Como elaborar relatórios realmente eficientes em imobiliárias?

Muitos empresários atingiram o objetivo de ter o seu próprio negócio. No entanto, alguns deles enfrentam o desafio de manter a empresa organizada. De fato, uma organização que não tem processos estruturados pode gerar sérios prejuízos aos seus donos.

Toda a atividade profissional precisa das informações organizadas, com o objetivo de medir seu desempenho e tornando-se mais produtivo. Saber elaborar um bom relatório pode ser a saída para este problema.

Neste artigo, mostraremos como essa atitude pode ajudar na gestão de sua imobiliária e qual é a maneira certa de fazer um relatório. Acompanhe!

Quais são os ganhos de elaborar relatório?

Organizar informações

Esse é um dos principais benefícios de fazer um relatório. Contudo, quando esse processo é feito por meio de um sistema de ERP (software de gestão), ele fica ainda mais estruturado e organizado.

As informações coletadas pelo ERP podem ser disponibilizadas em tabelas, planilhas ou gráficos, e separadas por área da empresa para a visualização de todos os profissionais autorizados. Dessa forma, fica mais fácil tomar uma decisão.

Entregar dados atualizados

Estamos em uma época em que as informações são disponibilizadas em tempo real pela internet. Essa tendência precisa ser incorporada dentro da empresa. E os relatórios gerenciais podem ajudar nisso.

Digamos que a instituição imobiliária está fazendo uma campanha de marketing nas redes sociais para atrair novos clientes. Como saber se ela está sendo bem-sucedida e atingindo o público certo? Os relatórios de desempenho vão apresentar essa informação.

Sendo assim, caso seja percebida a ineficiência dessa campanha publicitária, os dados obtidos em tempo real vão ajudar a empresa a mudar as estratégias, antes que o prejuízo seja maior.

Construir um histórico de dados

Com o tempo, a quantidade de relatórios gerados pelo software ERP vai oferecer um rico acervo de dados preciosos para a empresa. Por que isso é importante? Para entender, retomamos o exemplo da campanha de marketing.

Caso a empresa tenha acertado “os ponteiros” desse projeto, mas não tenha armazenado o erro ocorrido durante a campanha e a solução apresentada, o risco de voltar a cometer o mesmo deslize é muito grande.

Por outro lado, se essa experiência for arquivada, poderá ajudar a companhia a ser ainda mais eficiente na próxima campanha de marketing. Diante das vantagens apresentadas, temos certeza de que você deseja começar a produzir relatórios em sua imobiliária. Quer saber como fazer isso?

Como elaborar um relatório eficiente?

Evite erros

Errar é humano, certo? Porém, essa atitude não pode acontecer durante a confecção de um relatório. Caso ocorra, a estabilidade da empresa pode ser seriamente comprometida.

Imagine que um colaborador, ao lançar os lucros de um período de vendas, coloque um valor muito acima do real. O resultado disso é que a sua imobiliária não conseguirá saber como está a sua saúde financeira. Por isso, é preciso fazer um relatório com muita atenção e revisá-lo minuciosamente.

Seja conciso

Um relatório eficiente precisa ser conciso e direto, ou seja, ter um objetivo claro. Caso ocorra o contrário, a equipe que analisará o material não conseguirá absorver todo esse excesso de dados.

Outro problema de um relatório muito extenso é que pode haver confusão na interpretação deste documento, levando ao gasto de um tempo precioso para a tomada de uma decisão.

Use a tecnologia

Para diminuir o trabalho manual e evitar relatórios não concisos, é muito importante que a empresa use os recursos que a tecnologia oferece. Um deles é o software de gestão.

Essa aplicação virtual integra os dados de todos os setores da imobiliária, cruzando-os e compondo um relatório realista e sem erros.

Sendo assim, faça bons relatórios. Para isso, utilize as ferramentas da tecnologia. Se fizer isso, terá uma empresa mais organizada e lucrativa.

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