Plano de contas, qual a importância para sua administradora?

Olá! Tudo bem? Preparamos um post especial para você, vamos falar um pouco sobre a importância do plano de contas para a sua administradora, como ele pode ajudar no gerenciamento das movimentações financeiras da empresa. 

Toda as administradoras devem trabalhar com o plano de contas bem elaborado, mas que seja simples. 

O plano de contas serve para nortear a gestão do negócio, facilitar a tomada de decisões, reunir todas as informações das contas, para mais tarde fazer a contabilidade. 

No entanto, cada empresa tem suas especificidades, ele deve ser elaborado dentro de cada uma delas com as suas peculiaridades, pois vai servir de sustentação de toda a gestão financeira. 

Vamos conhecer mais um pouco sobre o plano de contas? Boa leitura!

Para que serve um plano de contas?

Bom, no parágrafo anterior explicamos brevemente o que faz um plano de contas bem organizado, aprofundando um pouco, podemos dizer que nele contém todas as informações necessárias que servem como base para fazer os lançamentos das movimentações financeiras da administradora, entre elas, as receitas e despesas.

O plano de contas é fundamental na hora de conferir os relatórios gerenciais, para observar cada parte que compõem as demonstrações contábeis e o balanço patrimonial.

Não podemos negar que um bom plano de contas auxilia na tomada de decisões, pois nele você consegue visualizar números de operações. 

Mas, o que compõem o plano de contas?

Você deve estar se perguntando, o que afinal, compõem um bom plano de contas? Agora vamos descrever alguns itens que fazem parte e que são necessários para uma boa organização do plano de contas.

A divisão do plano de contas é feita em grupos, títulos e subcontas para suas respectivas classificações. 

Ativo: o ativo da empresa corresponde aos bens e direitos que ela possui, e que podem ser convertidos em dinheiro, simplificando, é a parte positiva do balanço patrimonial.

Podemos citar como exemplo, os imóveis, equipamentos, investimentos. Indo além neste conceito, ativo é um recurso disponível para a administradora fruto de eventos passados e que através desse, almejamos futuros benefícios econômicos.

Passivo: em uma linguagem mais simples, passivo são as contas a pagar da administradora, ou seja, as despesas. Tudo que a empresa tem despesas, se encontra aqui no passivo, como por exemplo: pagamento de tributos.

Receitas: são os valores que a administradora tem para receber. Esses valores são devidos aos serviços prestados, ou a venda de produtos, ganho de juros pode entrar também como uma receita.

Despesas: são os valores gastos pela empresa para obter as suas receitas. Salários pagos em troca da mão de obra que vai gerar as receitas da administradora, assistência médica, serviços de terceiros, e tantos outros. 

Plano de contas não pode ter erros

Bom, o plano de contas tem por objetivo fazer uma padronização das contas, organizando-as, para que na hora da contabilidade fazer os relatórios fiscais, o processo seja feito de uma forma simplificada, com o intuito de evitar desperdício de tempo e de recursos.

No entanto, pode ocorrer falhas, que poderão prejudicar todo o entendimento na hora que for gerado esses documentos necessários para fechar a contabilidade correta. 

Para que, seja evitado esses erros, é preciso separar as contas nas categorias que elas pertencem. 

Existem dois conceitos que normalmente são confundidos na hora de classificar as contas, são eles: Custos e Despesas. 

Vamos relembrar seus conceitos?

Custos: é classificado como um gasto que impacta na capacidade de produção, por exemplo: mão de obra de produção, energia elétrica, dentre outros.

Despesas: é um gasto também, mas ela não afeta diretamente na capacidade da produção, mas são essenciais para o funcionamento da empresa. 

Podemos concluir que fazer um plano de contas é essencial para a sua empresa, pois vai facilitar todo o trabalho das pessoas que fazem a contabilidade, precisa ter clareza na identificação de todas as movimentações financeiras. 

Quer saber mais sobre como otimizar a contabilidade na sua administradora? Temos mais post que podem tirar todas as suas dúvidas sobre a Contabilidade Gerencial. 

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe nosso blog para ter acesso a muitas informações importantes para a sua administradora. 

Compartilhar

QUER RECEBER AS ÚLTIMAS NOVIDADES PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO? INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER