Descubra como otimizar a contratação do seguro conteúdo

Descubra como otimizar a contratação do seguro conteúdo
Descubra como otimizar a contratação do seguro conteúdo.

Você já se deparou com algum sinistro na sua imobiliária? E como lidou com esta situação, além do seguro obrigatório, vocês tinham cobertura para os bens moveis dos moradores também?

Para ajudar a ressarcir os prejuízos causados por um incêndio, fumaça ou explosão é possível contratar o seguro conteúdo.

Preparamos este post para lhe esclarecer como funciona este tipo de proteção e as vantagens que ela oferece para sua Administradora. Confira!

O que é o seguro conteúdo?

O seguro conteúdo é uma proteção não obrigatória, que visa cobrir bens moveis existentes dentro do imóvel, como roupas, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e outros itens, em caso de incêndio, explosão ou fumaça.

Seguro incêndio x seguro conteúdo x seguro condominial

Na hora de oferecer o seguro conteúdo, muitas Administradoras se deparam com uma baixa adesão, pois muitos clientes alegam que não desejam adquirir este produto, pois já fazem a contratação do seguro incêndio ou do seguro condominial.

Apesar dos três seguros oferecerem proteção contra incêndio, cada um apresenta suas particularidades. Conheça as diferenças entre cada tipo de seguro para conseguir argumentar com seus clientes sobre a proteção oferecida por cada um.

  • Seguro incêndio

Cobertura: este seguro visa ressarcir os danos causados no imóvel, mas sem cobertura aos bens moveis.

Quem paga: proprietário ou locatário do imóvel.

É obrigatório:  para os locatários sim, caso esteja previsto no contrato de locação, de acordo com a Lei do inquilinato (Lei nº 8.245/ 1991).

Vigência: anual

Valor: o valor do seguro, com as coberturas básicas, geralmente é menor de 20% do valor do aluguel do imóvel. 

  • Seguro condominial

Cobertura: incêndio ou sinistro que cause destruição de parte ou tota da edificação. O seguro visa ressarcir os danos a estrutura do prédio e áreas comuns do condomínio.

Quem paga: condomínio, mediante previsão orçamentaria anual do condomínio.

É obrigatório: sim, conforme previsto no Código Civil, Lei Nº 4.591/1964, artigo 13.

Vigência: anual

Valor: o valor do seguro é baseado por metro quadrado ou no valor necessário para reconstrução do edifício, de acordo com o índice CUB (custo unitário básico da construção).

  • Seguro conteúdo

Cobertura: cobre os prejuízos causados aos bens moveis, como eletrodomésticos, eletroeletrônicos, roupas e mais bens que estejam dentro do imóvel, caso ocorra um incêndio.

Quem paga: locatário ou proprietário do imóvel.

É obrigatório: não. Sua contratação é opcional.

Vigência: mensal

Valor: o valor da sua contratação varia de acordo com a seguradora e com a assistências oferecidas, mas é extremamente acessível.

Vantagens para os clientes

Além da cobertura apresentada pelo seguro conteúdo aos bens moveis, os clientes ainda possuem várias assistências 24H oferecidas pelas seguradoras.

Com um valor mensal baixíssimos, caso o segurado venha a necessitar de assistência, essa por si só já apresentaria um valor maior do que o valor do seguro pago.

O valor das coberturas e das assistências variam de acordo com as Seguradoras.

Usando como exemplo a contratação do seguro conteúdo através do SAMI, o valor da contratação mensal é de apenas R$9,90. Já as coberturas ofertadas apresentam os seguintes valores:

Incêndio, raio, explosão queda de aeronaves e fumaça   ………………R$80.000,00 (sem franquia)

Pagamento de aluguel ……………………………………………………………… R$8.000,00 (sem franquia)

Responsabilidade civil familiar …………………………………………………… R$8.000,00 (sem franquia)

Em relação as assistências 24H oferecidas pela Alfa Seguros, segue abaixo um quadro explicativo, na contratação do plano padrão:

SERVIÇODESCRIÇÃOLimites no plano padrão
ChaveiroPerda, quebra de chaves na fechadura, roubo ou furto de chavesMão de obra do prestador até R$200,00 por evento. Até no máximo 2 acionamentos por vigência.
EletricistaProblemas elétricosMão de obra do prestador até R$200,00 por evento. Até no máximo 2 acionamentos por vigência.
EncanadorImóvel alagado ou em risco de alagamento, problemas hidráulicosMão de obra do prestador até R$200,00 por evento. Até no máximo 2 acionamentos por vigência.
DesentupimentoEntupimento de tubulações de pias sifões, ralos e vasos sanitários do imóvel.Mão de obra do prestador até R$200,00 por evento. Até no máximo 2 acionamentos por vigência.

Vantagens para Administradora

Para algumas imobiliárias, ofertar o seguro conteúdo pode ser sinônimo de mais trabalho, mais responsabilidades. É mais uma taxa que tem que ser lançado nos boletos, que tem que conferir relatórios dos pagantes no final do mês e montar planilhas para encaminhar para seguradora.

Por fim, acabam não ofertando este produto por não ter tempo disponível na rotina para estar assumindo mais este compromisso mensal.

Buscando sempre facilitar o dia a dia das Administradoras, o SAMI automatizou esta rotina. Chega de estar perdendo tempo com processos manuais e burocráticos. Veja as vantagens que sua imobiliária pode estar desfrutando:

  • Automação do processo

Através de uma API, integramos a contratação do seguro conteúdo, diretamente com a Seguradora Alfa.

Desta forma, desenvolvemos um layout personalizado para cada empresa, que é disparado automaticamente aos clientes, com explicações claras sobre como funciona o produto, suas coberturas e vantagens.

A cada aceitação por parte dos clientes o lançamento das taxas já é feito automaticamente no boleto da unidade.

Através desta automação do processo evitasse erros manuais, como por exemplo, deixar de contratar o seguro para alguma unidade e ocorrer algum sinistro. Justamente por isso, este ponto se torna uma das principais vantagens de para se aderir a uma plataforma de gestão que apresenta uma ferramenta de contratação do seguro de forma inteligente, rápida e eficaz.

  • Maior adesão dos clientes

Manter um bom relacionamento com os clientes é a base para se atingir o sucesso!

Quando se investe em um recurso que torna o fluxo mais dinâmico e descomplicado é possível melhorar a comunicação com os condôminos.

Com esclarecimentos sobre os riscos cobertos e das assistências 24h oferecidas há uma maior adesão dos clientes, pois eles sentem mais confiança e transparência no investimento realizado.

  • Aumento dos lucros

Além de melhorar os processos, reduzindo tempo e tendo maior adesão dos clientes, sua Administradora pode ainda, aumentar ainda mais os lucros.

Contratando o seguro conteúdo com a Sami, a cada adesão efetuada no mês, a Administradora recebe R$2,00 de comissão.

Ficou interessado? Quer ter mais agilidade na contratação do seguro conteúdo na sua Administradora? Portanto, não tenhas dúvidas na hora de adotar um sistema para sua Administradora, pois ela lhe ajudará a tornar sua empresa uma referência no mercado.

Embarque de vez na era das imobiliárias digitais!  Entre em contato conosco e comece a testar o SAMI agora mesmo!

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