Descubra como alavancar o repasse aos proprietários

Dia 10 – dia de repasse aos proprietários! Para quem trabalha, ou já trabalhou no mercado imobiliário, provavelmente já escutou falar deste famoso dia, pois ele é o dia padrão da maior parte das imobiliárias.  

Pois é, muito tempo antes de vir a pandemia, o dia 10 era um dia muito aguardado nas imobiliárias. Todos os funcionários já se preparavam, desde a “tia do cafezinho” até os diretores, pois este dia do mês dava quase para considerar como um dia de festa. Nesta data os proprietários iam presencialmente até às imobiliárias para receberem seu cheque, com o valor do repasse dos aluguéis. 

Hoje em dia, além da grande evolução tecnológica, temos também a questão do isolamento social, onde não podemos mais receber nossos clientes internamente. Com isso, todo mercado imobiliário precisou adaptar-se a todas estas mudanças para conseguir continuar sobrevivendo. 

Agilidade nos pagamentos

Antigamente, para pagar um proprietário, era gerado manualmente um cheque para cada. Com os sistemas de gestão imobiliária, foi possível melhorar este processo, pois o preenchimento dos cheques foi automatizado, conforme o demonstrativo mensal gerado. 

Com o tempo, evoluímos para as TEDS, onde as imobiliárias passaram a ter conta em todos os bancos para poder fazer os pagamentos sem ter que pagar tarifa bancária (pois cobrar este valor dos proprietários era uma ofensa, chegava a ser motivo para retirar os imóveis da administradora e levar para concorrência). Diante deste cenário, um funcionário passava o dia dez inteiro entrando em todas as contas bancárias fazendo as transferências bancárias para as contas dos proprietários. 

ERP integrado com uma Fintech traz mais agilidade no processo de repasse

Com a ajuda dos sistemas de gestão, como o Sami, este processo também foi automatizado, gerando arquivos de remessa para evitar ter que ficar digitando as contas e valores de repasse aos proprietários. Mesmo com esta melhoria, que deu muita agilidade ao processo, ainda assim, era preciso comandos manuais para preencher os dados para gerar um arquivo para cada banco e depois fazer a sua transmissão para a conta bancária. 

Buscando dar ainda mais agilidade e autonomia nos repasses aos proprietários, surgiram as Fintech, que fazem os repasses dos valores para as contas cadastradas no sistema e depois já concluem o processo efetuando as baixas dos demonstrativos.

Processos que envolviam vários funcionários, por vários dias, hoje, com o auxílio de um sistema de gestão ERP integrado com uma Fintech, são feitos em minutos, somente sobre a coordenação de uma pessoa. 

Transparência nos repasses aos proprietários

Além de mostrar eficiência e agilidade no pagamento dos proprietários, é preciso mostrar muita transparência sobre o valor do repasse que está sendo feito. 

Para isso, disponibilizar o demonstrativo o quanto antes é uma das vantagens que mostram competência e ganham muita confiança e credibilidade perante os proprietários. 

Pensando neste ponto, os recursos mais modernos e utilizados pelas Administradoras são:

  • Envio dos demonstrativos por e-mail, de forma automática, sem precisar de comando manual.
  • Disponibilidade dos demonstrativos na área do proprietário, de forma online no aplicativo. 
  • Apresentação das contas pagas, para apreciação dos proprietários no cliente online. 

Boletos de proprietário

Além de fazer os repasses aos proprietários dos aluguéis recebidos, não podemos esquecer que em algumas situações a imobiliária precisa também ser ressarcida de despesas pagas, oriundas de imóveis desocupados.

Nestes casos, podemos contar com a ferramenta de geração de boletos de proprietários. A partir da geração de um demonstrativo mensal com o valor a ser restituído é possível emitir um boleto e registrá-lo na rede bancária em nome do locador.

Este recurso auxilia na gestão financeira da empresa, pois determina um vencimento para o boleto ser pago. Com isso, a imobiliária tem uma previsão de créditos a serem recebidos no dia para poder controlar melhor o seu fluxo de caixa.

Se é bom para imobiliária, este recurso também é bom para o proprietário! Além de facilitar o ressarcimento do valor à imobiliária, o locador tem como programar a realização do repasse. 

Evoluir para continuar crescendo

Buscar modernizar os processos da sua imobiliária é um fator determinante para a sobrevivência dela no mercado. Contar com um sistema como o SAMI, que contêm todas estas ferramentas a seu dispor, torna sua empresa uma grande concorrente, além é claro, de lhe ajudar a reduzir significativamente o volume de trabalho, desperdício de tempo e custos com folha de pagamento. 

Agora ficamos curiosos para saber como este processo de repasse aos proprietários está sendo feito na sua imobiliária, ainda estão emitindo cheques? 

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