Reforma sem quebra-quebra: 1ª Dica

Revestimento cerâmico

É possível não enlouquecer ou ter de se mudar durante uma reforma. A transformação dos ambientes pode ser feita sem o quebra-quebra associado à bagunça, poeira, móveis fora de lugar, cheiro de tinta e um cenário de destruição. Conforme Arq. Tales Aciole, o segredo é escolher os materiais corretos e organizar a instalação.

Piso Quando a alteração não é estrutural, mas apenas superficial, trocas de revestimento de paredes e pisos costumam encabeçar a lista de problemas e tiram o sono de muita gente. O arquiteto Tales Aciole sugere como recurso o assentamento de um novo piso sobre o antigo usando uma argamassa especial ou uso nas paredes massa especializado para cobrir a cerâmica indesejada.

Ganhando mercado são os pisos vinílico, opção escolhida para recobrir o piso indesejado sem quebra ou sujeira ao processo da reforma, além, do piso de PVC com fibra de vidro tem aspecto bem realista de madeira de demolição e vem com sistema ‘clique’, que encaixa uma peça na outra. É fácil de limpar e o ambiente pode ser usado no mesmo dia da instalação.

A maioria das reclamações dos clientes se refere à mão de obra e aos fornecedores. Ao optar por profissionais acostumados a trabalhar com o arquiteto que idealizou o projeto e que, agora, vai acompanhar a obra, o cliente tende a ganhar mais disponibilidade e interesse por parte dos prestadores de serviço e, acima de tudo, expertise sobre a parte elétrica e hidráulica da residência. Esta pequeno esclarecimento trará uma lista de observações para melhor esclarecer a questão do Piso da sua casa, garantindo um bom resultado visual e facilidade quando à manutenção.

Dica 1: Cobrir Revestimento com Pintura;
Dica 2: Cobrir Revestimento com Massas;
Dica 3: Cobrir Revestimento com Porcelanato;
Dica 4: Cobrir Revestimento com Gesso.

Existem várias formas de cobrir revestimento cerâmico nas paredes e piso. A escolha do melhor método depende de cada situação e também do resultado pretendido.

A seguir, veja a primeira opção de cobertura do revestimento cerâmico:

Dica 1: Cobrir Revestimento com Pintura

O método mais simples e econômico de acordo ao Arq. Tales Aciole é cobrir a cerâmica com pintura! Nesse caso, é possível aplicar somente a pintura, deixando aparente o relevo formado pelo rejunte, ou então aplicar primeiro uma fina camada de massa corrida e depois a tinta, para que os rejuntes sumam completamente.

Quando os rejuntes continuam aparentes, o aspecto final é mais rústico e improvisado do que a parede lisa, mas isso pode ser desejável caso se queira remover os desenhos ou a cor do azulejo, mas ainda mantendo um visual um pouco diferenciado, menos monótono. Utilizamos como exemplo Apartamento com 03 quartos à Venda, 133,00m², localizado no Bairro da Ponta Verde, apresentando uma cozinha e área de serviço monótona em tons brancos, onde mais aparente um hospital, esse imóvel poderia usar muito bem essa técnica para melhorar o ambiente, transformando o espaço sem maiores custos ou dor de cabeça.

É possível usar massa acrílica para esconder os azulejos e os rejuntes. As vantagens desse método são a economia de tempo e de dinheiro. Escapa-se do quebra-quebra e o resultado é excelente em superfícies que não têm contato direto com água. Antes de tudo, certifique-se de que não existam infiltrações e de que as peças estejam bem firmes. “O peso e a tração da massa ao secar podem fazer com que placas meio frouxas se soltem”, alerta Arquiteto.

É possível usar massa acrílica para esconder os azulejos e os rejuntes.

Um bom profissional neste processo e de suma importância ao resultado final. Sem esquecer o uso de bons produtos, pois o fato de economizar não quer dizer que teríamos que fazer de qualquer forma. O passo a passo da aplicação, com dicas para que o acabamento seja duradouro:

Elimine todos os vestígios de sujeira, gordura e mofo da cerâmica, passe uma demão de fundo fosfatizante ou desengordurar com lavagem de água quente e sabão neutro, aguarde a secagem por 24hs e aplique até três mãos de massa acrílica.

É preciso lixar a parede a cada demão de massa e aguardar a secagem. Para a finalização, opte por tinta acrílica acetinada ou semi-brilho, mais resistentes e de fácil limpeza.

Veja as dicas sobre revestimento já apresentada aqui no blog:

Dica 2: Cobrir revestimento com massa;
Dica 3: Cobrir revestimento com porcelanato;
Dica 4: Cobrir revestimento com gesso.

QUER RECEBER AS ÚLTIMAS NOVIDADES PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO? INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

1 COMENTÁRIO

  1. … [Trackback]

    […] Find More here to that Topic: blogimobiliario.academiasami.com.br/sem-categoria/revestimento-ceramico-como-reformar-sem-quebra-quebra/ […]

Comments are closed.