Como expandir sua administradora?

Qualquer gestor tem por objetivo expandir seus negócios e no segmento imobiliário não seria diferente. 

A busca pelo crescimento da empresa é uma tarefa que exige muita organização e planejamento. Afinal de contas, é preciso garantir que todo investimento de tempo e dinheiro realizados reflita no objetivo traçado.

No artigo de hoje, vamos trazer algumas estratégias que irão ajudá-lo a traçar as metas para expandir sua imobiliária. Confira!

Mas afinal de contas, o que é expandir no mercado imobiliário?

Uma administradora atua nas negociações entre os proprietários dos imóveis, os compradores e inquilinos, fazendo o meio de campo entre eles, na venda e nas locações. 

Dentro desse ramo, expandir significa vender mais, anunciar mais e aumentar a carteira de imóveis.

Mas para que isso aconteça, você deve chamar a atenção de mais proprietários, manter uma gestão transparente e de confiança para reter os já existentes e aumentar a procura de futuros inquilinos.

Resumindo, para a expansão, tem que aumentar o fluxo de clientes, quanto mais clientes para atender, mais chances terás de expandir sua empresa. 

Quais estratégias investir para expandir minha administradora?

1 – Conhecer o mercado

Estar atento aos acontecimentos do mercado imobiliário é fundamental para saber conduzir o rumo dos negócios. A participação em feiras, eventos e palestras da área ajuda a se manter sempre atualizado.

Por exemplo, conhecer quais são as novas garantias locatícias e se cadastrar para oferecer este produto para os inquilinos. Ou então, quais são as tendências do marketing que mais estão convertendo clientes, para investir neste tipo de conteúdo.

Saber as novidades, as influências e as tendências permite que sua administradora “surfe a onda” do momento.

2 – Abrir uma filial

Muitos empresários acham que expandir seu negócio é apenas abrir uma filial ou mudar de endereço, num espaço mais amplo e contratar mais pessoas para trabalhar. Mas isso não significa crescimento!

A expansão realmente acontece quando a demanda por atendimento aumenta de fato, quando aumenta o fechamento de negócios, se não tem essa necessidade, você está apenas aumentando sua despesa sem necessidade, por isso, é necessário um pouco de cautela antes de sair investindo neste quesito.

Abrir uma filial é uma opção quando a imobiliária já está com uma clientela fixa em uma região e construiu uma boa reputação.

Antes de dar este passo é importante analisar bem a localização desta nova filial e se o público consumidor desta região atende o perfil da sua administradora.

E se você pudesse aumentar sua administradora, os atendimentos, conseguir aumentar sua carteira de imóveis sem precisar aumentar funcionário e espaço físico? 

 3 – – Software para imobiliária é a saída

Com um software de gestão imobiliária completo você consegue aumentar sua produtividade com qualidade, pois você acaba deixando as tarefas repetitivas para o sistema dar conta, enquanto as mais complexas que precisam da atenção humana, são desempenhadas pelos colaboradores.

Veja alguns benefícios que os usuários SAMI ERP usufruem: 

  • Gestão integrada de imóveis, clientes e contratos;
  • Conciliação bancária;
  • Vários tipos de relatórios gerenciais;
  • Exportação automática da DIMOB;
  • Integração com aplicativo de vistoria.

Enquanto as tarefas burocráticas ficam sob responsabilidade do sistema, os outros funcionários podem atender com qualidade e uma quantidade maior de pessoas.

O atendimento deve ser de qualidade, e este trabalho precisa ser desenvolvido por mãos humanas. 

4 – Tornar-se uma imobiliária digital

Conforme já falamos diversas vezes, a transformação digital da sua administradora é sem dúvida uma necessidade nos dias atuais.

Sabendo estas mudanças que vem ocorrendo no mercado imobiliário, um dos pontos que podem contribuir para a expansão da sua empresa é tornar-se uma imobiliária digital.

Com isso, a capacidade de atender uma demanda maior é suprida com o uso da tecnologia em todos os sentidos: no atendimento, na qualidade e na gestão como um todo.

Uma administradora digital não tem custos com espaço físico, com isso, este valor pode ser aplicado para investimento em marketing digital e atrair mais clientes. Acredite, a integração com a tecnologia otimiza todos os processos diários, trazendo agilidade nas respostas para os clientes.

A partir do momento que seus clientes notarem esse diferencial, a percepção da sua marca vai mudar, trazendo mais competitividade e a uma enorme vantagem em relação a concorrência.

5 – Invista em uma fusão ou aquisição

Outra alternativa para expansão de uma administradora está nas parcerias com outras empresas, trazendo vantagens para ambas as partes envolvidas.

Atualmente estamos vendo no cenário imobiliário, algumas empresas, com grande aporte financeiro, investindo muito e monopolizando o mercado.

Para não ser “engolido” por estas gigantes, a fusão de imobiliárias pode se tornar uma alternativa para aumentar a carteira de clientes e dividir as despesas. Como exemplo, pode ser feita a parceria de uma administradora de condomínios com uma administradora de locação de imóveis para ter mais diversificação dos serviços oferecidos.

6 – Torne sua imobiliária num marketplace

Como já citamos no item anterior, a parceria entre empresas já colabora neste outro item. Portanto, por ser de grande oportunidade, ele merece ser melhor abordado.

A tendência para o sucesso de uma empresa hoje em dia para pelo quesito “experiência do usuário”, sendo assim, na hora de traçar as metas para expansão da sua imobiliária, esta questão deve estar no centro do planejamento.

Desta forma, busque diversificar o portfólio de serviços oferecidos pela sua administradora, oferecendo facilidade e praticidade para encantar seus clientes.

Neste ponto, é preciso expandir seus horizontes, enxergando as oportunidades de negócios. Pense da seguinte forma:

O que atrai os clientes para sua imobiliária são os imóveis. Então, o foco dos teus negócios é fazer a locação destes imóveis. Correto? Sim, está correto!

Mas a partir do momento que seus inquilinos pegarem as chaves do imóvel eles não irão precisar de um serviço de mudança, de um chaveiro, de um seguro ou então, de um prestador de serviços para instalar uma torneira ou um chuveiro?

Por que não oferecer pacotes de serviços que atendam as necessidades dos nossos clientes? Por que não transformar minha imobiliária num marketplace? 

7 – Equipe especializada e treinada

Contar com colaboradores bem capacitados é um diferencial no mercado. Investir em um programa de treinamento torna-se um elemento indispensável para a expansão da empresa.

Como falamos, um bom software de gestão auxilia na expansão, mas se os funcionários não souberem manuseá-lo e usufruir de todas as ferramentas disponíveis nele, torna-se uma aquisição pouco explorada.

Por isso, o investimento em conhecimento ajuda a montar uma equipe de alta performance. E para tal fim, é necessário criar este ambiente na empresa de aprendizado contínuo, incentivando-os nesta evolução.

E, nem sempre, são necessários grandes investimentos financeiros. Existem muitos eventos online e gratuitos do mercado e blogs com assuntos interessantes.

Outra alternativa neste quesito é estar sempre atento a todas as atualizações lançadas pelo software de gestão utilizado na empresa. Muitas destas empresas de softwares também oferecem treinamentos gratuitamente.

Conheça o SAMI ERP  

Se você quer expandir sua administradora sem aumentar seu custo, usufruindo de toda tecnologia que um software pode oferecer, nós temos a solução!

Experimente o SAMI ERP e conte com estes benefícios:

  • Automação dos processos;
  • Melhora no relacionamento com o cliente;
  • Redução de custo;
  • Otimização no trabalho das equipes;
  • Todas as informações centralizadas em uma única plataforma.

Se você ficou interessado, entre em contato e saiba de todos os benefícios que um sistema ERP pode oferecer para a expansão da sua empresa! ! 

QUER RECEBER AS ÚLTIMAS NOVIDADES PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO? INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER