Como recuperar a motivação em meio à crise? Leia nossas dicas

No último ano, nos deparamos com uma mudança brusca de rotina, não foi apenas o mercado imobiliário que se deparou com esse novo cenário, mas todos os setores tiveram que mudar. 

A pandemia forçou essa mudança, de tal maneira que as pessoas tiveram que se adaptar, sendo um desafio para a maioria.

No entanto, acreditamos que o maior desafio, ficou nas mãos dos gestores, como manter a equipe motivada nesse cenário de incertezas e mudanças?

Por mais que as perspectivas deste anos sejam boas, não temos muita certeza, os líderes devem ter estratégias para manter seus colaboradores motivados e engajados no negócio. 

Separamos algumas dicas que vão ajudar você a manter a sua equipe motivada.

Boa leitura!

O que é motivação?

A motivação é um impulso interno que leva a ação, levando as pessoas a terem tal tipo de comportamento.

Por isso, motivação muitas vezes não está ligada somente ao dinheiro, muito embora, o fator financeiro seja um ótimo incentivo.

A motivação está diretamente ligada à realização profissional e pessoal, funcionários que se sentem valorizados e recompensados, tendem a produzir mais com eficiência, são mais produtivos e se sentem parte daquele negócio.

Mas a motivação não tem uma receita pronta, é importante criar estratégias que busquem desenvolver talentos, que melhore a qualidade de vida e o ambiente de trabalho. 

Motivação em momentos de crise 

É normal que em momentos de crise, os profissionais se sintam desmotivados e pessimistas, o que acaba interferindo no seu desempenho no trabalho, prejudicando de certa forma a empresa.

Para recuperar o ânimo e o otimismo na crise, os gestores devem traçar estratégias que ajudem nesse cenário.

Abaixo vamos ver algumas dicas que podem ajudar você.

Invista na sua equipe 

A melhor forma de mostrar que você valoriza sua equipe, é investir nela, uma ótima ideia proporcionar treinamentos que qualifiquem seus colaboradores.

Existem programas que ajudam a desenvolver competências técnicas e habilidades comportamentais, como a comunicação, liderança, criatividade, vai manter a sua equipe motivada e engajada no seu negócio. 

Traçar metas alcançáveis 

Estabelecer desafios é uma boa estratégia motivacional, no mercado imobiliário as pessoas convivem diariamente com metas, isso não seria um problema.

Importante destacar, as metas não podem ser algo muito fora da realidade, devem ser cuidadosamente planejadas, pois pode ocorrer um efeito contrário, seus colaboradores por não alcançar o proposto, podem se sentir pessimistas e desmotivados.

Sempre leve em consideração a capacidade do seu time.

Ofereça um ambiente harmonioso 

Os colaboradores devem se sentir bem no local de trabalho, livre de conflitos.

O gestor deve trabalhar na resolução dos conflitos sempre ouvindo o feedback dos demais, isso mostra a preocupação com a qualidade de vida da sua equipe.

Transparência 

Você como gestor deve entender os motivos da desmotivação do seu time, ser aberto para dialogar pode fazer toda a diferença na relação entre a empresa e funcionários.

Quando a empresa age com transparência, cria uma relação de confiança entre os colaboradores e empresa, trazendo toda a equipe para mais perto.

É um fator motivacional criar esse ambiente transparente e de confiança, faz com que as pessoas vistam a camisa do seu negócio e batalhem junto com a gestão.

Infraestrutura de trabalho 

As condições de trabalho são outro fator que influencia na motivação.

Oferecer um ambiente de trabalho com condições favoráveis para os colaboradores vai influenciar muito na motivação deles, ar condicionado, banheiro, cadeiras confortáveis, conexão de internet estável.

Se for home office, ajudar no que for preciso para montar seu canto de trabalho, são pontos fortes que fazem total diferença na vida das pessoas. 

Tecnologia sempre ajuda

A rotina de uma administradora é cansativa, processos burocráticos que demandam tempo, cansam os colaboradores e desmotivam.

Ainda mais agora, em tempos de pandemia que muitas empresas tiveram que deixar as suas sedes para trabalhar em home office, agora sim que a tecnologia mostrou a sua importância.

Você precisa investir em uma plataforma de gestão imobiliária, além de manter sua equipe motivada, seu negócio vai sair na frente, pois você não vai deixar a desejar no trabalho que era oferecido presencialmente por estar em casa, bem ao contrário, vai ser com mais qualidade, agilidade, rapidez e segurança.

Com a automatização dos processos, seus clientes serão melhores atendidos por toda a sua equipe.

Gostou desse conteúdo? Assine nosso blog e receba nossos conteúdos. 

QUER RECEBER AS ÚLTIMAS NOVIDADES PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO? INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER