O que é essencial nos relatórios de gestão imobiliária?

A gestão imobiliária é um dos maiores desafios dos diretores de empresas desse ramo. É necessário fazer um diagnóstico e avaliar como anda o dia a dia e quais desafios precisam ser superados. Para fazer isso, o ideal é que sejam feitas análises dos números e das transações por meio de relatórios de gestão imobiliária.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira o que é essencial nos seus relatórios!

Dados das visitas

Um relatório de visitas ajuda a imobiliária a responder perguntas simples. São dados que podem fazer toda a diferença para que a companhia atinja seus objetivos.

Com esse relatório, o gestor fica sabendo se os corretores estão visitando todos os imóveis que estão sob responsabilidade da imobiliária, se o número de visitas condiz com o trabalho dos funcionários e se os colaboradores estão fazendo seu trabalho com a força necessária.

Ter essas respostas fornece ao gestor uma visão a respeito do dia a dia da imobiliária e mostra se o tempo dos funcionários está sendo utilizado para atender todos os clientes.

As informações que devem constar em um relatório de visitas são os dados completos do imóvel, como endereço, número de referência, corretor, gestor da equipe e um pequeno relato da visitação.

Para ficar mais completo, o corretor pode incluir o status da negociação — se está reservado, disponível, locado etc. — e a data da visita.

Informações dos leads

Um relatório de leads mostra ao gestor quais clientes entraram em contato com sua empresa por meio do site da imobiliária.

Esse dado possibilita que você entenda a relação entre visitantes e pessoas que entraram em contato, podendo criar metas de um número em algum período de tempo para ter mais negócios fechados.

Também é importante avaliar se o site da imobiliária está sendo eficaz e tudo o que pode ser melhorado para que o visitante tenha uma boa experiência.

Softwares de gestão imobiliária também ajudam na elaboração desses dados, fazendo com que esses números estejam sempre disponíveis para diagnóstico da empresa.

Listagem de propostas

Esse é um documento que mostra aos gestores as principais informações sobre as propostas que foram feitas aos imóveis da cartela da imobiliária.

É possível visualizar endereço e também data, valor e condições gerais da proposta. Também deve apresentar as informações do proponente e do proprietário do imóvel.

Depois, o relatório de propostas deve apresentar o status dela: se está sendo analisada, se foi aprovada, se foi recusada ou se foi cancelada pelo interessado. 

Com esses números, é possível diagnosticar algumas pendências, como falhas de comunicação entre a imobiliária e os clientes.

Essas informações, quando devidamente organizadas, permitem que o gestor avalie se todas as propostas estão recebendo a atenção desejada e evita que os interessados desistam de fazer negócio por conta da demora da resposta.

Informações sobre fechamentos

Um relatório de imobiliária que não apresenta os fechamentos não é um relatório completo. Ter à mão esses dados possibilita que o gestor avalie a receita da empresa e quantos negócios estão sendo fechados.

É necessário que haja dados sobre propostas concluídas, com todos os detalhes da negociação, nome e porcentagem da comissão do corretor, valor final, entre outras informações importantes a respeito de negociações concretizadas.

Com essas informações, gestores e diretores podem entender a relação entre número de visitas e número de fechamentos.

Valores de preço de imóvel 

Um relatório de preço de imóvel mostra os indicadores de valores nas regiões escolhidas. Isso é interessante para que seu corretor conheça a realidade do mercado imobiliário e entenda a média de valor por metro quadrado.

Isso ajuda seu corretor a argumentar durante as negociações e ainda o atualiza a respeito do mercado imobiliário. Ter conhecimento a respeito dos valores dos imóveis faz com que o interessado saiba que não está comprando ou locando um imóvel a preços abusivos e se há lucro na revenda, por exemplo.

Adotar relatórios de gestão imobiliária por meio de softwares específicos pode ser o detalhe que faltava para que sua empresa atinja as metas planejadas. Quer saber mais sobre softwares de gestão e como eles podem facilitar seu dia a dia? Siga a gente no Facebook e no Instagram e fique por dentro de tudo!

Compartilhar

QUER RECEBER AS ÚLTIMAS NOVIDADES PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO? INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here