Seguro incêndio, é obrigatório?

No post de hoje, vamos falar um pouco sobre seguro incêndio, muitas vezes é um assunto pouco discutido, mas que é muito importante, por se tratar da segurança que ele oferece para o patrimônio dos seus clientes.

Você que é gestor, deve sempre pensar em oferecer o melhor para o seu cliente, ao fazer o fechamento de uma locação, ter a opção do seguro incêndio, claro que, ninguém quer usar, mas por precaução, cada dia que passa, qualquer tipo de seguro tem se tornado necessário.

Sem contar que, um incêndio pode começar na casa do vizinho, nós nunca vamos ter a certeza de que ele está cuidando corretamente do imóvel para que nada aconteça, mas enfim, somos seres humanos e somos falhos, e aquele ditado: “Seguro morreu de velho”! 

Para que serve Seguro Incêndio?

O seguro contra incêndio é uma forma de proteger o patrimônio dos danos causados pelo fogo, caso o imóvel sofra incêndio. 

Mas o seguro incêndio não cobre apenas os danos causados pelo fogo, ele pode ter mais coberturas que podem ser contratadas na hora de fazê-lo.

A obrigação de contratar o seguro incêndio é do locador?

A Lei do Inquilinato fala que a responsabilidade de contratação do seguro incêndio, é de responsabilidade do locador, em seu artigo 22, temos a seguinte redação:  

O locador é obrigado a:

VIII – pagar os impostos e taxas, e ainda o prêmio de seguro complementar contra fogo, que incidam ou venham a incidir sobre o imóvel, salvo disposição expressa em contrário no contrato.

Contudo, o valor pode ser repassado para o inquilino, mas para que fique claro, tudo isso deve ser definido em contrato. 

Importante lembrar que, qualquer dano ocorrido com o imóvel é de responsabilidade do inquilino, por isso é tão importante a contratação do seguro. 

Você sabe quais as coberturas que podem ser contratadas junto com seguro incêndio?

O seguro tem como cobertura básica a proteção contra incêndio, mas existem outras coberturas que podem ser contratadas: 

  • Queda de raio e explosão;
  • Danos elétricos;
  • Roubo e furto; 
  • Vendaval, ciclone, tornado e furacão;
  • Vidros, mármores e espelhos.

Inicialmente para a contratação de um seguro contra incêndio, você deve ter um seguro empresarial ou residencial, pois não existe um seguro para este fim, mas uma cobertura contra o fogo, e uma mesma apólice pode ter diversas coberturas. 

Benefícios que a contratação do seguro incêndio proporciona 

A contratação desse tipo de seguro, vai além de pagar mais uma taxa, é importante entender os motivos que levam à contratação do seguro contra incêndio. 

Todo mundo concorda que ter o nosso cantinho é muito bom, e se torna muito melhor quando podemos usufruir dele com tranquilidade e segurança, pois então, a melhor maneira de garantir a segurança é optar pela contratação de um seguro. 

O seguro incêndio é o mais básico dos seguros residenciais ou comerciais, pode ser incluído no plano serviços como, conserto de encanamentos, chaveiros, troca de chuveiros, etc. 

Gostou desse conteúdo? Assine nosso blog e receba nossos conteúdos direto no seu e-mail. 

QUER RECEBER AS ÚLTIMAS NOVIDADES PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO? INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER