Controle a gestão da sua imobiliária com os relatórios gerenciais

Em um mundo cada vez mais competitivo, gerir um negócio é um desafio complexo, pois é essencial manter a sua empresa no mercado, por este motivo, é importante ter em mãos todas as informações disponíveis para a tomada de decisões.

Neste cenário, conseguimos visualizar a importância dos relatórios gerenciais para a sua empresa. 

Os relatórios desenvolvem um papel muito importante, com eles é possível analisar as informações do seu negócio, para decisões mais assertivas, mantendo-o sempre à frente da concorrência. 

Boa leitura!

O que são os relatórios gerenciais?

De uma forma bem simplificada, os relatórios gerenciais são documentos que disponibilizam informações atualizadas e confiáveis da sua empresa.

Esses relatórios podem conter informações conforme cada setor da sua empresa, essas informações são utilizadas para a tomada de decisões e para fazer todo o planejamento do seu negócio.

Cada empresa pode identificar quais as informações mais relevantes para estarem no relatório, conforme o foco será maior.

Nunca esquecer que o relatório deve ser de fácil interpretação, para análise rápida e ágil, pois isso é muito importante. 

Tipos de relatórios gerenciais 

Os relatórios são definidos conforme as informações que neles pode conter, são eles:

Relatórios Financeiros

As informações são referentes ao dinheiro da empresa, como o contas a pagar, contas a receber, gastos, custos, fluxo de caixa. 

Relatórios de Controle: 

Neste relatório constam informações relacionadas a insumo, mão de obra, estoque, etc.

Relatórios de Satisfação:

Aqui são apresentadas as informações sobre a satisfação dos clientes e colaboradores.

Relatórios de Evolução:

Aqui é apresentado a evolução da empresa, referente ao crescimento do seu negócio.

Relatórios de Análise: 

Neste relatório consta maior quantidade de informações, eles são mais completos, apresentam resultados da empresa conforme os dados apresentados.

Quais são os relatórios gerenciais mais importantes para a sua empresa?

Como podemos ver, existem diversos relatórios com diversas informações, mas e agora? Você sabe quais relatórios são indispensáveis para a sua empresa?

Vamos conhecer?

DRE – Demonstração de Resultado de Exercício

Aqui podemos ter acesso a todas as informações relativas à situação financeira da empresa, é um relatório contábil, com as informações pertinentes a um determinado período.

O relatório mostra em detalhes todos os dados das receitas, despesas, lucros, impostos, com essas informações o gestor consegue analisar quais próximos passos seguir.

Esse relatório é obrigatório e pode ser usado para fazer financiamentos.

Relatório de Fluxo de Caixa

O relatório de fluxo de caixa, é usado para controlar o capital de giro, aqui constam as entradas e saídas de um certo período.

Com estas informações em mãos, é possível projetar o fluxo de caixa futuro.

O gestor usa esse relatório para planejar novos investimentos ou corte de gastos, sem esquecer que ele ajuda a manter as obrigações financeiras em dia.

Relatório de Vendas

É importante acompanhar como andam indo as vendas, como o dinheiro que está entrando na empresa.

Acompanhar as vendas pode ser feito através dos relatórios, estar por dentro dos resultados, pode ser útil para corrigir falhas e aumentar as vendas, com um bom planejamento. 

Relatório de Contas a Pagar 

No relatório de contas a pagar, é possível que o gestor controle as obrigações mensais da empresa.

Neste relatório deve constar as despesas fixas e as despesas variáveis, com data de vencimento, pagamento, valor, número de parcelas, valor total e se possível os possíveis juros.

Relatório de Contas a Receber 

Tanto o relatório de contas a pagar, como o de contas a receber, estão relacionados com o fluxo de caixa, aqui no relatório de contas a receber, o gestor tem uma visão geral de todos os valores mensais que devem entrar na empresa.

É possível identificar nesse relatório os clientes que são maus pagadores, e aqueles que cumprem com a sua obrigação em dia. 

 

QUER RECEBER AS ÚLTIMAS NOVIDADES PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO? INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER