A Hotelaria pós-pandemia

Nos últimos tempos, onde ficar em casa se tornou uma recomendação e estar distante de nossos familiares um ato de amor, ouvimos frequentemente também que nada será como antes.

Essa ideia com certeza se aplicará em todos os aspectos, inclusive no ramo hoteleiro. Esse, que tem sofrido grandes impactos e prejuízos com a pandemia. Segundo um estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o setor perdeu 2,2 bilhões de reais somente na primeira quinzena de março.

Mas então você se pergunta: “O que fazer? Como será esse pós-pandemia?”. Neste post, viemos aqui te mostrar as projeções e algumas soluções do que se espera para o futuro da hotelaria.

A higienização

Esse aspecto já faz parte da nossa rotina e cada vez mais estará presente nela. As recomendações continuarão as mesmas:

  • utilizar álcool em gel;
  • higienizar ambientes com maior circulação de pessoas;
  • além dos objetos que sejam tocados por elas;
  • utilizar máscara;
  • manter uma distância adequada das demais pessoas;

Além de muitas outras atitudes que ouvimos diariamente nos noticiários.

Dessa maneira, nos hotéis o processo será o mesmo. A higienização deverá ser redobrada, para que assim seja possível transmitir segurança aos hóspedes para que então eles voltem.

Em relação aos quartos, as roupas de cama deverão ser lavadas com extrema atenção, além de utilizar água sanitária para limpar o chão e álcool em gel nos objetos e móveis. Essa limpeza deverá ser feita também na portaria e áreas comuns.

É recomendável que constantemente os funcionários higienizem os locais com maior circulação de pessoas e mantenham sempre todo cuidado e atenção.

Os funcionários

Os funcionários deverão SEMPRE utilizar máscaras, luvas e ter roupas e sapatos para troca. Além disso, devem evitar contato próximo entre eles mesmos e os hóspedes, alertando também estes da situação.

Serão eles que estarão ali no dia a dia para controlar o comportamento dos hóspedes e até mesmo o funcionamento das atividades conforme as recomendações. Eles que irão garantir a segurança e proteção dos seus hóspedes.

Os hóspedes

Assim como tudo, os hóspedes também irão mudar. Seus gostos, preferências e prioridades serão diferentes, e os hotéis devem buscar isso.

Um exemplo é a segurança. A partir dessa situação, as pessoas só irão viajar e se alocar em um hotel tendo a certeza de que estarão protegidas lá. Ninguém vai querer arriscar a sua família em um local sem ter certeza de que realmente é seguro.

Atrelado a isso, cada vez mais as pessoas buscarão por acolhimento. Ou seja, vão procurar por um lugar onde se sintam em casa, um ambiente tranquilo e sem multidões. Possivelmente irão buscar por silêncio e conforto.

Dessa forma, será dever do hotel proporcionar esses ambientes diferenciados e criar a confiança dos hóspedes no seu serviço.

Inovação

Como nos demais setores, a inovação tem sido inevitável. Seja no que vão oferecer ou na maneira que irão trabalhar, os hotéis vão precisar mudar seu comportamento.

O monitoramento dos funcionários e hóspedes, como tiragem da temperatura, o uso das máscaras, limpeza do calçado e outros fatores serão coisas indispensáveis.

Além disso, a adaptação das áreas comuns também será importante. As mudanças deverão acontecer em todas elas, sejam nas piscinas, spa, academias, restaurantes. Tudo deverá ser higienizado sempre que os hóspedes passarem por lá, e no ambiente deverá estar indicado o número máximo de pessoas.

O café da manhã, por exemplo, poderá ser servido pelo próprio funcionário e até mesmo com opções à la carte e não mais em buffet. Outra alternativa, é levar o café nos quartos, algo inusitado e que evitará uma circulação desnecessária dos hóspedes. Tal situação, que num futuro nem tão distante, poderá até ser feita por robôs.

E é dessa forma que os hotéis conseguirão atrair possíveis hóspedes: com novas ideias que garantam a sua total segurança!

A tecnologia

Também como nos outros setores, utilizar a tecnologia para oferecer um bom serviço tem sido indispensável nos dias de hoje. Isso fica ainda mais evidente em tempos de pandemia e pós-pandemia, como veremos futuramente.

Em relação aos processos de check-in e check-out, já existem aplicativos utilizados por alguns hotéis, onde o próprio hóspede realiza os procedimentos pelo seu celular, evitando assim, a passagem pela recepção.

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