7 passos para uma gestão de imóveis eficiente

A gestão de uma imobiliária, em seu cotidiano, precisa de atenção minuciosa para todos os aspectos. Por menores que sejam, para que os fluxos das rotinas e processos que envolvem sua administração funcionem sem entraves, fazendo as tarefas serem realizadas de forma simplificada, evitando acúmulos, retrabalhos e serviços burocráticos que sobrecarregam gestores e colaboradores da empresa.

Neste contexto são apontados 7 passos para uma gestão de imóveis mais eficiente a fim de auxiliar imobiliárias a destacarem-se, com práticas que auxiliarão a otimizar seus resultados. Confira!

1° Passo: Organização de rotinas e processos diários

A boa distribuição e organização de rotinas e processos diários realizados pelos gestores e colaboradores é o primeiro passo para uma gestão de imóveis eficiente.

É preciso evitar que hajam gargalos nas tarefas realizadas pela equipe nas tarefas do cotidiano, pois isso, evita atrasos nas rotina, torna o trabalho árduo e sobrecarregam as pessoas, fazendo com que o ambiente da empresa fique mais leve e o trabalho tenha um rendimento acima da expectativa, elevando os resultados de cada um dos departamentos e trazendo satisfação aos colaboradores.

2° Passo: Equipe motivada e comprometida

As pessoas são um dos ativos mais importantes de uma empresa e manter uma equipe motivada e comprometida significa ter pessoas em seu time que trabalharão com paixão e dedicação.

Independente de quanto tempo sua empresa está no mercado, um ponto importante é a escolha das pessoas que farão parte de sua equipe em um processo seletivo em que deve ser avaliado não somente a experiência, mas seus conhecimentos, habilidades e atitudes, além de uma boa formação.

Estas pessoas que serão seus colaboradores e gestores são os clientes internos que devem ser motivados e ter um bom relacionamento, visando o desenvolvimento do comprometimento necessário para um bom atendimento aos clientes externos da imobiliária e a execução de tarefas, rotinas e cumprimento de prazos.

3° Passo: Atenda bem seus clientes

O foco principal de qualquer empresa, seja ela uma imobiliária ou não, é o cliente. Tão difícil quanto conquistar é manter e fidelizar os clientes que precisam receber um bom atendimento e ter suas necessidades atendidas.

Os colaboradores serão responsáveis pela construção de relacionamentos duráveis, mesmo que isso exija muita dedicação e paciência para conquistar todo o tipo de cliente que são pessoas e tem suas expectativas quanto a um serviço bem prestado com clareza e simplicidade, que é o esperado de qualquer empresa.

4° Passo: Cumpra seus prazos

Toda a empresa tem seus prazos e em uma imobiliária isto não é diferente. Estes prazos devem ser controlados e cumpridos a risca, pois o ônus de não cumpri-los são multas, encargos e principalmente a insatisfação de clientes e a perda de sua confiança, que uma vez perdida, dificilmente é reconquistada.

Por isso, observe prazos de recolhimento de impostos, envio de cobranças, repasses a proprietários, entregas de declarações e todo tipo de obrigações, cada vez mais presentes nas rotinas das empresas e que requerem toda a atenção e comprometimento em seu cumprimento por parte de seus colaboradores, diretores e gestores, cada vez mais empenhados em tornar o negócio mais eficiente e lucrativo.

5° Passo: Boa gestão financeira

Para que o negócio tenha uma lucratividade cada vez maior e resultados mais significativos, uma boa gestão financeira em uma empresa imobiliária, passa por diversos pontos como contas a pagar e a receber, fluxo de caixa, pagamentos de impostos e suas retenções, repasses a proprietários, dentre outros.

O controle de todos estes compromissos que envolvem o financeiro da imobiliária que, diante do volume que se dá, diante de um crescimento, faz necessário o uso de uma ferramenta, como um software de gestão, que auxilie e automatize cada um dos pontos.

Um bom sistema de gestão imobiliária contribui para  que não se deixe de cobrar encargos, que devem ser cobrados para custear despesas, inclusive de terceiros, para que não se deixe de cumprir com os pagamentos de impostos, ou deixar de repassá-los, ou fazer de forma errada o pagamento a um cliente da imobiliária, o que compromete a imagem da organização e onera os custos de sua operação e pode, se feito de forma errada, reduzir o desempenho financeiro da empresa.

6° Passo: Análise frequente de resultados

A gestão financeira da imobiliária é um desafio para seus diretores e gestores, além de envolver todos os itens tratados no passo anterior, passa também por uma análise frequente dos resultados apresentados pela empresa, para identificar qualquer queda de desempenho e corrigir com brevidade qualquer resultado negativo.

A previsão da entrada de receitas, principalmente pelo departamento de vendas que apresentam altos e baixos, em períodos sazonais e varia de acordo com o cenário econômico, é um ponto que deve ser analisado frequentemente, definindo metas e buscando alcançá-las e analisando o desempenho destas vendas frequentemente.

A inadimplência da imobiliária é outro ponto que deve ser bem acompanhada, tendo um departamento de cobrança ativo, para que este não seja um indicador negativo.

Desta forma, diversos indicadores devem ser analisados para que a saúde financeira do negócio esteja sempre bem, controlando o desempenho dos setores de locações, administração de condomínios e vendas, para que a empresa tenha crescimento.

7° Passo: Utilização de um Software de gestão adequado

Para auxiliar numa gestão eficiente do negócio e alavancar os passos para o crescimento da imobiliária, a utilização de um software de gestão adequado é indispensável para aperfeiçoar a organização das rotinas diárias da imobiliária.

Veja alguns dos pontos em que um sistema pode contribuir:

  • Obtenção de informações rapidamente;
  • Melhora o atendimento dos seus clientes;
  • Controle dos prazos que devem ser cumpridos;
  • Auxilia na gestão financeira;
  • Fornecimento e demonstração de informações em forma de relatórios e dashboards, com dados que sirvam de apoio para os diretores e gestores do negócio;
  • Apresentação de dados para uma análise de resultados em tempo real que os auxiliem em tomadas rápidas de decisão que vão ser cruciais para a boa gestão da empresa.

Dentro destas características se enquadra o SAMI ERP++ um sistema ERP completo, que auxilia na gestão de todos os departamentos da empresa, com ferramentas, funcionalidades que serão de extrema importância e com o tempo indispensável para gestão de sua imobiliária.

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