Vamos escolher o piso da sua casa?

escolher o piso
escolher o piso

O lar é um porto seguro, não importa o tamanho, a localização ou o formato, pode ser uma luxuosa cobertura à beira mar ou uma simples casinha de porta e janela num bairro antigo da cidade ou até mesmo um barco a vela navegando na imensidão do oceano.

Pode ser para sempre no mesmo lugar, ou mudar de bairro em bairro a cada novo contrato de aluguel, ou mesmo numa casinha flutuante mudando de país em país a cada mês, numa grande viagem de volta ao mundo.

Não importa, o que realmente importa é que a decoração da sua casa tenha sua identidade, sua personalidade.

O que não pode faltar, são os objetos que trazem boas lembranças, suas cores preferidas, texturas, cheiros e sabores que contam a sua história.

Começo aqui uma série de dicas sobre decoração, um repertório recheado de informações que ajudarão em momentos de transição para uma nova casa, ou uma reforma, ou apenas uma repaginada na decoração do seu cantinho.

Caso você tenha habilidades, pode até colocar a mão na massa, mas tenha cuidado, se não tiver jeito com trabalhos manuais, o acabamento pode não ficar muito bom.

A primeira dica será sobre revestimento de piso, pois o piso é a base da decoração. Vou listar algumas opções e falar um pouco sobre cada uma.

Escolher o revestimento ideal é uma missão difícil, as opções são variadas, muitos materiais e cores diferentes, para escolher a melhor depende da necessidade de uso, composição dos elementos e o gosto pessoal.

Um dos meus queridinhos é o piso vinílico

É feito de borracha, é ecologicamente correto.

Esse material imprime um estilo contemporâneo que combina com as pessoas mais sociáveis, é para quem gosta do prático e confortável, se você adora reunir seus amigos no conforto do seu lar, essa linha é a opção, a imagem de madeira dá uma sensação de aconchego e aquecimento no lar.

Os vinílicos são muito usados nos quartos e salas. Eu sempre escolho com ranhuras, isso torna o material com aparência mais próxima ao natural. É fácil encontrar uma padronagem para compor com as escolhas de mobiliários, revestimentos de paredes e todo o resto da decoração.

A instalação é fácil e super-rápida, ótimo de limpar e bem resistente.

Uma característica bacana desse piso é que ajuda no tratamento acústico, ele abafa o tok-tok dos saltos ao andar.

Desvantagens: não podem ser aplicados em áreas úmidas, molhadas ou áreas externas, e os móveis pesados com bases pontiagudas podem marcar o piso.

LarCimento queimado

É uma perfeita base para uma decoração bem despojada, perfeita para jovens em início de vida solo ou recém-casados que moram em pequenos espaços. Seu melhor uso é em salas e espaços externos, é uma opção bem versátil na hora de decorar, tudo cai bem nesse piso!

Material de aplicação relativamente fácil, mas precisa de mão de obra especializada, se não ficar bem aplicado, pode aparecer fissuras, que por sinal é muito comum, a tonalidade do material vai mudando de acordo com o tempo, e pode aparecer manchas.

Dependendo do tamanho do ambiente, é necessário usar juntas de dilatação.

Para um melhor acabamento e ajudar na conservação, é indicado usar uma resina com base acrílica.

Piso Laminado

É sempre minha segunda opção para material imitando madeira, bem mais em conta que o piso vinílico, mas é preciso mais cuidado na manutenção, melhor seguir à risca as recomendações do fabricante principalmente em relação a limpeza.

É utilizado apenas em ambientes internos, sua instalação é fácil e rápida. Ainda dá para aproveitá-lo em caso de mudança, pode ser retirado e reinstalado em outro ambiente.

Na sua instalação é colocado uma manta de polietileno, essa manta protege da umidade e funciona também como isolante acústico e térmico.

Desvantagens: muito sensível à água e ao sol. Além disso, alguns modelos podem se tornar escorregadios.

Os Pisos Frios

Os mais usados são porcelanatos e cerâmicas. Você encontra de diversos tamanhos, cores, espessuras e texturas. Quanto maior as peças, melhor o resultado, dando uma sensação de continuidade. Os porcelanatos das melhores marcas, são de excelentes qualidades, permite usar pouco rejunte, deixando o ambiente com muito requinte.

Os polidos ainda são mais usados, mas particularmente prefiro os rústicos ou acetinados. Encontramos no mercado 3 tipos de acabamentos: polido, rústico e acetinado, mas é importante atentar para os locais onde aplicar para não acontecerem acidentes. Podem ser usados em ambientes externos e internos e não têm problemas com água.

Se for colocado em área aberta ou molhada, deve-se escolher um antiderrapante.

É uma boa escolha para quem tem o dia a dia corrido, é um piso muito prático de manutenção simples.

Sua desvantagem é que a queda de objetos pode estragar o piso.decorações temáticas

Porcelanato líquido

Aos pouquinhos esse material está ganhando mercado, dependendo do uso fica bem legal, precisa ter muito cuidado com a escolha da cor e onde será aplicado para não ficar com aparência plastificada, tem uma flexibilidade para estampas impressas no piso, em decorações temáticas pode-se tirar muito partido dessa versatilidade do produto. Fica fantástico em decorações pop que combinam com o estilo alternativo.

decorações temáticas

Taco

Amo o taco, fica muito nobre na decoração, tem um quê de nostalgia. É um piso atemporal, e fica lindo com qualquer decoração, extremamente acolhedor e aconchegante. Se você adora ficar em casa com a família, curtindo seu cantinho, tenho certeza, essa será sua melhor opção.

Tem uma ótima durabilidade e a limpeza é simples, feita com vassoura, pano úmido e produtos específicos para a conservação da madeira.

O custo desse material é alto e a instalação não é tão rápida, é mais trabalhosa do que os outros pisos. A colocação é feita em três etapas: instalação de peças coladas uma a uma, raspagem e acabamento.

decorações temáticas

Pedra natural

As pedras são também uma ótima opção como piso. Podem ser aplicadas com junta seca, ou seja, com um rejunte bem fininho, quase não dá para ver.

Elas deixam os ambientes belos, nobres e clássicos. Se bem escolhida a padronagem o efeito estético é maravilhoso. Valorizam o imóvel principalmente pela durabilidade do produto. Se você tem um estilo conservador, pode escolher essa opção. Os mármores e granitos, podem ser a solução para quem busca um piso resistente e durável.

Os acabamentos mais comuns são: polido, bruto, levigado, jateado, flameado e apicoado. Alguns destes tornam o produto antiderrapante.

É um coringa para as soleiras, peitoris, escadas residenciais e bordas de banheira. Mas tome muito cuidado quando escolher para as áreas molhadas, alguns granitos e mármores são muito porosos e mancham com facilidade.escolher o piso

Em caso de reparos no piso, dificilmente encontrará uma pedra para substituir na mesma tonalidade, pois até no mesmo lote, encontramos padronagens diferentes. Nos outros pisos isso também ocorre, é sempre bom comprar um pouco a mais, para eventuais necessidades futuras.

Ainda tem a vantagem de renovação do polimento do piso, ele fica com aparência de novo. O setor das rochas ornamentais é fiscalizado pelo controle da mineração e ambiental, que são excessivamente rígidos.

QUER RECEBER AS ÚLTIMAS NOVIDADES PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO? INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

4 COMENTÁRIOS

Comments are closed.