O que é dashboard Imobiliário? Como gerenciar melhor sua imobiliária e administradora com ele?

Provavelmente você já viu em algum lugar um dashboard mais ou menos parecido com esse, não é mesmo?

O que é dashboard Imobiliário? Como gerenciar melhor sua imobiliária e administradora com ele?
O que é dashboard Imobiliário? Como gerenciar melhor sua imobiliária e administradora com ele?

Um dos desafios comuns nas imobiliárias e administradoras é permitir que diversos setores consigam monitorar a evolução dos resultados de acordo com as metas definidas e objetivos traçados.

A utilização desses painéis está em alta, e não é por menos: eles fornecem aos gestores uma representação visual, de fácil interpretação e rápida, de como anda o desempenho de sua empresa como um todo, ou de setores individualizados e tudo isso em tempo real.

São chamados dashboard e são feitos para te dar uma mãozinha permitindo o acompanhamento dos resultados por períodos do dia, semana ou até mesmo em tempo real.

O que é dashboard? Terei vantagens?

Trataremos desses e outros questionamentos para auxiliá-lo. Vamos lá!

Você sabe o que é um dashboard?

Basicamente é um painel de controle ou também chamado painel de bordo. Reunindo diversas informações, tais como objetivos e metas traçadas e apresentando como resultado métricas e indicadores em forma de gráficos ou tabelas, de modo que a análise seja feita de modo prático e com um visual agradável.

Tem como base ser um instrumento de gestão para o monitoramento das informações que auxiliam o dia-a-dia de decisores de topo, intermédios e colaboradores, na visualização e análise da informação crítica (KPI – Key Performance Indicators), de modo a sustentar a tomada de decisão nos mais diversos ramos e níveis hierárquicos.

Saber o que perguntar é o primeiro passo!

É preciso conhecer as necessidades de sua imobiliária ou administradora, para saber as perguntas que irão ser relevantes. Como tudo na vida, a criação de um dashboard também leva tempo, e com o próprio tempo as perguntas que estarão sendo feitas, serão cada vez mais assertivas.

Com as perguntas certas e a definição de métricas de acompanhamento seu Dashboard será um sucesso!

Você sabia que existe mais de um tipo de Dashboard?

A utilização de dashboard não é algo novo, já é utilizado a muito tempo, por exemplo em planilhas de Excel e outros formatos. Com a evolução da tecnologia, chegamos ao ponto do Dashboard de Sistemas, onde temos três categorias base: Dashboard Operacional, Dashboard Tático e, por fim, o Dashboard Estratégico. Cada categoria focada em auxiliar a ver de forma cascateada os resultados da categoria anterior.

  • Dashboard Operacional:

    Pegando o exemplo de uma imobiliária, no ramo de locação, o dashboard operacional exibiria informações referentes à número de: imóveis disponíveis, imóveis com e sem fotos, imóveis com e sem placa, gráfico de últimas interações com clientes.

  • Dashboard Tático

    As informações em um dashboard tático seriam, por exemplo, números e gráficos de resultados financeiros, captados com base na emissão de boletos, quitação e inadimplência. Faturamento por linha de tempo, contas a pagar em aberto, captação de leads, novos clientes, desocupações, entre outras informações que auxiliem na estratégia como um todo, vista logo a seguir.

  • Dashboard Estratégico

    As informações em um dashboard estratégico seriam números e gráficos, visto acima do operacional, por exemplo: número de imóveis por região (Para possível abertura de filiais ou ações de Marketing), Ocupados VS Desocupados entre outros.

Quais as Vantagens?

Ter uma visão geral dos aspectos mais importantes do negócio em um único lugar e em tempo real, permitindo visualizar as informações vitais de uma só vez, possibilitando discussões de alto nível sobre as estratégias de mercado e o direcionamento do negócio. Economia de tempo somada à agilidade e assertividade são as principais vantagens.

Antes de encerrarmos o assunto

Você viu o quanto é interessante ter dashboard? Já utiliza dashboard para fazer a gestão estratégica do seu negócio? Gostou destas dicas? Deixe seu comentário!

Compartilhar

QUER RECEBER AS ÚLTIMAS NOVIDADES PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO? INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here