Controle estratégico na organização de sua administradora

Estamos vivendo uma grande expansão do mercado imobiliário em nosso país, algumas das características deste setor que saem em destaque, é a concorrência e todas as classes sociais dão prioridade para o investimento em imóveis, todos necessitam de um lugar para morar. 

Baseado neste cenário, as empresas deste segmento estão investindo mais em ações que possam melhorar a sua gestão interna, para um melhor atendimento á este público diversificado.  

Neste artigo daremos algumas dicas estratégicas para otimizar a sua gestão imobiliária, confira. 

O que é Gestão Imobiliária?

Podemos definir Gestão imobiliária como um conjunto de procedimentos que devem ser observados para manter a saúde do financeiro da imobiliária, a organização, a padronização de procedimentos, sempre visando o crescimento da empresa. 

Colocando em prática estes pilares básicos, é possível gerenciar de forma mais efetiva as oportunidades que o mercado oferece. 

Quais os caminhos para gerenciar de forma mais efetiva?

Podemos começar este assunto citando um grande autor William Edwards Deming, foi um estatístico, professor universitário, autor, amplamente reconhecido pela melhoria dos processos produtivos nos Estados Unidos. 

Deming defende a idéia de que a empresa é constituída por elementos individuais mas que devem ser observados amplamente, constituindo a empresa como um todo.

Para ele o conceito de qualidade abrange um produto ou um serviço que satisfaça às necessidades do cliente de forma segura em tempo hábil. Nesse contexto é de grande importância mapear todo o processo, quanto mais cedo a imobiliária profissionalizar  a gestão, mais cedo terá resultados positivos e maior controle da qualidade. 

Para ajudar neste processo, temos a disposição um livro chamado BPM Para Todos, traduzindo a sigla BPM temos:  Business Process Management, que em português significa Gerenciamento de Processo de Negócio.

Mas, afinal, o que é BPM?

BPM é uma forma de mapear os processos individuais que facilite o gerenciamento dentro e fora da empresa, visualizando como um todo, podendo, desta maneira otimizar, melhorar a tomada de decisões, tornando a empresa mais competitiva no mercado, resumindo, a empresa torna-se organizada. 

BPM ajuda na melhoria contínua dos processos gerenciais, na abordagem multidisciplinar, que modela, simula, executa, monitora e melhora os processos de negócios empresariais. Essa metodologia ajuda a traçar objetivos de forma estratégica fazendo que a organização chegue a um determinado resultado.

Existem diversos passos para a aplicação do BPM, mas aqui vou explanar apenas alguns passos, aqueles considerados de maior relevância organizacional. 

Planejamento: este passo é muito importante, pois é aqui que definimos as metas, as decisões a serem tomadas, quais recursos vamos utilizar sempre objetivando o sucesso das ações.

Modelagem: nesta etapa definimos o modelo de negócio, a partir da criação deste modelo é que conseguiremos visualizar as mudanças, compreender melhor o cenário que queremos modificar e onde queremos chegar com as modificações desejadas.

Execução: como o nome já diz, é a fase que vai ser executado o novo processo, vai ser colocado em prática todo o planejamento que foi feito até agora. A pessoa responsável, ou seja, o gestor, vai utilizar toda a sua experiência para colocar em prática essa execução, no decorrer da execução vai ser possível verificar se as mudanças realmente funcionam e melhoram o processo. 

Controle: após ser colocado em prática os novos objetivos, utilizamos o controle para monitorar o processo de desenvolvimento e desta maneira programar os próximos passos, corrigindo as falhas que possam existir.

Otimização:  depois de ter colocado em prática o planejamento, o modelo a seguir, executado, o controle, na otimização temos um panorama geral de todo este processo, criando um ciclo, novas melhorias que devem ser colocadas na pauta, realizando novamente estes passos.

Quais os benefícios do BPM?

 Dentre tantos benefícios, podemos citar alguns, como a melhora do desempenho das tarefas realizadas, sempre otimizando o tempo e garantindo que a empresa estará entregando 100% da sua capacidade operacional, satisfazendo e superando as expectativas dos clientes. 

Não deixando de observar que, quanto mais aperfeiçoado o processo, maior economia de recursos ocorre para a empresa, o tempo é investido com maior inteligência, a equipe trabalhando em sintonia faz com que todo o procedimento adotado seja eficiente, sintetizando, tudo fluirá melhor.

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