PIX – Um novo conceito de transações bancárias

PIX - Um novo conceito de transações bancárias

Como todos sabem o mundo está passando por várias transformações tecnológicas, e esta semana foi anunciada aqui no Brasil uma marca criada pelo Branco Central que promete revolucionar a forma como as pessoas fazem seus pagamentos, PIX, um recurso que fica disponível 24 horas por dia, sete dias por semana e em todos os dias do ano. 

Você sabe o que é Pix? 

Podemos citar como exemplo as TEDs e DOC, que já aparecem como opção em aplicativos para fazer transferência de valores, a Pix vai aparecer como mais uma alternativa para este serviço. 

Vantagens que o Pix oferece

 Através do Pix os usuários poderão fazer transferências diretamente da sua conta para a conta do usuário recebedor, este procedimento dispensa a necessidade de intermediários, como resultado teremos custos menores nestas transações. 

Além desta vantagem, com o Pix as pessoas e as empresas poderão fazer pagamentos e transferências instantaneamente, em menos de 10 segundos e para facilitar ainda mais, apenas usando os aplicativos de celular.

Podemos enumerar mais algumas vantagens que o Pix vai oferecer aos usuários: 

  • Transferências de valores a qualquer hora do dia ou da semana, inclusive finais de semana.
  • Permite ao recebedor ter o valor na hora;
  • Disponibilizar serviços financeiros com custo mais baixo;
  • Permitir que o pagador tenha o serviço prestado mais rápido, um exemplo que acontece muito é o corte de telefone, feito o pagamento, cai na hora na conta da prestadora, e o serviço pode ser liberado imediatamente, sem ter que esperar muito tempo para a confirmação do pagamento, neste ângulo podemos perceber que vai diminuir a burocracia. 
  • Promover a inclusão financeira;
  • Aumento da competitividade de mercado;
  • Vai possibilitar o nascimento de novos modelos de negócios;
  • Aumento da segurança;

As transações bancárias feitas são seguras?

Acreditamos que a maioria das pessoas questiona a segurança das transações por meio do Pix, no entanto, ele foi desenhado desde o princípio priorizando em primeiro lugar a segurança no combate às fraudes e lavagem de dinheiro. Os estudiosos afirmam que vai diminuir a incidência destes crimes, pois ficará tudo registrado sem a circulação da moeda física. Acompanhamos diariamente as operações policiais que deflagram estes tipos de crimes, em todos são apreendidos muito dinheiro em espécie.

Frisando ainda sobre a confiabilidade, às transações ocorrerão por meio de mensagens assinadas de maneira digital, criptografadas, em uma rede protegida separadas da internet. Temos a Lei Complementar n° 105 que regulamenta o sigilo bancário, protegendo as TEDs e DOCs, teremos mais uma lei que entrará em vigor, a Lei Geral de Proteção de Dados.

Não podendo deixar de lado alguns cuidados que devem ser tomados para que a segurança que ele oferece seja de fato efetiva, tais como:

  • Acessar somente canais oficiais;
  • Não inserir senhas e dados sensíveis fora dos canais oficiais que você tenha conta;
  • Usar a autenticação em duas etapas, você recebe um código de validação no seu celular para efetivar a transação;
  • Usar o ambiente logado da sua instituição. 

Essa transformação do sistema de pagamentos instantâneos é a nível mundial, China já fez testes, a adoção da versão digital da moeda europeia também estará em breve no mercado. Citamos apenas alguns países, mas diversos BC estão explorando, os riscos, benefícios de fazê-lo. 

Acompanhe nosso blog e fique por dentro das novidades da era digital.

QUER RECEBER AS ÚLTIMAS NOVIDADES PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO? INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER