5 Dicas para ser um administrador de imóveis de sucesso

5 Dicas para ser um administrador de imóveis de sucesso
5 Dicas para ser um administrador de imóveis de sucesso

Como relatei no meu outro post sobre 5 dicas para ser um administrador de condomínios de sucesso, já faz 12 anos desde que comecei neste mercado imobiliário, e principalmente pratico diariamente a parte comercial do sistema SAMI. Observo diversas preocupações de profissionais experientes e as dúvidas dos que estão começando neste mercado. Hoje trago para vocês 5 dicas para ser um administrador de imóveis de sucesso:

1 – Faça uma análise cadastral

Cuide de todos os seus clientes, sejam eles os inquilinos ou proprietários: o cadastro é a base das informações tanto sobre locatário quanto sobre locador. É um importante instrumento de apoio à política de negócios da empresa, especialmente na identificação e exploração das potencialidades dos clientes e tem como objetivo fornecer informações suficientes para a tomada de decisões.

Também ofereça os elementos indispensáveis que avaliam entre outras coisas, como a capacidade econômica e financeira tanto do proprietário quanto do inquilino. É um passo extremamente importante, pois é com base nessas informações que define se o inquilino pode realmente arcar com os custos da locação. E também possibilita que a imobiliária tome decisões para oferecer produtos de qualidade que rentabilize, como por exemplo: seguros, antecipação de aluguel, etc.

2 – Realize uma vistoria detalhada

Toda locação começa e termina com uma vistoria, tamanha sua importância. Já vi muitos problemas serem relatados por não ter sido feita uma vistoria de entrada ao imóvel. Por consequência disso, muitos proprietários ficam insatisfeitos com a devolução do imóvel em condições diferentes das esperadas, ou ainda inquilinos questionando pinturas em excelentes condições. Assim, precisam ficar bem claras e objetivas todas as características e condições dos cômodos e seus objetos, e caso seja um imóvel mobiliado a atenção é redobrada para total descrição das informações. Isso com certeza vai proteger não só a sua empresa, mas também o locador e o locatário.

3 – Dê importância a uma assessoria jurídica

Este é um item importantíssimo, pois abrange desde a confecção dos diversos contratos de locação, com cláusulas que defendam claramente os interesses de ambas as partes facilitando a penalização caso haja um descumprimento. Até que seja feita a retomada de um imóvel em casos extremos de despejo.

Quando se trata do dinheiro de terceiros (proprietários e inquilinos) devemos prestar atenção além do normal. Vocês acabaram de se tornar responsáveis por administrar o patrimônio de uma pessoa, e por consequência toda a renda que ela gera. Conheço muitas pessoas que vivem (e muito bem diga-se de passagem) apenas de rendimentos da locação dos seus imóveis, e com isso, escolhem a dedo as administradoras que vão cuidar do seu patrimônio. Para ser claro e objetivo, nenhum proprietário deixará seus imóveis em uma administradora que não tenha uma prestação de serviço de qualidade, e a assessoria jurídica se enquadra entre as principais.

4 – Viabilize o marketing de seus imóveis

Uma coisa eu posso afirmar para vocês: todas as grandes administradoras de imóveis que conheço concentram boa parte do seu investimento em marketing e publicidade.

O nome já deixa claro: visibilidade significa disponibilizar a marca da sua administradora de modo que esteja facilmente visível a seus atuais e futuros clientes. Esse fator é crucial tanto para quem procura uma imobiliária para administrar seu patrimônio, quanto para quem busca um lugar para morar.

A imobiliária é a intermediária entre o locador e o locatário, então o proprietário vai buscar sempre aquela prestadora de serviços que seja conhecida no mercado e que tenha boa exposição, o que é um dos aspectos que facilita a locação. Da mesma maneira, o inquilino busca a administradora de imóvel que tenha boa perceptividade, porque busca entre outras coisas maior variedade. Além disso, se sua administradora estiver gravada na cabeça de seus clientes, estes serão uma excelente fonte de indicação!

5 – Otimização de tempo é a chave do sucesso

Ficar enrolado na burocracia é perda de tempo, e consequentemente, perda de dinheiro – para você e para seus clientes. A administração de imóveis é uma tarefa repetitiva, mas requer muito cuidado e atenção. Se sua imobiliária não possui um software para auxiliar, esses fatores são redobrados, e você vai precisar de uma equipe maior para atender seus clientes.

Com o Sistema SAMI, não tenha dúvida que você terá os melhores recursos disponíveis no mercado para lhe auxiliar neste dia a dia. Desde o controle dos reajustes de alugueis proporcional e inteiro, área do locador e do locatário com demonstrativos de pagamentos, informe de rendimentos, 2 via de boletos e diversos recursos que facilitam o dia a dia do seu cliente, até a vistoria online integrada diretamente no sistema, isso tudo aliado aos 31 anos especialistas no desenvolvimento de sistema para gestão imobiliária.

Compartilhar

QUER RECEBER AS ÚLTIMAS NOVIDADES PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO? INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here