemorativas.

Além disso, é imprescindível manter um ótimo relacionamento com os atuais locatários, condôminos e proprietários.

Acerte no centro do alvo

Analise e entenda o perfil dos seus melhores clientes para que sua prospecção seja mais inteligente, focando em quem realmente pode trazer resultados positivos. Aceitar qualquer negócio — com imóveis de baixa qualidade ou proprietários difíceis de lidar — gastará tempo, recursos e esforços que poderiam ser aplicados em algo com melhor relação de custo-benefício.

Mesmo em tempos de crise, qualidade continua sendo melhor que quantidade. Afinal, ao negociar propriedades com problemas ou intermediar negociações com pessoas desonestas, é a imagem da sua empresa que estará em jogo.

Melhore os processos de prospecção

A primeira impressão é a que fica. Preze para que seu atendimento satisfaça as expectativas dos clientes desde o início. Ao ser convidado para avaliar um imóvel, por exemplo, esteja preparado com tudo o que for necessário para anunciá-lo o mais rápido possível. Alguns itens essenciais são:

  • cartão com todos os contatos da imobiliária;
  • ficha de cadastro do proprietário;
  • contrato de administração;
  • ficha de cadastro do imóvel;
  • câmera fotográfica;
  • adesivo, faixa ou placa de venda ou locação;
  • placa padronizada de identificação para chaves.

Mesmo que o cliente opte por não firmar o contrato de imediato, ter tudo disponível demonstra interesse, organização e profissionalismo.

Invista em capacitação e marketing para escapar da crise no setor imobiliário

A capacitação dos funcionários de uma imobiliária deve ser constante para que a qualidade de seus serviços se mantenha em um padrão elevado. No entanto, muitas pessoas associam capacitação a formações técnicas ou diplomas de faculdade, quando ela também inclui treinamentos, cursos livres, congressos ou mesmo palestras que tratem de assuntos pertinentes ao funcionamento de sua empresa, como atendimento ou ferramentas financeiras e de gerenciamento.

Além disso, a divulgação de seus imóveis e serviços precisa estar adaptada aos novos canais de comunicação. Tenha funcionários específicos da área ou contrate empresas especializadas para conseguir ser visto e lembrado.

Independentemente do tamanho da crise no setor imobiliário, ela pode ser contornada com planejamento, persistência e coragem. Sua empresa precisa estar preparada para mudanças e estruturada para conseguir transformar tempos difíceis em tempos de aprendizagem e preparação. Você está pronto para crescer? Deixe um comentário no post contando quais dessas estratégias indicadas já estão implementadas na sua imobiliária!

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