Título de capitalização: mais uma opção de garantia locatícia.

Título de capitalização: mais uma opção de garantia locatícia.
Título de capitalização: mais uma opção de garantia locatícia.

Quando falamos em locação, logo pensamos em garantias locatícias, porque locar um imóvel requer do inquilino uma garantia. Caso este venha a ficar inadimplente, esse indivíduo vai ter condições de arcar com as despesas do aluguel.

Na Lei do inquilinato estão dispostas algumas garantias de aluguel, como o seguro fiança, fiador e avalista.

Outra modalidade que vem sendo muito utilizada no mercado é o título de capitalização, que apresenta grandes vantagens para imobiliárias e proprietários e sem dúvida, para o inquilino,  aumentando assim,  as chances de quem não tem um fiador locar o imóvel desejado. 

No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre o Título de capitalização usado na locação.

Boa leitura!

O que é a garantia de aluguel?

Quando o proprietário dispõe de um bem para a locação, ele precisa ter a garantia de que esse aluguel vai ser pago, que as despesas decorrentes da locação também irão ser cobertas.

Mesmo que o inquilino não pague, o proprietário irá receber, isso é a garantia locatícia.

A lei prevê algumas formas de  garantias locatícias, fiança, caução e seguro fiança.

O que é o título de capitalização para a locação? 

O título de capitalização para a locação se assemelha a caução, ele é fornecido por uma instituição financeira ou uma seguradora.

Ele é especificamente para a locação de imóveis, garantindo que o locador vá receber os aluguéis não pagos. 

O locador estipula um valor que servirá para a garantia, você deverá contratar junto a instituição financeira ou com uma seguradora esse título,

Geralmente o valor equivale a três meses de aluguel. Este valor será depositado e ficará retido, nem o locador, locatário ou imobiliária podem ter acesso. 

Como funciona o título de capitalização? 

Como falamos anteriormente, o título de capitalização é um valor determinado pelo locador, deve ser adquirido junto à seguradora, e o locatário vai fazer o depósito desse valor que servirá como garantia de pagamento do aluguel em caso de inadimplência.

O valor só poderá ser resgatado ao longo do contrato, caso o inquilino não pague o aluguel. Para isso, deve ser aberto um sinistro junto à seguradora, para ser repassado o valor à imobiliária. 

Além disso, o valor dado em caução poderá ser utilizado para ressarcir os dados ao imóvel no processo de desocupação. 

Mas, caso ocorra tudo bem durante o contrato de locação, sem danos no imóvel, todos pagamentos em dia, o locatário poderá resgatar o valor ao final do contrato de locação, com a devida correção monetária vigente.

A Taxa de correção monetária usada para corrigir o título de capitalização, é a Taxa Referencial (TR).

Essa taxa é usada quando você faz um investimento, ela serve para corrigir o valor na hora do resgate do capital depositado. 

Qual a diferença do seguro fiança e o título de capitalização? 

O seguro fiança é mais uma modalidade de assegurar que o locador receba os aluguéis em caso de inadimplência.

A diferença dele para o título é que, você não pode resgatar esse valor, ele funciona como um 13º do aluguel, precisa ser renovado a cada 12 meses e diluído nas mensalidades do aluguel, todo mês o inquilino paga junto com o aluguel as parcelas do seguro fiança.

O seguro fiança acaba sendo mais desvantajoso para o inquilino em comparação ao título de capitalização.

Vantagens e desvantagens do título de capitalização 

Como tudo na vida, existe o ônus e o bônus, aqui não seria diferente!

Portanto, as vantagens e desvantagens, vai depender de cada situação em que se encontram os locatários, vamos ver quais as principais vantagens do título de capitalização? 

Resgate do valor 

O título de capitalização permite resgatar o valor integral mais a correção monetária vigente ao final do contrato, ou seja, serve como uma poupança.

Se ocorrer tudo certo durante esse período, o inquilino vai ter um bom dinheiro para retirar.

Sem fiador e sem custo 

Todo mundo sabe a dificuldade que é encontrar alguém que esteja disposto a ser fiador, com o título você não precisará ter fiador e nem o custo para renová-lo.

Apesar de ser um valor elevado para contratação inicial, por não ter custo de renovação, às vezes se torna mais atraente do que o seguro fiança. 

Sem comprovação de renda  

Com certeza, esta é uma das principais vantagens desta modalidade para os inquilinos. Para contratar um título de capitalização para a locação, não precisa comprovar renda. Mesmo que o inquilino esteja com o nome protestado, ele pode contratar esta garantia para efetuar a locação. 

Serviços assistenciais gratuitos 

Algumas seguradoras podem oferecer serviços gratuitos de assistência, como chaveiro, eletricista, encanador, etc.

Esses serviços variam de seguradora para seguradora, mas geralmente, todas elas oferecem esses benefícios para o locatário. 

Além das assistências 24h, o segurado também participa de sorteios mensais.

Contratação rápida

Sua contratação é rápida e sem burocracia. O inquilino precisa apenas assinar eletronicamente a proposta e efetuar o pagamento de um único boleto para usufruir desta modalidade como garantia locatícia.

E qual a desvantagem do título de capitalização? 

Falamos um pouco das vantagens, agora vamos listar as desvantagens dessa modalidade de garantia locatícia. 

Valor elevado do depósito 

É feito um cálculo do depósito do título inicial baseado nos aluguéis, este valor varia de 03 a  06 meses, dependendo do valor da locação, se torna inviável para muitas pessoas.

A caução, fiador, seguro fiança são garantias mais baratas, por isso mais pessoas optam por elas. 

Resgate antecipado 

Caso o título seja resgatado antes do prazo são feitos descontos do valor depositado, quanto mais cedo for o resgate, maior será o abatimento do caução.  

Precisa de autorização para efetuar o resgate 

O título de capitalização precisa ter autorização da Administradora ou do proprietário do imóvel para ser resgatado.

A partir de uma negativa de débitos se verifica que não tem nenhuma inadimplência ou danos no imóvel,  para a seguradora liberar o resgate do valor pelo inquilino.

E aí, você já conhecia essa modalidade de garantia locatícia? Ficou alguma dúvida sobre o título de capitalização? Envie para nós que será um prazer atendê-los!

QUER RECEBER AS ÚLTIMAS NOVIDADES PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO? INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER