Saiba como identificar problemas nos processos empresariais

Nos dias de hoje, é muito arriscado sustentar uma postura avessa à atualização de operações e processos empresariais. O mundo muda, o consumidor muda — por que o seu negócio deveria se manter arraigado às mesmas crenças e rotinas?

Neste post, você vai entender por que é necessário dedicar constante atenção aos processos da empresa. Além disso, também conhecerá algumas ferramentas eficazes para identificar possíveis desvios, tomando medidas para solucioná-los prontamente. Preparado? Vamos lá!

Por que é necessário estar sempre atento aos processos empresariais?

O mundo está em constante evolução. Com o mercado, a situação não é diferente: trata-se de um ambiente altamente volátil e desafiador, diretamente influenciado, por exemplo, por mudanças sociais e tecnológicas que acontecem a todo tempo.

Aos gestores e empreendedores, portanto, cabe a missão de entender as tendências e enxergar de que forma novos comportamentos ou preferências podem interferir na rotina do negócio.

O fato é que alterações na dinâmica do mercado e do consumo precisam ser avaliadas com cautela e seriedade, promovendo os ajustes necessários para que competitividade seja mantida.

Diante disso, a mensagem final é clara: por mais satisfeito que você esteja, no que diz respeito aos seus processos, jamais ignore uma revisão aprofundada deles. Se, por outro lado, você já sentiu a necessidade de mudar operações para ganhar em performance, aja rápido!

O mercado está em constante transformação e sua empresa precisa estar disposta a acompanhá-lo!

Quais as principais ferramentas para identificar problemas?

Agora que você já entendeu a importância de estar sempre atento aos processos empresariais, adequando-os às novas demandas, chegou a hora de conferir um aspecto mais prático à questão: de que forma é possível identificar os problemas com mais rapidez e assertividade?

O segredo reside principalmente em dois fatores complementares: um deles é a constância, significando interesse contínuo na busca pelas melhores práticas. O outro é disposição de aplicar rotinas e ferramentas eficazes na tarefa de desbravar os mistérios do mercado, objetivando aperfeiçoar os processos empresariais. Algumas delas são:

Estabelecer e acompanhar métricas

A definição e a aplicação de métricas são atividades essenciais para possibilitar o pleno controle operacional, assegurando o bom desempenho do negócio. Somente ao acompanhar os indicadores de performance, também chamados de KPIs, é possível construir uma visão estratégica e segura do panorama empresarial.

Utilizar a metodologia 5W2H

O conceito 5W2H baseia-se na formulação de questionamentos para identificar possíveis problemas e suas respectivas causas dentro da empresa. Os 5W refere-se a perguntas básicas como “por quê?” (why), “o quê?” (what), “onde?” (where), “quando?” (when), “quem?” (who). Os 2H dizem respeito a “como?” (how) e “quanto custa?” (how much).

A sequência de indagações permite que haja uma avaliação consistente a respeito da rotina da organização, uma vez que investiga em profundidade os padrões adotados — podendo, inclusive, ocasionar mudanças expressivas na forma de conduzir rotinas e procedimentos da imobiliária.

Eliminar burocracias excessivas

A burocracia, quando em quantidade adequada, é geralmente necessária ao bom andamento operacional. Enquanto gestor, porém, certifique-se de rever processos e de eliminar empecilhos desnecessários que podem travar sua operação.

Ao revê-los com critério e acuidade, você certamente enxergará novas possibilidades para agregar agilidade à rotina da sua imobiliária, aumentando a produtividade e maximizando os resultados do negócio.

Priorizar a satisfação do cliente

Mais do que assumir que o cliente tem sempre razão, é preciso viver a máxima de valorizá-lo de forma constante. A prioridade da sua empresa deve ser a de satisfazer as necessidades do consumidor, buscando sempre superar as expectativas dele.

Os processos empresariais da sua imobiliária precisam estar alinhados de forma a potencializar a experiência de consumo. Lembre-se sempre: todas as suas operações devem servir aos anseios do seu público. Faça os ajustes e as atualizações necessárias para atender a esse propósito com excelência!

Achou que o conteúdo é relevante ao seu cotidiano de negócios? Então curta nossa fanpage e fique sempre por dentro das novidades.

Compartilhar

QUER RECEBER AS ÚLTIMAS NOVIDADES PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO? INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here