Laudo de avaliação do imóvel, é importante?

Todas as operações que são feitas no mercado imobiliário como a compra, venda, locação dos imóveis, é necessário ter o valor da propriedade definido.

É feito uma avaliação deste imóvel, e como resultado do procedimento, nasce o laudo de avaliação de imóvel.

Mas, você sabe a importância desse documento?

Para que você entenda a importância e todo o processo de emissão desse documento, o conteúdo de hoje vai explicar em detalhes o procedimento. Vamos lá?

Boa leitura!

O que é um laudo de avaliação de imóvel?

O gestor imobiliário é a pessoa que mais está familiarizada com o laudo de avaliação do imóvel, pois ele é semelhante ao laudo de vistoria.

Esse documento é instrumento jurídico emitido por empresas especializadas ou profissionais autônomos que identificam e afirmam qual o valor real de mercado do imóvel em questão.

O laudo de avaliação de imóvel deve ser criado segundo as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, do CONFEA – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia Sistema, do CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, IBAPE- Instituto Brasileiro de Perícias e RICS – Royal Institution of Chartered Surveyors. 

Quando o documento for de grande validade e complexo, é chamado de parecer técnico de avaliação mercadológica.

Para avaliações simples é chamado de laudo de avaliação de imóvel.

Para que serve o laudo de avaliação de imóvel?

O laudo de avaliação serve para comprovar os valores de determinado imóvel, junto com o imóvel, são avaliados também o endereço, a região, tamanho, o estado de conservação, a qualidade da construção, e mais algumas informações que são importantes para o mercado imobiliário atual e as tendências. 

Quando é feita essa avaliação através de um instrumento jurídico diminuem as chances de desvalorização e supervalorização do bem imóvel, proporcionando uma segurança maior e transparência entre as partes.  

Qual profissional é responsável pelo laudo?

Normalmente, os profissionais da área como: Engenheiros, Arquitetos, Economistas, Consultor imobiliário ou perito avaliador imobiliário são pessoas capacitadas para fazer.

No entanto, este profissional precisa ter conhecimentos aprofundados do mercado imobiliário para realizar a emissão do laudo de avaliação.

Como é feito o laudo de avaliação de imóvel?

Para fazer o laudo de avaliação, são usadas normas técnicas e procedimentos específicos e métodos de avaliação. 

São avaliados de forma detalhada diversos fatores, que influenciam diretamente as informações que compõem o documento.

Alguns fatores que devem ser avaliados:

  • Documentos: todos os documentos devem ser avaliados, para trazer segurança jurídica para as partes.
  • Região: O valor mercadológico do bem é diretamente influenciado pela localização do imóvel, como o bairro, cidade, estado e país.
  • Verificação: O estado de conservação, acabamentos, revestimentos do imóvel são observados. Esse fator pode aumentar ou diminuir significativamente o seu valor.

Quais as principais finalidades do laudo de avaliação de imóvel?

Em certas situações o laudo de avaliação não é essencial, mas os profissionais da área recomendam fazer para evitar problemas e vícios nas negociações que podem acarretar em nulidade das transações comerciais. 

Essa avaliação que é feita nos imóveis traz informações importantes, como o real valor do imóvel, é essencial para as imobiliárias, as instituições financeiras, e para o judiciário que precisam de valores exatos.

Dentre as principais finalidades, estão:

  • Ação judicial – nas ações judiciais é extremamente importante a comprovação do valor real do imóvel. Como por exemplo as ações de inventário, revisão de aluguel e reintegração de posse. 
  • Transação comercial – nas negociações comerciais em que as partes querem saber o valor real do bem imóvel, como na compra, venda, arrendamento, locação, doação.
  • Gestão patrimonial – Para a comprovação junto aos órgãos e autarquias governamentais que fazem a fiscalização de pessoas físicas e jurídicas. Casos de liquidação, fusão, aquisição e dissolução.

Ambos os documentos citados no texto devem ser feitos por profissionais especializados para que eles possam resguardar as partes que estão em busca do valor real do bem imóvel.

Esses documentos possuem um grau de seriedade muito elevado, tanto o parecer técnico de avaliação mercadológica quanto o laudo de avaliação de imóvel.

Gostou desse conteúdo? Assine nosso blog e receba nossos conteúdos direto no seu e-mail.

QUER RECEBER AS ÚLTIMAS NOVIDADES PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO? INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER