Levando o marketing imobiliário a sério: a influência da psicologia das cores no mundo dos negócios

O ramo imobiliário é um mercado que enfrenta muita concorrência. Sabendo disso, o marketing imobiliário ganha papel relevante nas estratégias de gestão do negócio.

E quando se fala em marketing imobiliário, não se pode esquecer das cores, que estão entre as principais técnicas da área da publicidade para atrair a clientela. Ora, não é segredo para ninguém: elas têm papel importantíssimo na tomada de decisão das pessoas, já que transmitem sensações, afloram lembranças e estimulam desejos, de modo que cada uma delas age de forma diferenciada nos nossos sentidos, podendo servir como estimulantes ou perturbadoras, e isso só depende da maneira como são usadas.
 
A propósito, sendo de clareza solar que o mercado está excessivamente saturado em praticamente todos os ramos – inclusive o imobiliário, é realmente importante atentarem-se a todos os mecanismos de marketing e alavancagem aos quais se têm acesso.

À vista disso, trouxemos resumidamente alguns dados básicos relacionados à psicologia das cores, para que conheçamos, mesmo que de longe, os reflexos sensoriais que elas produzem e as sensações que transmitem. Confira nossa matéria!

O potencial das cores no marketing

Para afastar qualquer dúvida acerca do potencial de alavancagem desse mundo visual, observemos alguns dados a respeito, obtidos através da excelente matéria produzida pelo site Quicks Prout (veja o link ao final do texto):

  • 92,6% das pessoas dizem que a dimensão visual é o fator de influência número 1 que influencia sua decisão de compra (sobre gosto, cheiro etc.);
  • Estudos sugerem que as pessoas fazem um julgamento subconsciente sobre um produto dentro de 90 segundos da visualização inicial. Até 90% dessa avaliação é baseada apenas na cor;
  • Uma pesquisa descobriu que os leitores de revistas reconhecem anúncios coloridos 26% mais frequentemente, do que anúncios em preto e branco;
  • A Heinz mudou a cor do seu logotipo de vermelho para verde e vendeu mais de 10 milhões de garrafas de ketchup nos primeiros 7 meses, resultando em US$23 milhões em vendas.

Sinestesia e cor

Embora não seja exatamente este o foco da matéria, aproveitamos a oportunidade para trazer à baila o fenômeno da sinestesia das cores, que é bastante estudado no âmbito do marketing de embalagens e produtos. Algumas ligeiras relações entre cores e sabores:

  • Acidez: relaciona-se com o amarelo esverdeado;
  • Doce: relaciona-se com laranja, amarelo, vermelho e rosa;
  • Amargo: relaciona-se com azul-marinho, café, verde-oliva e violeta;
  • Salgado: relaciona-se com o cinza-esverdeado e com o azulado.

No ponto, é de se destacar que as cores têm tanto impacto nos nossos sentidos, que até mesmo na área da medicina elas são estrategicamente utilizadas para viabilizar o tratamento dos pacientes:

  • Verde claro: tranquiliza os pacientes perturbados.
  • Vermelho: estimula as emoções. Perturba o equilíbrio, produz nervosismo, mau temperamento, fortes dores de cabeça, morbidez, degeneração moral e superestimula o sistema nervoso.
  • Cinza: diminui o nervosismo e insônia.
  • Marrom: pode provocar enjoo em passageiros quando o interior do veículo é pintado nessa cor.
  • Luz branca: faz bem ao fígado.
  • Luz anilada: possui poder analgésico.
  • Luz e cor verde: nas paredes e em vibrações possuem efeito tranquilizante.

Sempre que você for pintar a parede do seu estabelecimento, pense antes nas sensações que pretende produzir às pessoas que o frequentam, pois assim você reduzirá em larga escala as chances de transmitir sensações antagônicas às pretendidas.

O significado das cores na publicidade

Ao negligenciar-se a escolha das cores que comporão a identidade visual da marca, ou mesmo a roupa que se usará para apresentar o produto a um cliente (não por acaso os médicos usam branco), pode-se gerar um resultado totalmente inferior ao esperado, simplesmente por transmitir ares de qualidade diversos àqueles que a empresa realmente possui.

Com o intuito de melhor facilitar a compreensão da matéria e objetivando a eliminação de tais negligências, reproduzimos uma ilustração com os principais os significados de algumas das cores mais comumente usadas. Senão vejamos:

Ora, esse universo policromático impacta muito mais do que se imagina nas atitudes dos consumidores. Mesmo assim, a despeito de toda a importância que lhe deve ser conferida, muito se negligencia na hora de escolher a cor do logotipo, do produto, do estabelecimento, ou mesmo da roupa.

As cores no marketing imobiliário

O marketing tem como objetivo atrair pessoas que poderão se tornar futuros clientes. Sabendo disso, o marketing imobiliário tem como papel fundamental o relacionamento com os clientes, pois este ramo se utiliza do relacionamento para venda de imóveis.

A razão pela qual uma boa relação com o público-alvo ser tão importante é porque neste tipo de negociação é necessária uma palavra chamada: confiança!

Um imóvel representa muitas vezes sonhos, objetivos de vida e investimentos muito altos. Sendo assim, o bom relacionamento com a imobiliária e com os profissionais envolvidos nesta negociação é o que fará a diferença no fechamento da compra e venda de um imóvel.

Baseado neste conhecimento utilize na sua estratégia de marketing imobiliário a influência das cores para despertar a aproximação com seus clientes e estabelecer a confiança na capacidade de oferecer um bom serviço. A marca da sua empresa deve transmitir segurança.

E lembre-se: da próxima vez que você for visitar uma cliente para mostrar um imóvel ou com o fim de fechar algum negócio, deixe de lado o terno preto e dê preferência ao azul, para transmitir a sensação de confiança e segurança.

Gostou das nossas dicas da influência das cores no marketing imobiliário? Então, quando pensar em renovar a marca e a identidade visual da sua imobiliária utilize-as para atingir seus objetivos e alavancar suas vendas de imóveis.

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Editora Edgard Blücher Ltda. Psicodinâmica das cores / Editora Edgard Blücher Ltda; Disponível em: https://www.quicksprout.com/the-complete-guide-to-understand-customer-psychology-chapter-4/

 

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