Ferramentas para Síndicos

Os síndicos representam um papel muito importante na administração condominial, pois eles defendem os direitos e interesses do condomínio e dos condôminos.

Como representante legal, as pessoas que assumem esta função de síndico, passam a ter deveres e obrigações a serem exercidas, conforme determina o artigo 1.348, do Código Civil, podendo ser processadas judicialmente, caso descumpra algum dos incisos desta lei.  

Por ser uma voz ativa, este profissional contribui intensamente no desenvolvimento de novas ferramentas que venham a facilitar a gestão e o dia a dia da vida condominial.

No dia 30 de novembro é comemorado o dia do síndico. Como homenagem para este profissional que está presente nas nossas tomadas de decisões, colaborando intensamente com sugestões de melhorias, a Sami Sistemas reuniu neste post algumas ferramentas que desenvolvemos para o facilitar o cumprimento das obrigações deste cargo. Confira!

Ferramentas para otimização do trabalho dos síndicos

No cliente online do SAMI, os síndicos podem contar com diversos recursos, que auxiliam no exercício de suas obrigações legais, assim como outras ferramentas, que vem melhorar e facilitar o dia a dia dos moradores de condomínios.

Pastas digitais

Conforme o inciso VI, do artigo 1.348, uma das funções do síndico é “elaborar o orçamento da receita e da despesa relativa a cada ano”.

 Para que este dever seja exercido é necessário que todos os documentos (extratos bancários, cópia das contas pagas, planilhas de boletos emitidos, etc.) sejam disponibilizados pela administradora para poder fazer a conferência dos valores.   

As pastas digitais surgem justamente para otimizar este processo, para as Administradoras e Síndicos, pois esta ferramenta online reúne todos os documentos necessários para a prestação de contas dos condomínios.

O que antes era necessário gerar malotes manualmente, hoje, em apenas alguns cliques, as administradoras geram as pastas e já disponibilizam na área online do síndico, para ser apreciada.

Assembleia virtual

Outra função de responsabilidade das atribuições do síndico é a convocação de assembleias.

Disponível no cliente online, as assembleias virtuais se apresentam como mais uma ferramenta no auxílio das obrigações dos síndicos.

Com esse recurso, as convocações são feitas com mais agilidade, disparando emails e push para todos os moradores. Além disso, ela contribui para uma maior adesão dos moradores nas tomadas de decisão e as pautas e orçamentos podem ser analisados e debatidos com mais calma e brevidade, o que colabora para reduzir muito os conflitos gerados, se comparada com as assembleias presenciais.

Inadimplência

Compete ao síndico a fiscalização dos pagamentos das taxas condominiais.

Um ponto que sempre causa preocupação para os administradores é o aumento da inadimplência. Nos condomínios ela pode ser ainda mais preocupante, se este não possuir um fundo de reserva, o que pode causar o atraso do pagamento de despesas.

Para que a inadimplência não saia do controle, aqui fica a dica, de quanto antes perceber o problema, mais rápido poderá tomar providências.

Circulares e Comunicados gerais

As circulares são documentos de cunho informativo, com avisos sobre acontecimentos do condomínio, como falta de água ou uma obra que será realizada, interditando uma área, por exemplo. Ninguém gosta de chegar em casa, após um dia de trabalho e descobrir que está sem água no prédio.

Com isso, a comunicação de forma abrangente torna-se uma atividade essencial para a boa convivência condominial.

Ocorrências e manutenção

Hoje, estas ferramentas também vieram para facilitar a comunicação dos moradores, porteiro, síndico e administradora, pois todos conseguem abrir chamados sobre irregularidades ou necessidade de uma manutenção, podendo reportar as notificações diretamente para a Administradora, tentar sanar o mais breve possível.

Listas de moradores

Esta listagem, com os dados dos moradores, está disponível para o síndico, para facilitar o contato, depender da Administradora para informar um email ou telefone.

Imagine durante um sábado à noite, quando não há expediente na imobiliária. De repente, estoura um cano num apartamento e o morador está viajando. O síndico vai esperar até segunda-feira, para fazer contato com a administradora, para depois entrar em contato com o proprietário? Nada competente isso, né!

Reservas de áreas

Com a disponibilidade das reservas na área do condômino, agora eles têm mais autonomia, para escolher a área e o dia desejado, sem depender exclusivamente do síndico para estar efetuando os controles das reservas.

Aplicativos de leituras

Os condomínios que possuem os relógios de gás e água individuais sabem do trabalho e das horas que precisam empregar todo mês para atualizarem as leituras de cada unidade.

Com o aplicativo de leituras, os síndicos conseguem lançar a medição automaticamente, comparando com a leitura do mês anterior. Além disso, é possível anexar fotos das medições realizadas para comprovar os valores cobrados.

Ser síndico é um trabalho cansativo e muitas vezes injusto, mas com o auxílio de boas ferramentas é possível fazer uma administração mais ágil e transparente. Então, está esperando o que, para encontrar uma administradora de condomínio que utiliza o SAMI?

Nós da Sami estamos sempre buscando aperfeiçoar nossas ferramentas para proporcionar uma experiência cada vez maior para o seu condômino.

QUER RECEBER AS ÚLTIMAS NOVIDADES PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO? INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER