O que você pensa sobre Open Banking?

Você sabe o que é Open Banking? 

Essa nova modalidade financeira promete trazer mais liberdade financeira para os clientes das instituições financeiras.

No post de hoje vamos conhecer um pouco sobre Open Banking e as suas vantagens para as empresas e os consumidores.

Boa leitura.

O que é Open Banking?

O Open Banking nasceu de uma iniciativa do Banco Central, um novo sistema financeiro que é integrado via APis abertas. O principal objetivo é padronizar a tecnologia que o mercado brasileiro utiliza. 

Isso permite que as instituições financeiras criem seus próprios produtos, basta apenas seguir algumas normas de segurança e o padrão que é suportado pelo processo.

Neste novo modelo, o cliente é responsável por seus dados financeiros, podendo compartilhá-los com quem quiser, podem migrar de banco sem perder seu histórico de dados importantes.

´Já está sendo implementado na Inglaterra e em outros lugares, mas e aqui no Brasil?

Como vai funcionar no Brasil ?

Conforme as informações fornecidas pelo Banco Central, a implementação do Open Banking no Brasil, será feita em 4 etapas.

01/02/2021 – Fase 1: As próprias instituições farão o compartilhamento dos dados entre elas, com a supervisão do BC, produtos, serviços e taxas disponíveis, o consumidor não participa dessa fase.

13/08/2021 – Fase 2: Nesta fase as instituições estarão aptas a compartilhar entre elas os dados cadastrais de clientes, como nome, CPF/CNPJ, endereço, etc, e dados como conta corrente, tarifas, sempre com o consentimento do consumidor.

29/10/2021 – Fase 3: Nesta fase as transações financeiras já poderão iniciar, como por exemplo, transferência pelo WhatsApp. A possibilidade de compartilhamento do histórico de informações financeiras dos clientes.

15/12/2021 – Fase 4: Aqui poderá ser compartilhado os dados referentes a operações de câmbio, serviços de credenciamento, contas de depósito a prazo, seguros, entre muitos outros.

Open Banking é seguro?

O Banco Central que vai regular o funcionamento do Open Banking no Brasil, então, toda instituição que participar, vai estar sob a regência do Banco Central como instituição financeira (como os bancos tradicionais) ou como instituições de pagamento, aquelas empresas que não podem conceder empréstimos e financiamentos.

Existem regras para as empresas participantes, caso elas não sigam as regras, o Banco Central pode aplicar multas, pode excluir a empresa do Open Banking, e, no limite , decretar falência ou liquidação da instituição. 

Não podemos deixar de comentar que todo o recebimento de informações dentro do Open Banking está protegido pela Lei Complementar nº 105/2001, do Sigilo Bancário, vedando o compartilhamento de qualquer informação a instituições não participantes. 

Também temos a Lei Geral de Proteção de Dados, nº 13.709/2018, que abrange diversas áreas, além da financeira, deixa livre a autonomia dos dados para os clientes.

Benefícios do Open banking

São muitos os benefícios que o Open Banking oferece, vamos conhecer os principais? 

Liberdade para usuários e clientes 

Com o Open Banking os clientes das instituições podem ter maior liberdade para trocarem de empresa prestadora de serviços, sem a necessidade de ficarem presos a custos e obrigações. 

Redução de custos bancários 

A tendência das instituições financeiras é reduzir cada vez mais os custos, pois os clientes não serão obrigados a ficar presos, para que atraiam mais e mais clientes. 

Podemos notar esse benefício com as contas digitais que não cobram taxas de manutenção dos usuários.   

Maior competição entre as instituições 

Com a entrada de mais produtos no mercado, o Open Banking cria um ambiente mais competitivo, quem ganha são os usuários, com mais opções.

Curtiu esse conteúdo? Assine nosso blog e receba nossos conteúdos direto no seu e-mail.

QUER RECEBER AS ÚLTIMAS NOVIDADES PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO? INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER