Gestão Imobiliária: como obter sucesso

Obter sucesso nos negócios não é tarefa fácil. No mercado imobiliário, que é um dos setores que está sempre sendo atingido pelas instabilidades da economia e que enfrenta muita concorrência, se destacar requer uma boa gestão.

A gestão imobiliária é um conjunto de estratégias que visam o crescimento da instituição através do cumprimento das metas estabelecidas.

Ao se adotar estas estratégias é possível aumentar a carteira de imóveis, obter mais clientes, aumentar a margem de lucros e reduzir despesas.

Ficou interessado em adotar uma gestão eficiente na sua imobiliária? Então acompanhe as dicas que trouxemos para ajudá-lo a alcançar suas metas.

Relacionamento com os clientes: trate cada cliente como se ele fosse único!

A gestão imobiliária requer muita habilidade dos gestores, pois este ramo trabalha com um público bem diversificado, desde um proprietário de um único imóvel à investidores. São interessados a locações de pequenas casas a mansões, de salas comercias a enormes pavilhões.

É preciso estar sempre atento as necessidades de cada lead que chega a imobiliária. Cada um está em busca de um imóvel com características específicas, que atendam a finalidade da sua locação.

E a forma como sua equipe se relaciona com cada um destes clientes é um dos diferencias perante a concorrência. Esta é uma das chaves para se obter sucesso na sua gestão imobiliária, pois hoje, este pretendente à locação pode estar em busca de um imóvel pequeno, mas se ele for bem atendido, é possível que ele busque novos imóveis na sua imobiliária ou que indique os seus serviços para amigos, familiares ou conhecidos que citarem que estão em busca de imóveis.

Seguem algumas dicas para ajudar neste processo de relacionamento com os clientes:

  1. Ouça com muita atenção o que seu cliente está solicitando e foque em suas necessidades.
  2. Invista em um CRM que ajuda a gerenciar todos os leads, identificando o meio pelo qual ele fez contato, a faixa etária, o sexo, o(s) bairro(s), a(s) cidade(s) de interesse e quais as faixa de preço  e os tipos de imóveis está buscando. Desta forma, é possível dar segmento ao atendimento já focando no real interesse do cliente.
  3. Base de um relacionamento está na confiança: para fidelizar um cliente é necessário ganhar sua confiança. Não é uma tarefa tão simples, pois ela deve ser conquistada. Uma boa dica é acompanhar de perto tudo o que diz respeito ao locatário. Nada de esquecê-lo depois de já ter assinado o contrato de locação!

Gestão de documentos: confiabilidade nos dados!

Para uma gestão eficiente é necessário contar com relatórios gerenciais para tomadas de decisões, pois eles refletem dados passados e atuais e projeções para o futuro da empresa.

Softwares de gestão imobiliária ajudam muito neste processo de gestão de documentos, pois agilizam e simplificam a emissão destes relatórios com dados eficientes e confiáveis.

Uma imobiliária que possui um conhecimento mais amplo e completo de todos os seus contratos de locação é melhor vista no mercado e ganha credibilidade.

Mas para que se obtenha um relatório com todos os dados necessários, é preciso alimentar a base cadastral do software. Neste processo, busque um sistema que integre os dados dos contratos direto para sua base cadastral. Desta forma, você otimiza o processo cadastral e passa a ter mais segurança nos dados cadastrados.

Prestação de contas transparente

Lidar com o dinheiro alheio é uma tarefa complicada, principalmente no mercado imobiliário, por onde circulam altos valores de aluguel. Porém, tendo a transparência na prestação de contas, como base da gestão, é mais fácil de se obter a confiança dos proprietários, sem que seja levantada nenhuma suspeita sobre a administração realizada.

A transparência na prestação de contas deve ser uma prática rotineira. Maior clareza nos orçamentos, na origem as receitas e despesas,

Uma boa alternativa para imobiliária é deixar todos os documentos disponíveis para consulta do proprietário a hora que ele quiser. Para isso, utilize recursos como aplicativos online, que deixam acessível os demonstrativos mensais, com a prestação de contas de todos os seus imóveis, seu informe de rendimento anual, copia dos contratos de locação em vigor, as vistorias dos imóveis realizadas, imagens das contas e de reformas realizadas nos imóveis, consulta das datas dos próximos reajustes e dos vencimentos dos seguros.

[eBook] Manual Prético da Imobiliária digital

Gestão financeira: controle das contas da imobiliária

Não é nenhum segredo que o controle financeiro de uma empresa é um dos principais pontos quando se fala em sucesso de um negócio.

Todo planejamento para alavancar o crescimento de uma empresa passa pela aprovação de orçamentos. Sendo assim, a saúde financeira da imobiliária deve estar em dia, ou seja, precisa ter o controle de todas as receitas e despesas assumidas pela empresa.

Ter todo este controle não é uma tarefa muito simples, mas com empenho, organização e com o apoio de recurso tecnológicos, como um sistema ERP esta tarefa torna-se mais fácil.

Veja algumas das vantagens no uso de um software de gestão:

  • Controle de todas as contas a pagar no período, os vencimentos para não perder nenhum prazo, para não precisar pagar multa e ainda conseguir descontos para pagamento antecipado de alguns boletos.
  • Com o controle das contas a receber é possível se ter uma previsão de valores a serem recebidos por dia, podendo controlar o fluxo de caixa e saber quais as melhores datas para projetar o pagamento de certas despesas.
  • Conciliação bancária: este processo consiste basicamente na conferência dos extratos bancários com o fluxo de caixa para se ter o controle dos saldos no banco com o controle interno da imobiliária.

Tendo este controle financeiro, a imobiliária consegue analisar melhor seus rendimentos e fazer planejamentos futuros. Tudo isso, reflete numa gestão eficiente.

Tecnologia de ponta

A tecnologia é uma importante aliada na gestão imobiliária, não é verdade? Poucos mercados são tão tradicionais quanto o imobiliário, mas aos poucos, a tecnologia vem tomando conta e modificando tradicionais rotinas deste mercado.

Não é mais novidade o quanto a tecnologia está influenciando o comportamento dos consumidores e deixando as empresas cada vez mais reféns das inovações tecnológicas. O modo como as imobiliárias precisam lidar com os consumidores de imóveis é completamente diferente de duas décadas atrás.

A transformação digital que vem sendo imposta pelo mercado faz com os gestores busquem cada vez mais alternativas inovadoras para não perder competitividade.

Processos como uma retirada de chaves e emissão de contrato que eram realizadas com a presença do interessado na imobiliária, hoje podem ser feitos sem nenhum contato humano. A pessoa escolhe o imóvel no site, agenda o dia e a hora em que vai visitar o imóvel, encaminha os documentos para locação, estando aprovado o seguro fiança, já manda confeccionar seu contrato e assina eletronicamente. Tudo feito virtualmente!

O consumidor não quer mais perder tempo, ele tem presa para ter a informação desejada. Ao ver um anuncio de imóvel do seu interesse, já quer saber preço, características, localidade e condições necessárias para efetuar a locação. Todas as informações devem estar disponíveis no site, pois senão, o cliente irá em busca de outra imobiliária que disponibilize todos estes dados.

O proprietário ao querer ver seus demonstrativos, quer ver agora! Ele quer poder consultar as informações pertinentes aos seus imóveis no momento que lhe for mais oportuno.  Não quer ter que ligar e pedir para lhe encaminharem por e-mail. Tudo isso tem que estar à disposição na área do cliente em tempo real.

Todo este investimento em novas tecnologias traz muitos benefícios para a gestão imobiliária, pois tornam processos mais simples, rápidos e econômicos. Veja algumas rotinas que podem ser beneficiadas com a ajuda de um software, com tecnologia de ponta:

  • Arquivamento de documentos todo digitalizado
  • Agilidade e redução de custos com assinatura eletrônica dos contratos
  • Redução de custos com o deslocamento de equipe para visitação de imóveis
  • Diminuição de papeladas na imobiliária
  • Anuncio de imóveis no site e em portais de forma automática.

Automatização dos processos

Como você deve ter percebido até agora, vários processos de gestão que visam alavancar resultados estão atrelados a um software de gestão imobiliária, concorda? Com a automação dos processos não vai ser diferente!

A automação dos processos visa cortar custos, reduzir falhas e aumentar a produtividade. Processos do dia a dia são facilmente executados com a ajuda de um sistema, contribuindo para:

  • Integração de dados entre setores da empresa, a fim de erros humanos e falhas de comunicação
  • Padronização dos serviços da imobiliária;
  • Aumento expressivo na execução de atividades;
  • Emissão de relatórios a qualquer momento para ajudar no gerenciamento do negócio;
  • Identificação de pontos a serem sanados e com desperdício de recursos;
  • Segmentação de processos, podendo acompanhar o andamento de todos atendimentos.

Se você procura ter sucesso na gestão da sua imobiliária, considere adotar um software, como o SAMI ERP++. Com ele é possível ter o total controle financeiro, dos seus contratos de locação e monitoramento dos clientes e dos imóveis disponíveis para locação, automatizando os principais processos do dia a dia de uma imobiliária, como por exemplo:

  • Emissão e baixa de boletos de aluguel através de integrador bancário
  • Pagamento de contas a pagar através de arquivos de remessa
  • Lançamentos de contas através de leitora de código de barras
  • Repasse de pagamento de proprietários através de remessa bancária
  • Cobrança da inadimplência, com envio automático de lembretes e de carta de atraso
  • Emissão de notas fiscais eletrônicas
  • Emissão do arquivo da DIMOB
  • Geração de contratos de locação integrados com a base cadastral
  • Entre outros…

E então, anotou todas nossas dicas para obter sucesso na gestão da sua imobiliária? Então não perca a oportunidade e aproveite para conhecer um pouco mais do Sami ERP++ e como ele pode ajudar a avalancar o crescimento do seu negócio!

Compartilhar

QUER RECEBER AS ÚLTIMAS NOVIDADES PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO? INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here