Como agir em tempos de crise?

Tendo em vista a atual situação de nosso país e as dificuldades enfrentadas nas diversas áreas do mercado, resolvemos fazer uma série de conteúdos a respeito da administração em meio a crise. Sempre pensando no melhor para você!

Com a disseminação do coronavírus (COVID-19) no Brasil desde o início deste ano, nossas rotinas têm sido bastante modificadas. Quarentenas, distanciamento, suspensão de alguns serviços e isolamento agora fazem parte do nosso dia a dia.

Muitas administradoras têm vivido um grande dilema sobre como agir e sobreviver a esta crise. Não é uma tarefa fácil, todos estão tendo dificuldades, mas juntos podemos passar por isso!

Confira agora essa lista com dicas especiais que preparamos para ajudar você a salvar sua administradora e superar este momento.

Eleger prioridades

Um bom administrador sempre tem em mente suas metas e objetivos, o que é essencial na hora de elencar as prioridades em um período como esse.

É fundamental levar em conta o que vem pela frente e pensar a longo prazo, considerando diversos cenários possíveis. Tudo isso baseado em fatos e dados reais, com ações palpáveis a realidade financeira da sua administradora.

Sendo assim, depois de uma análise aprofundada na real situação e considerando tudo que foi construído até então e o que está por vir, faça boas escolhas e opte por aquilo que realmente será necessário para a sobrevivência da sua empresa.

Atenção às finanças

Uma boa gestão financeira vai permitir que você, administrador, conheça a atual situação da sua empresa e esteja a par do que está acontecendo. Fazer um acompanhamento das finanças é fundamental, pois é através dessas informações obtidas que decisões serão tomadas posteriormente.

Além disso, eliminar despesas desnecessárias como assinaturas de ferramentas ou serviços não essenciais é indispensável. Pois em tempos de crise como o que vivemos agora, somente gastos muito necessários devem permanecer.

Ainda, uma alternativa que provavelmente você precisará adotar é a renegociação de dívidas. Como já feito pelo Governo Federal, em 03/04 na portaria 139/20, a prorrogação do recolhimento de PIS/Pasep, Cofins e contribuições previdenciárias por três meses para aliviar os gastos das empresas.

Fora isso, é comum que muitas administradoras tenham dívidas com bancos, por exemplo, portanto, procure buscar soluções eficientes para ambas as partes e maneiras para resolver os seus problemas.

Fique atento aos desperdícios

Diretamente relacionado às prioridades e finanças, o monitoramento de desperdícios também é essencial. Ficar atento a alguns fatores fará total diferença na hora de fechar suas contas no final do mês.

Esses fatores vão desde luzes ligadas desnecessariamente até funcionários sem um serviço para realizar. Isso irá depender se na sua cidade a quarentena ainda estiver sendo feita ou se você já está trabalhando fisicamente em sua sede.

Portanto, para evitar isso, confira o que fazer:

Se você está trabalhando de casa:

  • Esteja certo de que seus funcionários possuem condições adequadas para realizar o trabalho em home office;
  • E que cada um tem funções específicas e necessárias a realizar;
  • Além de aproveitar e liberar aqueles que tiverem direito à férias;

Se está em sua sede:

  • Conscientize todas as pessoas do seu âmbito de trabalho;
  • Evite deixar lâmpadas acesas quando não há ninguém no local;
  • Deixe na tomada somente aparelhos que forem essenciais naquele momento;
  • Certificar-se de que outros serviços básicos também não estão sendo desperdiçados.

Novas oportunidades

Em tempos como este em que vivemos, onde muitas coisas até então comuns no nosso dia a dia vêm sendo substituídas, as mudanças têm sido necessárias.

Muitas empresas precisaram mudar seus modelos de trabalho e até mesmo os serviços que ofereciam. Ou seja, apesar de todo o caos, este pode ser também o momento de rever as suas ações e procurar por novas oportunidades e maneiras de atuar.

Você precisa encontrar novas formas de manter a sua administradora viva e continuar atuando no mercado. Como realizar a venda de seguros, por exemplo. Contando que as pessoas estão passando mais tempo em casa devido ao home office, as demandas por manutenções serão maiores. Sendo assim, oferecer um seguro que supra a necessidade de seus clientes e ainda possa trazer uma nova fonte de renda para você pode ser uma excelente opção.

Use da sua criatividade e não desista, vá atrás de novas possibilidades e permita-se inovar!

Uso da tecnologia

Como a presença física tem sido evitada, as tecnologias vêm sendo utilizadas para substiuí-la. Um exemplo disso é o home office, metodologia de trabalho que tem sido aderida por muitas empresas, afim de manter o trabalho mesmo à distância.

Outra solução, é utilizar nossos sistemas! Através de ferramentas de gestão financeira, automatização de processos, área exclusiva para clientes e aplicativos, você conta com o sistema mais completo do mercado que vai tornar a sua administradora digital.

Locatários, proprietários, condôminos, síndicos e a sua administradora conectados mesmo em tempos de isolamento! Venha saber mais no nosso site.

Compartilhar

QUER RECEBER AS ÚLTIMAS NOVIDADES PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO? INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER