A vistoria de imóveis e as facilidades do APP SAMI Vistoria

A vistoria de imóveis e as facilidades do APP SAMI Vistoria

A vistoria de imóvel é um procedimento bastante comum e, ao mesmo tempo, indispensável nos aluguéis. Ela deve ser realizada tanto na entrega das chaves ao inquilino, como na devolução do bem.

Esse é um processo bastante minucioso, que requer tempo e atenção do vistoriador, para que não haja contestação. Além disso, envolve papeis e assinaturas, exigindo muita cautela em todas as etapas.

Para auxiliá-lo neste processo, criamos este post para lhe ajudar a esclarecer todas as dúvidas sobre processo de vistoria. Confira!

O que é uma vistoria de imóvel?

A vistoria de imóvel é uma avaliação da infraestrutura do imóvel, que possibilita detectar as condições de uso para o próximo locatário.

A partir desta avaliação é gerado um laudo de vistoria. Este documento é anexado ao contrato de locação, para que todos os envolvidos firmem ciência sobre as condições apresentadas.

Para evitar problemas futuros, é necessário atentar para todos os detalhes. Confira minuciosamente as medidas apresentadas pelo proprietário, com atenção também para os pisos, rodapés e contrapisos.

Caso seja detectada qualquer discrepância, o inquilino deve ser informado. Se a diferença exceder a casa dos 5%, é possível exigir o abatimento do valor ou, até mesmo, rescindir o contrato.

Qual a importância de uma vistoria de imóvel?

A partir de uma vistoria de entrada o inquilino passa a ficar ciente das condições em que precisa devolver o imóvel.

Por isso, a realização de vistoria de imóvel precisa ser bem detalhada, assegurando assim, os direitos dos inquilinos e dos proprietários, evitando prejuízos e conflitos desnecessários entre ambas as partes.

O que é preciso ser observado numa vistoria de imóvel?

Um dos processos mais importantes na administração de um imóvel é a qualidade da vistoria. Quando bem realizada, rica em imagens e detalhes, ela evita até 90% dos problemas e desacordos decorrentes do processo de devolução de um imóvel pelo inquilino.

Para evitar qualquer transtorno que seja, a imobiliária precisaria observar alguns pontos:

1.Dimensões do imóvel

Para evitar problemas futuros, é necessário atentar para todos os detalhes. Confira minuciosamente as medidas apresentadas pelo proprietário, com atenção também para os pisos, rodapés e contrapisos.

Caso seja detectada qualquer discrepância, o inquilino deve ser informado. Se a diferença exceder a casa dos 5%, é possível exigir o abatimento do valor ou, até mesmo, rescindir o contrato.

2.Vazamentos e infiltrações

Normalmente, quando um imóvel é desocupado, uma nova pintura é providenciada antes que a propriedade seja novamente alugada. Ainda assim, é preciso ter cuidado redobrado com a pintura na vistoria de imóvel.

Além de verificar a incidência de mofo e paredes manchadas, que podem ser indícios de problemas na rede hidráulica ou infiltrações provocadas pela chuva, é bom registrar as cores e tipos de tintas utilizadas nas paredes portas e janelas.

Vale destacar que qualquer problema que passe despercebido no momento da vistoria para a entrega de chaves pode ser objeto de cobrança ao inquilino na desocupação. Assim, todo cuidado é pouco para evitar dores de cabeça.

3. Testes nos itens de utilização frequente

Todos os itens que são utilizados com frequência devem ter seu estado de conservação verificado, já que podem sofrer desgaste e apresentar mau funcionamento.

Itens como torneiras, válvulas sanitárias e pias, entre outros, devem ser testados, com o devido registro de qualquer anormalidade encontrada.

4. Importância da mobília

Se o imóvel possuir móveis ou eletrodomésticos, é imprescindível verificar as condições de cada um deles, com atenção à parte para as dobradiças e puxadores de armários e estantes. Vale a pena, inclusive, anotar o fabricante de cada objeto.

Como dar mais agilidade nas vistorias dos imóveis

A vistoria de imoveis geralmente é feita de forma manual, através de um laudo impresso. Desta forma, o vistoriador vai até o imóvel, coleta todas os dados de necessários e, ao retornar à imobiliária, redige o documento.

Por ser documento cheio de detalhes, dependendo do tamanho do imóvel, pode levar até alguns dias para ser concluído este procedimento, atrasando a assinatura do contrato de locação.

Uma solução para evitar toda esta morosidade seria a criação de um padrão de vistoria na imobiliária. Porém, isso aumentaria o tempo e esforço gastos neste processo, e ainda assim, muitas vezes não seria possível manter um padrão.

Outra possibilidade são o uso de recursos tecnológicos, que fazem integração de aplicativos de vistoria com o software de gestão da imobiliária.

Além de dar mais agilidade ao processo de vistoria, o uso deste tipo de ferramenta, ajuda a evitar erros manuais e reduz custos operacionais.

Como o SAMI pode ajudar nas vistorias dos imóveis?

Pensando em tudo isso, a Sami resolveu criar o APP SAMI Vistoria para facilitar o seu dia a dia, utilizando a tecnologia a favor de todos!

O nosso aplicativo de vistoria permite que qualquer pessoa realize esse processo, sem papéis ou pranchetas, apenas com um smartphone em mãos.

Ele possibilita fotografar o imóvel, recolher assinaturas, indicar estado de manutenção e muito mais. Sem contar que tudo que você registrar no seu APP será integrado automaticamente com seu SAMI ERP.

Além disso, o vistoriador pode escolher o tipo de vistoria que mais se adequa ao tipo de imóvel vistoriado para dar mais agilidade, como por exemplo, utilizar uma vistoria padrão de uma casa de 1 dormitório. Desta forma, todos os cômodos já vêm preenchidos, bastando ser assinaladas os itens e características específicos do imóvel.

Outra possibilidade que pode ser escolhida pelo vistoriador é a realização de uma cópia de vistoria de outro imóvel. Como no caso de uma vistoria de um novo empreendimento, com vários apartamentos iguais sendo disponibilizados para locação. Basta realizar uma vistoria e replicá-la para os demais imóveis, editando apenas as diferenças existes entre eles.

No final da vistoria, as assinaturas das testemunhas, inquilinos e fiadores podem ser realizadas de forma digital.

Fora isso, ainda é possível realizar todo o processo de forma online e offline!

Percebeu que o tempo que você entrou e saiu do imóvel é o tempo que você levará para criar uma vistoria? Isso não é incrível?

Não deixe de conhecer mais sobre o nosso aplicativo. Não perca tempo, facilite a sua vida, simplifique o processo de vistoria de imóvel na sua imobiliária, conheça já o APP SAMI Vistoria!

QUER RECEBER AS ÚLTIMAS NOVIDADES PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO? INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.