Carta de cobrança: mantenha seu financeiro em dia!

A carta de cobrança é uma estratégia muito utilizada para manter seu financeiro em dia, com ela você pode cuidar dos inadimplentes sem precisar recorrer a outras alternativas. 

A carta de cobrança é uma ferramenta muito útil, eficiente e com baixo custo para a gestão imobiliária.

Quer saber mais sobre este assunto, então siga na leitura deste post, para aprender a elaborar uma boa carta de cobrança e manter as cobranças em dia.

Boa leitura!

O que é uma carta de cobrança? 

A carta de cobrança é uma ferramenta de cobrança extrajudicial, para a negociação de dívidas, não envolve o judiciário, mas tem valor jurídico.

A carta de cobrança é um assunto delicado por se tratar de cobrança de dívidas, cada empresa pode escolher qual o modelo que se adequa melhor, pode ser um SMS, até um e-mail.  

Atualmente, já existem no mercado alguns softwares que fazem os disparos automaticamente, através de uma régua de cobrança.

Como funciona a carta de cobrança?

Antes de mais nada, existem algumas regras que são exigidas pelo Código de Defesa do Consumidor, para a elaboração deste documento.

A escrita deve ser bem objetiva, e é obrigatório ter algumas informações:

  • Nome do cliente;
  • Endereço;
  • CPF ou CNPJ,
  • Informações sobre a dívida, como o saldo total, o valor do aluguel, valor das taxas, de multa, de juros, o contato para regularização e o prazo para que seja feita amortização. 

Quem recebe?

Todos os clientes inadimplentes devem receber, para serem informados da real situação da sua dívida.

Caso hajam fiadores nos contratos de locação inadimplentes, estes também podem receber a carta, para ficarem a par da divida, já que foi o nome e os bens deles que foram dados como garantia locatícia.

Os proprietários também podem receber uma carta, mas como aviso sobre o atraso do pagamento do aluguel do seu imóvel.

Negociar é sempre a melhor opção para deixar seu caixa em dia, antes de recorrer a outras formas de cobrança.

O que é importante levar em consideração ao elaborar uma carta de cobrança?

A carta de cobrança é importante para reverter casos de inadimplência, mas é preciso ter cuidado ao elaborar, quais as palavras que podem ser usadas, qual o momento do contato, as informações claras e objetivas.

Cuidado com as palavras usadas, use palavras amigáveis sem tom de ameaça, sempre deixando claro que a empresa deseja deixar em dia a dívida.

O momento de envio da carta é importante. De acordo com o tempo de atraso, podem ser criados modelos diferentes de textos de cobrança, que vão de um simples lembrete sobre o vencimento do boleto até a envio da cobrança para o jurídico, com possibilidade de abertura de uma ação de despejo.

Crie estratégias para combater a inadimplência da sua imobiliária e nunca se esqueça de reforçar as obrigações assumidas entre ambas as partes no contrato de locação, que as informações são importantes e de manter um layout limpo e que chame atenção do cliente.

Gostou desse conteúdo? Como é a carta de cobrança da sua empresa? Conte para nós! 

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