Locação de imóvel: como manter um bom relacionamento com o locatário?

O serviço de uma imobiliária é fundamental para que as pessoas possam encontrar os imóveis dos seus sonhos. Por isso, um empresário desse ramo de atuação precisa acompanhar as tendências do mercado e aproveitar as oportunidades de crescimento que lhe surgem.

Em meio a esse cenário, um com relacionamento com o locatário é uma peça fundamental para o sucesso de sua gestão. Entretanto, alguns empreendedores tomam atitudes equivocadas e que colocam seus negócios em maus lençóis.

A fim de fazer a sua imobiliária crescer e fidelizar mais clientes, no nosso post de hoje, mostramos as melhores práticas sobre a locação de imóvel. Tenha muita atenção em sua leitura e aproveite!

Tenha as obrigações registradas em um contrato

O contrato de aluguel é um importante documento para as partes envolvidas. Em outras palavras, ele determina as regras da locação de imóvel. É nele que se encontram as informações do acordo estabelecido, como:

  • qualificação das partes;

  • descrição do imóvel;

  • tipo de locação e vigência;

  • valores e condições de pagamento;

  • garantias.

Como você pode reparar, para que não haja problemas e imprevistos com o locatário, seu contrato deve ser redigido de maneira correta, sempre levando em consideração o objetivo de todos. Por isso, só o assine quando você estiver de acordo com o que está escrito.

Cumpra a legislação

Assim como em outras áreas, na locação de um imóvel, também existe uma legislação a ser respeita. A Lei do Inquilinato tem o objetivo de evitar os conflitos entre o proprietário e o inquilino.  

Além disso, ela determina o que pode ou não ser estipulado em um contrato de locação, fazendo com que a quebra de contrato, as ações de despejos, as garantias e os deveres sejam determinadas com justiça.

Então, antes de tomar qualquer atitude, sempre verifique as determinações dessa lei e fuja dos problemas judiciais.

Controle os pagamentos

O pagamento do aluguel é uma importante etapa da locação de imóvel. Quando ele não é realizado, as consequências estipuladas em seu contrato devem ser efetuadas.

Entretanto, para ter uma boa convivência com o locatário, é preciso ter muita cautela e cuidado com a abordagem a ser utilizada. Nessas horas, use as tecnologias a seu favor e notifique-o via e-mail ou telefonema.

Lembre-se também de utilizar uma linguagem adequada e busque entender as causas dessa ocorrência. Com a assinatura do contrato, seu cliente assumiu um compromisso legal de pagamento, por isso, não tenha medo de efetuar suas cobranças.

Compartilhe as informações do imóvel

O diálogo é algo essencial em todos os fatores de nossa vida, e não poderia ser diferente na locação de um imóvel. Desse modo, compartilhe as informações do imóvel com seu locatário. Não se esqueça que qualquer tipo de alteração só pode ser realizada com a sua autorização.

Assim, crie um ambiente aberto à comunicação e deixe bem claro que você está ali para tirar qualquer dúvida de seu cliente.

Em uma imobiliária, existem vários tipos de clientes. Além disso, cada um deles possuem vontades e desejos diferentes. Dessa forma, a obtenção de resultados positivos só acontece quando técnicas e estratégias adequadas são utilizadas com eficiência.

Com as dicas para manter um bom relacionamento com o locatário, você está preparado para prestar um serviço de qualidade e facilitar a locação de imóvel em sua gestão.

Agora, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais para que mais pessoas também possam aprender sobre o assunto!

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