Por que contar com um sistema ERP para imobiliárias?

Por que contar com um sistema ERP para imobiliárias?

Durante os anos de 2015 e 2016 o empresariado brasileiro não ouviu outra coisa senão a crise econômica. O assunto estava presente diariamente no noticiário e até nas conversas informais com os amigos. O conselho predominante? Apertar os cintos nos gastos. Parece sensato, não é verdade? Acontece que existe uma área em que os investimentos se mantiveram a pleno vapor no Brasil: a tecnologia.

De acordo com a FGV (Fundação Getúlio Vargas), os investimentos no setor se sustentaram na mesma proporção da receita das empresas durante o auge da crise, comparando com períodos de crescimento econômico. O motivo? Parece que nossos empreendedores finalmente entenderam que esse é um investimento feito pelo negócio, que possui retorno no longo prazo. Assim é que se garante o diferencial para crescer.

No post de hoje, vamos entender por que sua imobiliária precisa de um sistema ERP (Enterprise Resource Planning). Confira!

Afinal, o que é sistema ERP?

O ERP é desenhado para auxiliar nos processos da empresa. É exatamente por esse motivo que o ideal é procurar um sistema que atenda às necessidades específicas do seu segmento, se afastando ao máximo de soluções genéricas. Certamente, já podemos encontrar sistemas elaborados para as imobiliárias.

Nesse caso, o Sami, único sistema destinado ao setor, pode ajudá-lo desde o controle do caixa até módulos principais de locação, condomínio e vendas. É justamente esse tipo de solução que pode elevar a gestão de uma imobiliária para outro nível.

Quais são os benefícios do ERP?

Agora vamos responder à pergunta feita no nosso título: afinal, por que contar com um sistema ERP? São inúmeros os benefícios desse tipo de solução, e você confere todos eles logo em seguida.

1. Integração de dados

Muitas imobiliárias enfrentam problemas para integrar dados, afinal, os corretores lidam diretamente com os clientes e, a cada visita realizada, estamos gerando uma série de informações relevantes. Isso sem contar informações internas. O primeiro grande benefício do ERP é que todas essas informações serão centralizadas, o que possibilita a integração entre todos os setores, profissionais e a própria gestão.

 

2. Desenvolvimento de relatório gerenciais

Outro grande benefício do ERP é o fato de que o gestor consegue realizar relatórios gerenciais em tempo real. Assim, pode levantar todas as informações que necessita para tomar decisões de maneira tempestiva, sem a necessidade de perder muito tempo com essa atividade burocrática. Além disso, os dados são mais confiáveis, o que melhora ainda mais a qualidade da tomada de decisão.

3. Aperfeiçoamento da gestão de clientes

São dois públicos distintos que precisam ser trabalhados pela imobiliária: em primeiro lugar, temos os compradores e, em segundo, os proprietários ou imobiliárias. Ambos geram informações o tempo todo para a empresa, que precisam ser levadas em consideração durante a elaboração de estratégias e abordagens de vendas. Com o ERP, você levanta todos esses dados em tempo real, permitindo a personalização nas ações e no atendimento.

4. Controle todos os processos internos

Para concluir, o sistema ERP pode ajudar a controlar todos os processos internos da sua imobiliária, pois dispõe de funcionalidades específicas para a sua área de atuação. Assim, reduzimos a burocracia e destinamos mais tempo para o que realmente importa, como o planejamento, a procura por novos clientes, entre outros.

Gostou do nosso post de hoje? Então que tal conferir as nossas soluções para a sua imobiliária?

 

QUER RECEBER AS ÚLTIMAS NOVIDADES PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO? INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

2 COMENTÁRIOS

Comments are closed.