A importância de acompanhar as tendências tecnológicas no mercado imobiliário

tendencias em tecnologia para o mercado imobiliário
tendencias em tecnologia para o mercado imobiliário

As infinitas possibilidades geradas a partir da tecnologia digital fazem com que o mercado imobiliário esteja sempre se renovando. E essa constante mudança afeta, em maior ou menor grau, o comportamento do consumidor de imóveis, este cada vez mais antenado e exigente. Sobretudo afeta o desempenho de todo corretor de imóveis, este que para se manter à frente precisa acompanhar tais tendências de tecnologia influenciando o rumo de seu trabalho no mercado imobiliário a cada ano.

Contudo é intrigante observar que para muitos corretores de imóveis o tema tendências de mercado ainda costuma parecer um bicho de sete cabeças. Afinal o que é novo gera estranheza, e por que fazer esforço para aprender algo que pode ser só mais um modismo? E é justamente aí que surge um divisor de águas: os corretores à frente do mercado são os primeiros a se adaptarem, ao que os demais ficam para trás.

A seguir as 4 tendências de tecnologia que influenciam o mercado imobiliário em 2016.

#1: Crescimento no uso de Smartfones para buscar imóveis

Corretor de imóveis, pare tudo: o seu website e/ou o de sua imobiliária é responsivo? Ou seja, é adaptável para mobile ou conta com uma versão exclusiva para? Se a resposta for não, então você precisa repensar imediatamente a sua estratégia de Marketing!

Nos últimos anos o uso da internet via aparelhos móveis – como Smartfones e Tablets – teve um crescimento altamente expressivo. Com internet sem fio cada vez mais acessível e aparelhos móveis cada vez mais baratos, nunca foi tão fácil pesquisar imóveis via mobile. E nessa era do imediatismo o seu cliente pode estar neste exato momento passando na frente de seus imóveis e pesquisando mais informações sobre eles pelo celular. A questão é: seus imóveis estão prontos para serem encontrados nos mais diversos tamanhos de telas?

O número de acessos aos sites imobiliários via mobile cresce cada vez mais sobre os desktop, o que gera um incrível potencial de negócios para quem já construir sua estratégia de Marketing pensando nisso. Afinal não é à toa que hoje em dia o mobile já é chamado de “a primeira tela”, pois já conseguiu superar os acessos digitais pelas demais. E é claro que você, corretor de imóveis à frente, não vai desperdiçar essa grande fatia do bolo, vai?

#2: Valorização de geolocalização no anúncio de imóveis

Como consequência da tendência de tecnologia anterior, onde mais pessoas estão utilizando smartphones e tablets para consumir informações no mercado imobiliário, cada vez mais está aumentando a necessidade de que os anúncios sobre os imóveis de determinada região sejam encontráveis via geolocalização, isto é, seja no resultado das buscas do Google ou mesmo em softwares comerciais imobiliários, os imóveis agora precisam conter sua localização precisa, seu endereço no mapa.

Como todo assunto polêmico este é um que divide bastante opiniões. Afinal, se um imóvel tem o seu endereço preciso divulgado, o que impede a concorrência de captá-lo também, ou mesmo o consumidor final de atravessar o corretor de imóveis para comprar direto? Tal risco de fato existe, mas quanto à concorrência ele pode ser resolvido ofertando a melhor prestação de serviços com informações personalizadas e/ou conteúdo único, ou ainda com um contrato de exclusividade com o cliente proprietário. E já quanto ao cliente final não há motivos para dar tanta ênfase a isto, afinal o foco é ajudá-lo a adquirir o seu imóvel, e, portanto, ocultar a localização precisa só dificulta ou até evita a geração de novos negócios.

Resumindo, segundo pesquisas recentes os imóveis que possuem endereço no mapa recebem muito mais visitas do que aqueles que não têm. Essa definitivamente é uma tendência de tecnologia que há de deslanchar cada vez mais este ano, e, portanto, leva mais vantagem quem já se antecipa e divulga precisamente o local de seus imóveis para os consumidores.

#3: Maior investimento em ações de Marketing Digital

Nos últimos anos o Marketing Digital vem crescendo de forma exponencial, dia após dia aumentando a confiança por parte das empresas e assim desbancando cada vez mais o investimento em outras mídias – e isso já nem é mais novidade. Mas com a quantidade de casos de sucesso gerados no último ano, com a facilidade que está para gerar e nutrir clientes potenciais através dos canais online e pela mensuração de resultados cada vez mais precisa com o uso de ferramentas digitais, definitivamente o Marketing Digital está começando a ficar mais maduro no mercado brasileiro, e o setor imobiliário há de colher bons frutos com essa tendência de tecnologia até o final deste ano.

Uma das grandes limitações do Marketing Tradicional (TV, rádio, jornal, revista, outdoor etc.) sempre foi medir precisamente o retorno sobre o investimento. Afinal, como saber exatamente quantas pessoas ouviram o anúncio no rádio, leram-no em um jornal ou foram impactados pelo mesmo em um outdoor? Com o Marketing Digital essa limitação não existe, pois simplesmente é possível saber para onde vai cada real investido e o quanto eles representam em cada venda realizada.

Deste modo as ações de Marketing no mercado imobiliário ficam muito mais analíticas, e assim eleva-se o trabalho a um nível muito mais profissional. Ações como geração, nutrição e qualificação automatizadas de leads – clientes potenciais – estão em alta este ano.

#4: Crescimento no uso de plataformas digitais imobiliárias

À medida que o mercado imobiliário vai se profissionalizando em ações de Marketing Digital também vai ficando evidente a necessidade de usar ferramentas mais robustas e completas para gerar clientes potenciais melhor qualificados – assim aumentando o número de transações efetivas geradas através do meio digital. Sejam elas plataformas digitais imobiliárias focadas mais em Marketing, mais em Vendas ou na solução Comercial completa, de um jeito ou de outro já está ficando claro para o mercado que é possível lucrar online, desde que fazendo um trabalho sério e investindo na tecnologia adequada.

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