5 dicas para organizar a cartela de clientes e de imóveis

Quando o assunto é organizar a cartela de clientes e de imóveis para otimizar a performance comercial, seguir algumas dicas importantes pode fazer toda a diferença.

Não importa há quanto tempo você dirige uma imobiliária; é fato que hoje a tecnologia e a internet dominam muitas áreas. Ter em mãos, de forma ágil e organizada, os dados dos clientes e imóveis da sua cartela, facilita enormemente a gestão e execução de suas tarefas.

Neste post, daremos 5 direcionamentos que vão ajudar você a realizar tudo isso de uma forma mais eficaz. Confira as dicas a seguir e saia na frente no mercado imobiliário!

1. Possuir um CRM integrado ao sistema de gestão

Se antigamente os profissionais precisavam carregar um grande volume de papéis e documentos em uma maleta para conseguir organizar o contato com os clientes e a cartela de imóveis, hoje isso mudou completamente.

Sistemas de gestão completos podem ser integrados ao Customer Relationship Management (CRM) se você utilizá-los de maneira estratégica.

A Gestão de Relacionamento com o Cliente é uma filosofia, estratégia e processo e deve permear toda a forma como você coleta dados e organiza as informações a fim de entender e se antecipar às necessidades do cliente.

2. Segmentar clientes

Agora que você começou a entender a importância de agir estrategicamente diante da gestão de dados, vamos apresentar a você algumas formas de segmentar as informações dos seus clientes para obter melhores resultados:

  • procure diferenciá-los por renda, criando uma curva ABC na qual A representa alta rentabilidade; B, mediana; e C, baixa;

  • divida-os também por clientes ativos, inativos (compraram anteriormente, mas não fecharam mais negócio) e prospects (apenas potenciais clientes);

  • veja também se o interesse principal deles é compra ou aluguel de imóveis. Assim, diminui-se o risco de fazer ofertas inoportunas.

3. Categorizar a cartela de imóveis

Quando o assunto é categorizar os imóveis, você pode tomar as seguintes iniciativas:

  • dividi-los pelas principais faixas de preço com as quais você trabalha e que são de maior interesse dos clientes;

  • segmentá-los por número de vagas na garagem e cômodos;

  • separá-los por bairros e regiões da cidade;

  • tipo de imóvel: casa, apartamento, sala comercial etc.;

  • tamanho médio da propriedade.

Quanto mais você conhecer seu público, maiores as chances de segmentar de uma forma inteligente — e isso vale tanto para clientes quanto para imóveis. Saiba identificar o perfil do seu mercado de atuação e se organize da melhor maneira possível.

4. Priorizar qualidade em vez de quantidade

Vamos a uma dica de ouro que nem sempre é lembrada: priorize qualidade em vez de quantidade. Muitos profissionais ainda têm uma mentalidade ultrapassada de que quanto mais contatos tiverem e maior for o tamanho da cartela, maior será o número de vendas. Isso não é verdade, pois o mercado de hoje caminha muito mais para a segmentação e atuação em nichos do que generalizações que tentam agradar a todos.

Pense diferente e seja mais estratégico na hora de agir. Você verá que os melhores resultados virão a partir dessa mudança de mentalidade e ação.

5. Faça uso de outros dispositivos para otimizar sua performance de vendas

Uma dica extra que pode complementar o seu entendimento sobre o assunto é utilizar alguns aplicativos que ajudam você a ter ainda mais clareza sobre determinados aspectos do imóvel a ser vendido. Confira:

  • OZ Sun Seeker: permite que você identifique com certeza onde se dá a incidência de sol no imóvel;

  • Magic Plan: avalia as dimensões dos cômodos e se os móveis a serem instalados realmente cabem nele;

  • ColorSmart: simula combinação de cores nas residências para ajudar a identificar a melhor pintura, papel de parede, entre outros.

Hoje em dia, quão mais atualizado você estiver e quanto mais diferenciado for o seu atendimento, maiores serão as suas chances de alcançar o sucesso.

Se você gostou dessas 5 dicas essenciais para organizar a cartela de clientes e de imóveis, entre em contato conosco agora mesmo. Nosso software de gestão poderá potencializar os seus resultados!

 

 

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