Três mulheres importantes para a história da tecnologia

Três mulheres importantes para a história da tecnologia

Inovando, programando, criando ou desenvolvendo soluções, as mulheres sempre estiveram no meio da tecnologia, ainda que pouco reconhecidas. Elas podem ser pouco lembradas, mas jamais serão esquecidas. Afinal de contas lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive na indústria da tecnologia.
Confira agora algumas das principais mulheres da tecnologia do passado que influenciam até hoje:

Ada Augusta King, Condessa de Lovelace

Ada Lovelace, foi uma matemática e escritora inglesa. Ela é reconhecida principalmente por ter escrito o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina (a máquina analítica de Charless Babbage). Durante o período em que esteve envolvida com o projeto de Babbage, ela desenvolveu os algoritmos que permitiriam à máquina computar os valores de funções matemáticas, além de publicar uma coleção de notas sobre a máquina analítica. Por esse trabalho é considerada a primeira programadora de toda a história.

Irmã Mary Kenneth Keller

Mary Kenneth Keller, foi uma freira norte-americana, educadora e pioneira na ciência da computação. Mary é considerada também a primeira mulher a receber um doutorado em ciência da computação.
Keller acreditava no potencial dos computadores para aumentar o acesso à informação e para promover a educação de qualidade. Em 1965, após seu doutorado, ela fundou um departamento de ciências da computação na Universidade Clarke, em Iowa, onde foi diretora por 20 anos. Hoje a Universidade Clarke tem o Centro de Serviços de Computação e Informação Keller, devido aos serviços por ela ofertados em telecomunicação e computação a alunos, funcionários e professores. Existe também uma bolsa de estudos em Ciência da Computação em seu nome na mesma instituição.
Mary ainda militava pela inclusão e envolvimento de mulheres na computação e ajudou a fundar uma associação infantil para o uso de computadores na educação.

Grace Hopper

Grace Murray Hopper, foi uma analista de sistemas da Marinha dos Estados Unidos nas décadas de 1940 e 1950 e almirante. Foi ela quem criou a linguagem de programação Flow-Matic, hoje extinta. Esta linguagem serviu como base para a criação do COBOL. Ela também foi uma das primeiras programadoras do Harvard Mark.
Dentre outras realizações da almirante está a criação do primeiro compilador, de COBOL, sendo a primeira linguagem de programação de computadores a se aproximar da linguagem humana ao invés da linguagem de máquina.
Hopper é a responsável pelos termos bug e debug.

QUER RECEBER AS ÚLTIMAS NOVIDADES PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO? INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.