Visitar um imóvel é um momento muito importante para o cliente. Ele vai avaliar aquela que pode ser sua nova casa e onde vai usufruir de muitos momentos com a família e os amigos. Por isso, saber tornar esse momento produtivo e eficaz para o fechamento do negócio é essencial para um corretor imobiliário. Mas como fazer visitação em imóveis da maneira certa?
Para orientar você a saber como agir na hora de apresentar uma propriedade, preparamos este guia com as principais atitudes a serem tomadas. Quer saber como e fechar negócios e agilizar a comissão? Confira agora!
Conheça a propriedade
Essa é uma das dicas mais importantes. Para que você mostre um imóvel ao cliente, é preciso que você o conheça.
O ideal é que você faça uma visita prévia para entender as particularidades da propriedade, mas você pode pedir uma ajuda para o proprietário.
Entenda a distribuição dos cômodos, a metragem do ambiente e o tipo de acabamento utilizado. Outra informação importante é saber responder sobre as áreas comuns dos condomínios, se for o caso.
O despreparo de um corretor é visível para o cliente e pode gerar uma desconfiança desnecessária. Você não quer perder um negócio por não ter se antecipado, não é mesmo?
Prepare o imóvel
Antes de levar o cliente para o imóvel, veja como ele está por dentro. Providencie uma faxina e evite aparentar que a casa ou o apartamento está fechado há muito tempo.
Se o apartamento estiver vazio, cheque os banheiros e a cozinha e se desfaça de qualquer traço dos antigos moradores.
Entrar em um imóvel limpo causa uma primeira impressão que pode ser decisiva para o interessado, portanto, invista nisso.
No caso de estar ocupado, ligue para os moradores atuais e peça, com gentileza, para que o mínimo de ordem seja estabelecida.
Entenda do que o cliente precisa
Por mais que você queira fechar negócio, não empurre para seu cliente aquilo que não atenderá às necessidades dele. Por isso, entenda o que ele quer e precisa para viver.
Se ele tem uma família numerosa, é importante que você fale a respeito da metragem, do número de quartos e do salão de festas, por exemplo.
Veja se ele precisa de vagas de garagem, se faz questão de uma suíte e se preza por uma cozinha ampla. Conhecendo os maiores desejos do consumidor fica mais fácil a visitação e o fechamento do negócio.
No caso de ele não ter carro, destaque a localização do imóvel e fale sobre as linhas de transporte público.
Quando você personaliza o atendimento, conquista a confiança e entrega ao cliente aquilo que ele precisa.
Comunique-se com clareza
Quando for fazer visitação em imóveis, deixe a ansiedade de lado. Um bom corretor precisa se comunicar de forma objetiva, mas sempre lembrando de ouvir o cliente.
É preciso ser bastante prático e demonstrar confiança na fala, mostrando que aquele é, sim, um bom negócio. Seja cordial e também simpático, já que esse momento deve ser agradável para que um bom futuro seja vislumbrado.
Abra um espaço para que o cliente tire as dúvidas e deixe-o falar, sem enrolação e sem interrupções.
Apresente os cômodos
Uma visitação em imóvel eficaz deve ter a apresentação de cada cômodo. Mas não basta indicar onde é o quarto e a cozinha — é preciso falar sobre eles.
Destaque os pontos positivos de cada cômodo e sugira como o cliente pode distribuir seus móveis. Também é válido falar sobre a posição do sol, indicando onde ele bate.
Também não deixe de abrir armários, quando houver, para mostrar o estado de conservação dos móveis.
A visitação em imóveis é um momento de decisão para seu cliente, por isso, faça valer a pena e prepare-se para fechar cada vez mais negócios. Sente-se mais seguro para conduzir os interessados pelos imóveis? Então aproveite para nos seguir nas redes sociais para acompanhar nossos conteúdos!