Imobiliária digital e locação online: você está preparado?

Imobiliária Digital e locação online: você está preparado?

Quando você lê ou escuta o termo imobiliária digital, o que vem à sua mente? De fato, todos nós temos sido acostumados a conviver com invenções tecnológicas dia após dia. E com o mercado imobiliário não é diferente. Neste mercado, que sempre foi extremamente dinâmico, as adaptações são constantes para atender às demandas de uma realidade digital. Ao decorrer desse post, você verá como a rotina dentro das imobiliárias mudou e quais são as alternativas para as administradoras neste novo cenário.

Sabemos que ameaças no ramo imobiliário sempre existiram, mas agora chegaram ao universo digital. Por isso, ensinaremos você os principais passos para tornar a sua imobiliária digital através deste post. Boa leitura!

O que é imobiliária digital?

O termo imobiliária digital, ainda desconhecido por alguns – ou talvez, entendido de maneira equivocada – está ganhando cada vez mais espaço. O conceito pode ser definido como um conjunto de ações para desburocratizar o processo de locação, deixando-o assim, mais simples, rápido, acessível e – o melhor – totalmente online.

Estamos diante de uma transformação nas locações de imóveis. Isso surgiu através de uma necessidade da nova geração preferir imóveis bem localizados, no entanto eles não almejam mais aquele sonho de possuir a casa própria. Da geração Y pra cá, principalmente os que nasceram após a era da internet, encontramos muitas diferenças no perfil de consumo e hábitos como um todo: estudos indicam que estes jovens são ainda mais preocupados com sua vida profissional, normalmente desejam praticidade mas também procuram manter uma qualidade de vida e utilizar o tempo da maneira mais produtiva possível. No que diz respeito ao perfil de busca por imóveis, o público que domina o mercado é totalmente diferente: a frequência de mudança de residência, por exemplo, aumentou consideravelmente nos últimos anos, junto com a mudança de emprego e a busca por residir próximo do trabalho.

Sendo assim, novas soluções em tecnologia e mobilidade estão sendo entregues para esse público – não é demais apontar que este público também busca soluções inovadoras em empresas inteligentes, que normalmente conversam com seu estilo de vida. Nos últimos anos, startups como a Quinto Andar estão nascendo como imobiliárias digitais, realizando o processo de locação de imóveis num ambiente totalmente virtual.

Como tornar a minha imobiliária digital?

Para o locatário, alguns detalhes podem ser desconfortáveis na busca e no processo de alugar um imóvel. Como por exemplo, a demora no retorno da imobiliária para agendar uma visita, ou ainda a assinatura de contrato físico, deslocamentos e custos com cartório.

Sendo assim, para ajudá-lo a tornar sua imobiliária digital, separamos algumas soluções para que os seus clientes tenham uma experiência incrível. 

Leia mais sobre isso: Imobiliária Digital: como funciona o processo na Sami

1. Padronize a fotografia Imobiliária e outras mídias

Já diziam que a primeira impressão é a que fica. Para ter mais qualidade no seus serviços imobiliários, mantenha um padrão visual com fotos dos imóveis em boa qualidade – leia o post dedicado sobre esse assunto aqui. Uma dica interessante é realizar fotografias em 360 graus para transmitir ao seu cliente uma realidade mais ampliada de como é o imóvel, além de ser uma opção interativa – mantendo a atenção dos visitantes. Lembre-se da importância de ter vídeos também. Já foi comprovado que, quando se trata de estratégias de marketing digital, os vídeos chamam mais atenção e têm conversão maior e mais rápida, além de garantir maior engajamento, aproximando o público da marca, pois é o mais perto que podemos chegar do “olho no olho”.

2. Disponibilize o agendamento das visitas online

Principal característica das imobiliárias digitais, o agendamento das visitas aos imóveis é uma opção inovadora para transmitir a seus clientes uma imagem moderna da marca do seu negócio. O cliente poupa tempo ligando ou se deslocando até sua imobiliária para marcar um dia e horário para visitação e você se mostra presente de forma digital.

3. Viabilize o aluguel totalmente online

Se você quer uma imobiliária digital, é indispensável a integração com uma plataforma que permite sua locação ser realizada 100% online. Parceira da Sami, a SohTech oferece diversas possibilidades para seu potencial locatário otimizar o processo de locação dentro do seu site. O primeiro passo para viabilizar o processo da locação digital é ter um site integrado com o seu sistema, o que torna possível a conversação entre as duas plataformas, incluindo atualização de dados de sistema para o site, e também dados do site para o sistema, entenda como funciona na prática:

Quando for anunciado um imóvel no seu site com uma plataforma integrada, aparecerá uma opção chamada “agende sua visita e alugue online”. Esta solicitação de visita será encaminha com a data e horário de preferência do cliente e, após o aceite de um corretor previamente cadastrado na plataforma, a visita será confirmada.

Sami e Sohtec propõem integração para transformar sua imobiliária em digital!

Vantagens de se ter uma imobiliária digital

Este processo ajuda principalmente a otimizar o tempo e a rotina da sua imobiliária. Hoje, as imobiliárias precisam anunciar os imóveis, receber contato e também entrar em contato com os clientes, agendar as visitas, formalizar o contrato pessoalmente, entre outras burocracias. A proposta da locação online é que seu cliente não precise necessariamente entrar em contato com a sua imobiliária para encontrar oimóvel ideal e ainda agendar uma visita.

Logo, você precisa anunciar os imóveis, garantindo que as informações estejam de forma mais completa possível, fazendo com que as etapas que tomam tanto o seu tempo quanto do seu cliente não sejam mais necessárias. Eles terão a possibilidade de agendar sozinhos uma visita com um corretor.

Obviamente, o agendamento isso já ajudaria muito na rotina da sua imobiliária, mas além disto, ao realizar todo o processo processo de locação 100% online, após realizada a visita no imóvel com o potencial cliente, o sistema dispara um e-mail para o cliente com para formalizar o aluguel do imóvel. Caso ele tenha interesse, com apenas um clique, será redirecionado automaticamente para outra tela e dará continuidade no processo, totalmente online.

O preenchimento das informações e anexo dos documentos é responsabilidade do futuro inquilino, pelo link que foi encaminhado a ele. Neste link, ele terá a opção de selecionar o tipo de garantia (seguro fiança, fiador, título de capitalização ou cartão de crédito), encaminhar seus dados até a assinatura do contrato, que já é possível ser realizada online, pois é considerada legal no aspecto jurídico, graças a empresas como a DocuSign, que assume juridicamente qualquer contestação.

E aí, preparado para ser digital com a Sami?

As imobiliárias digitais estão chegando, você querendo ou não. Aproveite e saia à frente junto com Sami! Fale com um de nossos consultores e conheça a solução completa para ajudar você a tornar-se uma imobiliária digital, ofertando um serviço de ainda mais qualidade, com processos definidos, transparência e assertividade – e se destacar por isso, conquistando clientes com mais velocidade.

Compartilhar

QUER RECEBER AS ÚLTIMAS NOVIDADES PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO? INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here