Inadimplência – Saiba como os lembretes de e-mail podem ajudar sua administradora!

A inadimplência é um problema que afeta a todos os setores da economia, entre eles o ramo imobiliário. Em tempos de crise é comum o aumento do número de inquilinos ou condôminos que atrasam o pagamento dos seus boletos, tornando-se um pesadelo para as imobiliárias.

Quanto mais clientes devedores em sua carteira, maior será a possibilidade de prejuízo, além de comprometer também os resultados financeiros da empresa.

Contudo, existem no mercado, ferramentas que possibilitam as imobiliárias a tomar todos os cuidados, para que seu índice de inadimplência seja o menor possível. Um exemplo são os lembretes automáticos de vencimento de boletos.

Para ajudar a superar este momento, preparamos algumas práticas que vão ajudar sua imobiliária a reduzir a taxa de inadimplência e manter sua cobrança de atraso sob controle.

Boletos mais acessíveis

A tecnologia mudou o comportamento dos consumidores, tornando-os muito mais exigentes. Para atender as necessidades dos seus clientes, as imobiliárias cada fez buscam mais soluções para satisfazê-los.

Os clientes querem decidir como, onde e quando querem emitir os seus boletos, por isso, a segunda via do boleto precisa estar sempre a disposição dos seus inquilinos para quando eles decidam pagá-lo.

2º via de boleto no site: para facilitar o dia a dia do seu inquilino, disponibilize no seu site da sua imobiliária uma área exclusiva para o cliente, onde ele possa se logar de forma simples, rápida e prática e sempre com segurança total.  Basta o cliente acessar com sua senha para poder emitir a 2º via do boleto bancário para pagamento de aluguel em qualquer rede bancária, no momento que lhe for mais apropriado.

Boletos por e-mail: encaminhar o boleto por e-mail também é uma forma de evitar atrasos no pagamento dos alugueis, já que o locatário pode acessá-lo de onde estiver, seja do trabalho ou em casa, não importa o horário.

Lembretes das datas de vencimento

Disparar e-mails para lembrar seus locatários ou condôminos da data de vencimento do boleto é uma excelente estratégia para combater o aumento do número de inadimplentes. Além de ser uma opção simples e barata.

Além disso, já existe no mercado softwares de gestão financeira que fazem o envio destes lembretes de forma automática, como o SAMI ERP++.

Adote na sua imobiliaria uma régua de cobrança, que dispara lembretes das datas de vencimento dos boletos e ganhe uma importante aliada na sua empresa.

No caso do SAMI ERP ++, o aviso é efetuado 10, 5, 3 e 1 dias antes do vencimento. Caso o boleto seja quitado entre um e outro, os e-mails deixam de ser enviados.

Esta rotina lembra seus locatários que tem um pagamento para os próximos dias, tornando sua cobrança pró-ativa e diminuindo sua taxa de inadimplência.

Comprovantes de pagamentos

Outro recurso aliado do setor financeiro de uma imobiliária são os disparos automáticos dos comprovantes de pagamento. 

Implementar seu uso na rotina do setor de cobrança ajudam a garantir a efetivação do pagamento realizado pelo cliente. 

além é claro, de mostrar mais profissionalismo e ganhar mais confiabilidade nos processos desempenhados pela administradora. 

Avisos de atraso

Em caso de inadimplência, sua imobiliária precisa estar preparada para poder fazer contato de forma rápida com seu cliente e informá-lo sobre o atraso no pagamento.

Quanto maior o tempo do atraso, maior será a incidência de juros e multa. Consequentemente, maior a dificuldade de renegociar a dívida.

Através de um sistema ERP  como o Sami ERP++, você tem a disposição da sua administradora recursos como envio de SMS, e-mails ou carta de atraso informando o dia do vencimento e os valores em aberto.

Este ferramenta permite criar várias estratégias de cobrança, pois é possível configurar vários modelos de cartas personalizadas, para serem disparadas de acordo com a quantidade de dias de atraso dos boletos. Estes modelos podem ser de um simples lembrete, sobre a não identificação do pagamento do boleto até um envio da dívida para cobrança judicial. 

Emita diariamente relatórios atualizados com os valores de multa, juros e correção monetária do atraso e torne o setor de cobrança da sua imobiliária num setor moderno e eficiente, com os processos automatizados.

Acordos

Sua imobiliária esta preparada para negociar as dividas em caso de uma grande inadimplência por parte do locatário?

Uma das grandes facilidades na hora de fazer contato com os inquilinos para renegociar os atrasos é ter a disposição no seu sistema de gestão imobiliária a emissão de acordos.

Mostre que sua administradora está disponível para auxiliar os locatários, parcelando seus débitos junto a imobiliária.

Com o Sami ERP++, você tem a possibilidade de emitir doc’s extras deste acordo, incluir custas judiciais, honorários e já automatizar os valores que serão repassados direto para administradora e para o proprietário.

Desta forma, é possível evitar um desgaste maior, que pode levar a uma ação de despejo  e com isso, mantem sua inadimplência de forma controlada.

Em tempo de crise saber administrar sua carteira de imóveis de forma inteligente e evitar inadimplência é um trunfo poderoso para o sucesso financeiro da organização.

Todas estas dicas acima ajudam a controlar e reduzir a inadimplência na sua imobiliária. Todos estes recursos estão disponíveis no único sistema ERP  do mercado imobiliária, o SAMI ERP++.

Fale com um de nossos consultores  e desfrute de todas estas vantagens na sua imobiliária!

QUER RECEBER AS ÚLTIMAS NOVIDADES PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO? INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

39 COMENTÁRIOS

Comments are closed.