7 dicas para aumentar a produtividade da sua imobiliária

O aumento da produtividade é uma busca constante de todos os gestores, independente do ramo de atuação, no ramo imobiliário não é diferente. Conseguir manter uma equipe de funcionários produtiva e motivada é um grande desafio para qualquer pessoa que ocupa um cargo de liderança numa empresa.

Em função disso, o mercado está sempre em busca de novas dicas que ajudem a promover este aumento de produtividade, sem que os funcionários se sintam pressionados ou estressados, conseguindo resultados mais eficientes no dia a dia.

Sabendo disso, preparamos sete dicas para ajudá-lo a ter mais produtividade na sua gestão imobiliária, confira!

1 – Reconhecimento da equipe

A produtividade de uma empresa começa quando os supervisores tratam seus colegas de trabalho com respeito e educação. Os resultados de uma empresa só são alcançados através e com as pessoas. Entender isso, é o primeiro passo para se obter sucesso numa empresa.

Saber se colocar no lugar de cada um faz parte das competências de um bom líder.  É preciso compreender que todos tem vida pessoal e que em alguns momentos, ocorrências emocionais podem afetar o desempenho do colaborador.

Reconheça as qualidades dos colaboradores, evite dar feedbacks negativos na frente dos demais colegas. Apoie, incentive, valorize o trabalho de cada membro da sua equipe para aspirar a construção de uma cultura positiva e motivacional na sua imobiliária.

2 – Localizar falhas

Quando se fala em aumentar a produtividade da empresa é necessário se descobrir onde podem estar havendo falhas nos processos para corrigi-los. Analise relatórios para identificar desperdícios de dinheiro ou perdas de oportunidades para faturar ainda mais.

Exija da sua equipe que registre no sistema todos os dados, evitando planilhas paralelas, para evitar duplicidade de tempo num único processo. Mostre os valores cobrados pelo banco com taxas, por estarem sendo registrados em duplicidade os boletos que foram encaminhados para o banco sem serem conferidos antes. Pequenas atitudes no dia a dia evitam que o lucro da imobiliária não seja desperdiçado e que a equipe não fique sobrecarregada com o trabalho.

3 – Invista no ambiente de trabalho

Para um trabalho eficiente é preciso que o local de trabalho seja propício para isso. Invista em equipamentos eficientes e em cadeiras adequadas. As pessoas precisam estar confortáveis e ter recursos que ajudem a aumentar seu rendimento.

Mantenha um ambiente limpo, organizado, com menos papelada e caixas amontoadas pelos cantos. Sabemos que uma imobiliária exige muita papelada, são muitas contas e demonstrativos de proprietários para serem conferidos, por isso, o uso de um software, como o Sami, que proporcione o escaneamento de todos os documentos ajuda a manter tudo arquivado de forma organizada e limpa.

Defina a rotina de trabalho de cada um, para que haja eficiência na realização da tarefa e duplicidade de tarefas. Departamentalizar a imobiliária ajuda a distribuir responsabilidades.

4 – Interação com clientes

Num mercado tão acirrado como o imobiliário, qualquer diferencial da sua empresa pode ser determinante no fechamento de uma nova venda de imóvel. Sendo assim, um dos pontos de destaques é a relação com o cliente, que pode se distinguir da concorrência pela agilidade no atendimento, que vai deste uma resposta rápida a um cliente interessado em um imóvel a uma ocorrência registrada num condomínio.

Para ajudar sua equipe neste processo, busque ferramentas tecnológicas que permitam esta interação com seus clientes, como o uso de chat no seu site, aplicativos online que permitam a comunicação instantânea com seus inquilinos, proprietários e condôminos ou o uso de um CRM para controle de contatos, dando seguimentação a toda comunicação com seus clientes.

5 – Investir em capacitação dos colaboradores

Invista no seu colaborador, afinal, é ele quem traz produtividade para sua empresa. Incentive ele a estudar e buscar aperfeiçoamento na área de atuação. Sabemos que muitas vezes os cursos são caros e o orçamento da empresa é limitado para esta finalidade, mas não deixe de investir nesta dica.

Busque empresas do setor, pergunte se eles não oferecem treinamentos ou consultorias do sistema, para sua imobiliária. Convide o contador da sua empresa para falar sobre nota fiscal e arrecadação de tributos. Solicite que o seu corretor de seguros faça uma palestra sobre os seguros imobiliários. Seu amigo do banco pode falar para sua equipe sobre cobrança registrada. Incentive a leitura, trazendo livros para imobiliária e deixe a disposição dos colaboradores.  Estas são opções simples e com baixo custo para empresa e tenha certeza, o resultado vai surpreender.

Quando as pessoas têm o conhecimento elas conseguem argumentar com mais facilidade com seus clientes e convencê-los a manter a cobrança do seguro conteúdo no boleto, por exemplo, porque sabem quais as vantagens que este seguro apresenta.

6 – Estratégia da empresa

Quando o estresse do local do trabalho começa a afetar a produtividade do funcionário, este começa a se desengajar e muitas vezes até se desliga da empresa. Sendo assim, é preciso usar de incentivos para que seus colaboradores voltem a ter interesse e motivação.

Engajar a equipe nas estratégias do negócio é um dos artifícios para manter a produtividade da empresa. Segundo pesquisas, funcionários engajados instigam a inovação e se sentem mais comprometidos com seus empregadores. Repense as estratégias, converse com sua equipe e definam juntos as metas. Coloque seus objetivos e escute a opinião deles, de como poderão atuar juntos no dia a dia para a atingir as metas traçadas.

7 – Ferramentas modernas para aumentar a produtividade

Adote ferramentas tecnológicas na sua imobiliária que facilitem o trabalho da equipe. Qualquer gestor que deseja ter mais eficiência na sua rotina não pode abrir mão destes recursos.

O uso de um software de gestão e de aplicativos online agiliza a rotina de trabalho e evita o desperdício de tempo em processos diários. Um sistema ERP, como o Sami ERP++, é possível automatizar diversos processos que automatize ajuda os funcionários a produzir mais, pois não precisam estar se preocupando em mandar uma carta de cobrança para um inquilino, por exemplo, pois o sistema faz o processo sozinho. Não precisam estar gerando arquivos para o site, pois tudo é integrado em tempo real.

E aí, gostou das nossas dicas? Aproveite e conheça um pouco mais do Sami e como ele pode ajudar sua equipe a aumentar a produtividade da sua imobiliária.

QUER RECEBER AS ÚLTIMAS NOVIDADES PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO? INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

4 COMENTÁRIOS

Comments are closed.