Dicas para ajudar na gestão imobiliária

Dicas para ajudar na gestão imobiliária

Para uma boa administração empresarial, o gestor deve estar preparado para identificar possíveis falhas nos processos e corrigi-las. 

Quando falamos em falhas, prevenir sempre vai ser a melhor opção, ter um planejamento correto para a correção é primordial, um bom gestor sempre terá essa carta na manga. 

Por mais corriqueiro que pareça esse assunto, as empresas espalhadas no mundo todo, perdem milhões devido à esses problemas, que decorrem muitas vezes  por imperícia de quem desenvolve, equipamentos que não suprem as necessidades da empresa, ou mesmo devido à imprudência dos envolvidos. 

Fonte de grande prejuízo econômico, além dos anteriores citados, é a desatualização dos processos utilizados. 

Neste texto, iremos dar algumas dicas para evitar estas falhas, usando a prevenção, já dizia um velho ditado: “É melhor prevenir do que remediar!”.    

Capacitação profissional 

Mesmo com todo o avanço tecnológico batendo na nossa porta, quem opera dentro das empresas ainda são as pessoas, elas são o centro dos processos, tanto na identificação de problemas, tanto para a correção deles. 

Com foco nisso, não tem como identificar falhas se a sua empresa não tem pessoas capacitadas para isso!

Invista em programas de capacitação para essas pessoas, usando como incentivo premiações, os resultados são ótimos. 

Essa capacitação deve ser contínua, pois a todo momento o mercado imobiliário está se renovando.

Tenha uma boa análise de dados 

Como ter uma boa análise de dados? Aposte no Big Data. 

Atualmente temos disponíveis uma grande quantidade de dados na internet, estes dados são muito importantes no mercado imobiliário em diversos processos, através deles é possível estudar o perfil de cada cliente para oferecer o imóvel que se adequa ao seu perfil. Para uma que ocorra uma transformação digital é imprescindível uma análise de dados pesada à disposição da imobiliária. 

Vamos falar um pouco sobre Big Data, a importância dele no mundo dos imóveis. Para a compra e venda de imóveis é necessário uma grande quantidade de dados, como por exemplo: perfil de imóvel, valor deste imóvel, as características da propriedade, vizinhança, informações sobre a região em que se encontra, entre outras necessárias para suprir aquele determinado interessado. No entanto, com o elevado número de informações, é preciso ter as ferramentas certas para fazer esta análise, ou seja aproveitar da melhor maneira possível sem que ocorra erros.

O Big Data possibilita uma comparação de valores sem que haja erros, e a grande vantagem é automação, mesmo com uma gama de dados, ele permite processar sem a possibilidade de erros, desde que a imobiliária tenha as ferramentas adequadas para aproveitar estas valiosas informações. 

Com Big Data é possível : 

  • Fazer a avaliação de imóveis;
  • Análise preditiva;
  • O Marketing também é beneficiado;
  • A tomada de decisões feitas pelo gestor são melhores e mais seguras;

Opte por Dashboards

Podemos contar com o uso dos Dashboards nessa empreitada tecnológica, Dashboard é um quadro que ajuda a fazer o monitoramento da produção e apresenta onde estão localizados os pontos mais críticos, em tempo real, são os Painéis de Gestão.

A grande vantagem de usar os Dashboards é que eles permitem agilidade na conferência dados e se for necessário a intervenção que pode ser de maneira rápida, algumas empresas ainda utilizam quadros manuais o que está caindo em desuso, além do benefícios de conseguir intervir no momento certo, haverá uma economia de recursos, tanto de softwares e hardwares e de pessoas com resultado muito melhor do que o convencional.

Os Dashboards permitem centralizar as informações, facilitando a tomada de decisões, conferência de estoques, KPIs, prazos, investimentos, dentre outros. 

Um ponto a ser ressaltado é a transparência das informações, pois os colaboradores podem ter acesso aos resultados da empresa facilitando a comunicação interna. 

Evitando os trabalhos manuais relativos a dados, à uma melhora de aproveitamento do tempo, o gestor vai direcionar sua atenção para aquilo que realmente é preciso. 

Beneficia as escolhas de estratégias, facilitando o crescimento do negócio. O engajamento entre os colaboradores é um fator importante a se destacar, pois pode haver a construção de objetivos e metas fazendo com que a empresa saia sempre na frente. 

Monitoramento remoto

Investir em mobile é uma necessidade, pois o mundo está conectado ao celular, vivemos nessa realidade. Assim como os Dashboards são importantes para a gestão, os móbiles são para o recebimento de dados em tempo real, facilitando o trabalho do gestor de ir direto na raiz do problema, economizando tempo e esforço. 

Podemos concluir que para ter sucesso na gestão imobiliária, todo o processo deve ser monitorado, e o melhor de tudo é que temos à nossa disposição muitas inovações tecnológicas que possibilitam ter sucesso nessa jornada. 

Acompanhe nosso blog que logo traremos mais informações de como você pode modernizar sua empresa.

QUER RECEBER AS ÚLTIMAS NOVIDADES PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO? INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER