Como escolher o melhor ERP imobiliário para seu negócio

Como escolher o melhor ERP imobiliário para seu negócio

Ao se falar em gestão eficiente de uma administradora de imóveis é impossível, hoje em dia, se ter sucesso sem contar com a ajuda de um ERP imobiliário.

Quando falamos em um ERP, logo nos é remetido o sinônimo de modernidade, controle financeiro, tecnologia, automação dos processo e informações precisas e rápidas sobre o negócio.

A Sami Sistemas, presente há mais de 36 anos no desenvolvimento de softwares para este ramo, tem no seu portfólio de produtos, um sistema ERP imobiliário, que acompanha todas as tendências do mercado e está, na maioria das vezes, sempre na vanguarda das novas tecnologias trazidas para a gestão de imóveis.

Com autoridade no assunto, apresentamos para você nesta matéria, dicas na hora de escolher o melhor ERP para sua imobiliária. Confira!

Integração dos dados

A primeira coisa que um sistema ERP precisa apresentar é a integração entre os diversos setores da imobiliária, já que este é um dos propósitos de um software corporativo.

Vamos pensar nos departamentos de uma administradora de imóveis e condomínios, temos o seguinte:

  • Módulo condomínio
  • Módulo de locação
  • Módulo de Vendas
  • Financeiro e Caixa da imobiliária
  • Comercialização de imóveis para locação e vendas
  • Contabilidade gerencial da administradora
  • Folha de pagamento dos funcionários dos condomínios e da própria administradora

Agora imagine se estes setores não se conversarem entre si, quanta burocratização e trabalho dobrado seriam feitos na sua imobiliária? Quantos funcionários a mais seriam necessários para conseguir mantes todas as informações atualizadas em todos os departamentos? Fora o aumento de probabilidade de erros humanos na hora de cadastrar estes dados manualmente.

Então, antes de escolher um sistema ERP imobiliário pense neste detalhe e procure um software inteligente que faça a automação destas integrações, como o Sami ERP++.

Com ele é possível integrar rotinas como os lançamentos dos boletos de condomínio para dentro dos boletos de locação, nos casos de administrações próprias.

Ou, cadastrar imóveis para locação, disponibilizá-lo no site e nos portais imobiliários, fazer todo o acompanhamento das visitas ao imóvel e depois alugar e emitir o contrato integrado com a gestão da locação. Isso tudo, dentro de um único sistema, sem precisar usar mais de uma ferramenta para realização destes processos.

Indo mais além nestas integrações, gerar relatórios contábeis sobre todas as receitas e despesas da administradora, advindas dos condomínios, da locação e das vendas dos imóveis. Controles gerenciais para acompanhar os lucros ou prejuízos oriundos de cada setor.

Automação dos processos

Outro ponto relevante na hora da escolher um sistema ERP imobiliário é a automação dos processos realizada. Ao se adquirir um software uma das principais vantagens é a facilidade que ele pode proporcionar nas rotinas do dia a dia.

Hoje em dia, a maioria dos sistemas já apresentam automação das principais rotinas, como:

  • Emissão arquivos de remessa bancária
  • Geração de Dimob
  • Emissão de notas fiscais eletrônicas

Sendo assim, procure vantagens, como as apresentadas no SAMI ERP++, que possam contribuir ainda mais para sua gestão, como:

  • Emissão de arquivos de remessas para pagamento das contas a pagar
  • Repasse de proprietário através de remessa bancária
  • Cobrança da inadimplência, com envio de lembretes e de carta, de forma automatizada.
  • Lançamento das contas a pagar já rateadas para os boletos de condomínio.
  • Lançamento das contas a pagar de locação para os boletos de locação ou demonstrativos dos proprietários
  • Reajuste automático dos alugueis e das taxas de administração dos condomínios.
  • Lançamentos de contas através de leitora de código de barras, sem necessidade de digitação manual
  • Baixa de boletos automática, através do arquivo de retorno bancário.
  • Geração de contratos de locação integrados com a base cadastral

Não abra mão de vantagens oferecidas pela automação dos processos, pois, comprovadamente, elas ajudam a reduzir despesas operacionais e aumentam a eficiência.

Tecnologia como diferencial competitivo

A transformação digital está batendo a sua porta e você está fazendo o que para mudar?

Hoje, se sua empresa não está na internet com um site responsivo integrado em tempo real com sua base cadastral, oferecendo vantagens tecnológicas, você está perdendo poder de concorrência.

Mesmo no mercado imobiliário, que é tão tradicional, não se faz realiza mais uma locação de imóveis como era feito a 30 anos atrás. A transformação está chegando e é necessário adaptar-se aos novos tempos.

Na busca do melhor ERP imobiliário, busque por um software que ofereça inovações tecnológicas. Atualmente, estas inovações estão servindo como um apoio para as organizações, já que, além de contribuírem como vantagens competitivas, ajudam a prospectar novos leads e a dar segmento no relacionamento com eles.

Um dos grandes diferenciais tecnológicos hoje em dia é o uso de um APP corporativo personalizado, que facilita a comunicação entre a administradora e locatários e condôminos. O uso dos aplicativos móveis já caiu no gosto de toda população, sendo assim, não deve ser visto apenas como uma extensão da gestão imobiliária, e sim, como um diferencial competitivo, pois proporciona uma melhor experiência do cliente com sua empresa.

Com o Sami ERP++, além do aplicativo personalizado, com disparo de push, sua administradora como os seguintes recursos:

  • Integrador bancário, para agilizar os processos de emissão de boletos, pois através dele a imobiliária não precisa gerar arquivo de remessa e baixando arquivos de retorno.
  • Plataforma de locação digital: todo o processo de visitação de imóveis, entrega de documentos, aprovação cadastral e emissão de contrato é feita sem interação humana.
  • Integrador com plataforma de seguros: toda emissão de seguros imobiliários pode ser feita direto por dentro do Sami.
  • Vistoria online, com fotos e vídeos, integrada em tempo real com a base cadastral
  • Aplicativo para leitura de água, gás e luz, integrado em tempo real
  • Portaria online, com controle de câmeras e de pets, para monitoramento dos acessos e segurança do condomínio
  • Assembleia Virtual para facilitar o dia dos moradores dos condomínios.

Agora que você já sabe quais os principais pontos na hora de escolher um ERP imobiliário, o que acha de solicitar uma demonstração do SAMI ERP++? Vem com a Sami, a oportunidade de crescer é agora!

 

 

QUER RECEBER AS ÚLTIMAS NOVIDADES PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO? INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

4 COMENTÁRIOS

  1. … [Trackback]

    […] Read More to that Topic: blogimobiliario.academiasami.com.br/tecnologia/como-escolher-o-melhor-erp-imobiliario-para-seu-negocio/ […]

Comments are closed.