7 dicas para ter as melhores fotos nas redes sociais do seu Hotel

Nos dias de hoje é inevitável fazer parte deste mundo das redes sociais. E para estar bem situado nele, é essencial saber a melhor forma de expor o seu trabalho e como atrair mais clientes através dessa ferramenta.

A imagem que você causa às pessoas que estão visitando o seu perfil é muito importante. É através dela que você cativa aqueles que ainda não conheceram o seu hotel. Para aqueles que já estiveram por lá, o acompanhamento no seu perfil pode despertar um novo interesse em voltar. Portanto, investir em boas estratégias e tempo para produzir boas imagens é o melhor caminho!

Para facilitar esse processo, preparamos algumas dicas, estratégias que vão ajudar você a alcançar bons resultados, aumentando as suas reservas através das redes sociais. Confira!

1 – Sites e redes sociais

É necessário que você saiba diferenciar as imagens que devem estar no seu site e aquelas que devem ficar nas suas redes sociais.

O site é a sua vitrine, o seu catálogo, ou seja, é onde você deve ter as fotos de todos os seus cômodos e serviços, com detalhes e diversos ângulos.

Já para as redes sociais é diferente: você precisa focar mais nas pessoas e experiências. Procure produzir imagens que atraiam o cliente e transmitam a ele a essência do seu trabalho. Mostre seus espaços de lazer e tudo aquilo que irá produzir boas lembranças para os hóspedes. Procure introduzir os momentos que ele poderá viver lá, e não os seus produtos de fato.

2 – Decoração

Um quesito que você deve levar em conta é a decoração e harmonização do local. Proporcione ambientes agradáveis, iluminados e elegantes. Algo diferenciado que chame a atenção dos futuros hóspedes e deixe-os com vontade de conhecer aqueles ambientes.

Utilize peças de decoração que exponham a sua identidade e que se complementem no decorrer dos cômodos, causando sensação de fluidez. Opte por ambientes sutis, com flores, fotografias e pinturas. Aproveite para fotografar um novo arranjo feito essa semana para decorar a recepção!

Você pode optar também por se adequar ao ambiente que está inserido, isso causa a sensação de pertencer ao lugar. Em locais quentes, cores mais claras e tecidos leves, aromas suaves. Enquanto em locais mais frios, cores escuras e ambientes aconchegantes, com lareiras e tapetes. Não esqueça de registrar essa particularidade do seu hotel, tire uma foto do seu novo objeto de decoração e “jogue nas redes”.

3 – O que fotografar?

Uma boa maneira para escolher quais os melhores lugares e situações para fotografar é acessando as redes sociais e observando os tipos de fotos que seus hóspedes costumam tirar e te marcar. Assim, você poderá descobrir ângulos e ambientes que nunca havia imaginado fotografar!

O segredo é pensar como o seu cliente e procurar agradá-lo. Seja o prato do dia no restaurante, a paisagem vista da janela de um quarto, ou um banho de piscina em família, procure registrar os momentos felizes vivenciados no seu hotel.

Você pode registrar uma decoração especial no quarto, uma toalha dobrada de forma diferente, um serviço diferenciado que você possui. Utilize diferentes ângulos e posições para produzir fotos diferenciadas, transformando algo que parece simples em um atrativo para o seu cliente.

Além disso, você pode fazer fotos da sua equipe e mostrar às pessoas quem vocês são, criando maior proximidade com os seus futuros hóspedes. Assim, ao chegar no hotel, eles já vão saber quem encontrarão por lá e o que cada um deles faz, e vão se sentir mais “em casa”.

4 – Pessoas

Fotografar pessoas torna a foto viva e dá mais credibilidade ao cliente. Ao verem pessoas vivenciando momentos no seu hotel, os futuros hóspedes vão se identificar e querer aquilo para eles também.

Entretanto, o primeiro passo é obter uma permissão escrita de todas as pessoas que irá fotografar, sejam seus funcionários ou seus hóspedes. Isso vai evitar possíveis problemas e confusões pela frente, garantindo tranquilidade nesse processo.

A composição das pessoas nas suas fotos irá variar de acordo com o público-alvo do seu hotel. Caso foque em eventos e reuniões, fotografe as pessoas com roupas sociais, a presença delas nestes eventos, mostre elas usufruindo do buffet requintado que você preparou.

Mas se o seu foco são as famílias e turistas, faça fotos mais descontraídas. Uma boa experiência no spa do hotel, as crianças felizes em um banho de piscina no domingo à tarde, uma família unida no café da manhã, e por aí vai.

Outra ideia legal é mostrar os bastidores do seu hotel, como tudo ocorre por trás das cortinas. Fotografe o chefe da cozinha preparando seu prato especial, as camareiras passando pelos corredores, ou o jardineiro deixando tudo mais bonito lá fora.

O segredo das fotos é a espontaneidade. Sem produção, sem preparação. O momento puro em si, natural, trazendo veracidade às experiências.

5 – Refeições

Nesse quesito é interessante mostrar algo diferenciado. Prepare um café da manhã atrativo. Você pode fotografar o seu buffet, mas também pode montar alguns pratos de sugestões. Mostre um ingrediente novo, uma omelete, ou um chocolate quente, seja criativo!

Fotografe os pratos mais pedidos ou aquele que é exclusivo, os drinks mais populares ou as novidades da semana. Crie um prato novo ou um novo item para o café da manhã e divulgue isso através das suas fotos. Você pode também mostrar os pratos em construção e não somente o resultado final.

Desfrute de tudo que há no seu restaurante e mostre isso ao mundo. Abuse desse recurso para levar até as pessoas o que rola de bom aí no seu hotel.

6 – Stories

Esta ferramenta muito usada atualmente também não pode estar de fora da sua rotina. Como o próprio nome já diz refere-se a “histórias”, ou seja, momentos. Utilize-a então para contar fatos que acabaram de acontecer ou situações que não eram esperadas.

É ideal para registrar o que acontece no dia a dia. Você pode retratar o arco-íris que apareceu depois de um dia de chuva e sol, ou as crianças, que estão rolando na grama do jardim e se divertindo, ou ainda, o cãozinho que apareceu na recepção do hotel. Por que não aproveitar momentos como esses que fazem parte da rotina de qualquer um de nós?

O registro desses momentos gera uma aproximação enorme com os seguidores. As pessoas se identificam com aquelas situações e têm vontade de estar lá para vivenciar aquilo também, gerando maior procura pelo seu hotel.

7 – Diferencial

Algo que está bem em alta hoje em dia é a vida saudável e a qualidade de vida. Portanto, invista nesta onda e faça fotos de situações que o seu hotel pode proporcionar neste sentido.

Você pode criar uma horta coletiva e mostrar os seus pratos sendo feitos com estes ingredientes naturais, cultivados pelos próprios hóspedes. Ou ainda, fotografar um ambiente relaxante, como um dia incrível no spa. Talvez, oferecer sessões de Yoga e meditação para os hóspedes e registrar essas experiências nas redes sociais. As possibilidades são muitas, reinvente-se!

Outra ideia para se destacar nas redes é contar através de uma foto um momento especial vivenciado por algum de seus hóspedes, contar uma história real. Você pode fotografar uma celebração familiar no restaurante do hotel, um par de alianças na cama do quarto ou um vestido de noiva pendurado na janela. Muitos momentos são vivenciados na nossa frente e muitas vezes nem nos damos conta. Compartilhá-los nas redes irá comover as pessoas pela emoção e criar valor a sua marca.

 

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