OKR, você sabe o que é?

O trabalho de um gestor muitas vezes não é fácil, fazer um planejamento e colocar ele em prática, é uma tarefa complexa.

Existem muitas metodologias que podem ajudar, mas o gestor deve escolher qual delas se encaixa melhor na realidade da empresa.

Hoje vamos mostrar uma metodologia que é muito eficiente, OKR, você já ouviu falar sobre essa metodologia?

O que é OKR?

OKR é uma metodologia de gestão que foi criada pelo ex-CEO da Intel, Andrew Grove.

Essa metodologia tem como objetivo simplificar os objetivos principais da empresa, só para ter noção de como ela é eficiente, o Google usa OKR desde o ano de 1999.

Na época, o Google tinha apenas 40 funcionários, hoje conta com mais de 60 mil dos melhores profissionais do mundo, espalhados pelo continente.

E como funciona essa metodologia? 

A sigla OKR está diretamente ligada à maneira de como a metodologia funciona.

Vamos ver o que cada sigla significa? 

Objectives

São os objetivos que a empresa quer alcançar, cada empresa tem os seus. 

Os objetivos devem ser definidos de forma clara e específica, para que todos fiquem engajados na missão de alcançar essas metas.

Podemos citar alguns exemplos, de objetivos que podem deixar a equipe engajada:

  • Ser autoridade no mercado;
  • Oferecer o melhor suporte do segmento, para seus clientes;
  • Vender mais.

Todos esses objetivos são bem claros e não deixam dúvidas do que se deve buscar.

Key Results 

Os Key results servem para controlar o quanto a empresa está perto de alcançar um objetivo.

Sem eles, ficaria muito difícil alcançar os objetivos propostos, ele serve para mensurar o que foi fixado como meta.

Para simplificar, os Key results são metas menores que vão ajudar a chegar no objetivo maior, o principal. 

Vamos dar um exemplo, usando os objetivos anteriores.

Objetivo #1: ser autoridade no mercado.

KR #1: ser o primeiro a aparecer na pesquisa Google, para uma palavra chave específica;

KR #2: chegar à 5 mil inscritos nas newsletter;

KR #3: formar parcerias de marketing;

KR #4: aumentar o número de pessoas que conheceram a empresa através das redes sociais.

Cada objetivo principal tem várias metas secundárias menores, são pequenas ações que levam a alcançar a meta principal. 

Pense grande, tenha metas ambiciosas.

Como implantar a metodologia OKR, de forma simples? 

A metodologia é bem prática e simples, mas só isso não basta, tem uma série de passos importantes que devem ser seguidos para alcançar sucesso na estruturação da metodologia.

Quer saber quais são esses passos? Continue lendo!

Definir metas claras e específicas 

Para deixar os colaboradores alinhados, defina metas claras e específicas, para os objetivos primários e para os Key Results.

Como podemos ver, não tem complicações com o OKR.

Objetivos top-down e bottom-up

Os objetivos não podem ser definidos apenas pela cúpula da empresa, mas eles devem ser divididos.

Os gestores e líderes devem decidir na proporção de 40%, os outros 60% fica a cargo da equipe ajudar na escolha, a intenção é envolver todos no processo.

Prazos mais curtos 

Estabeleça prazos mais curtos, assim fica mais fácil alcançar os objetivos. Pode ser fixado prazo a cada trimestre, isso vai manter um alerta de urgência e dará tempo de todos fazerem seu trabalho surtir efeito.

Prazo muito longo prejudica a eficiência, e pode acabar caindo no esquecimento as metas fixadas.

Acompanhe os resultados 

Os resultados precisam ser acompanhados constantemente, mesmo em prazos mais curtos, vai ajudar a garantir que o trabalho seja constante.

Avaliar os resultados obtidos semanalmente é um caminho bom, vai permitir que ajustes sejam feitos, sem pressionar os profissionais.

Os OKRs devem ficar expostos para que todos vejam

Um dos pontos que levam ao sucesso a implantação da OKR é a transparência.

Todos devem compartilhar dos mesmos objetivos e metas, nada melhor que deixar onde todos possam ver os resultados.

Não quer dizer que deixando à vista de todos, seja para pressionar a busca pelo resultado, mas para que fique bem claro o processo.

Importante: esforço não é sinônimo de resultado 

Não pode confundir esforço com resultado, pois, você pode fazer o maior esforço, mas os resultados serão analisados, e é isso que vale.

Todos podem estar trabalhando muito, mas se o resultado não chega, é porque a equipe está fazendo algo errado.

Portanto, é tão importante ficar atento às métricas.

A metodologia OKR é ótima para as empresas que querem otimizar sua gestão, e tornar seu negócio grande de forma simples e descomplicada.

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