6 dicas para manter a organização contábil financeira da sua Administradora

A organização contábil financeira é o suporte para um negócio de sucesso. Por melhores ideias que surjam, nenhuma empresa se sustenta por longo tempo sem um controle financeiro.

Contar com uma contabilidade em dia contribui para minimizar rotinas e obrigações financeiras, como o pagamento de tributos, por exemplo. Segundo informações do IBGE, 95% das empresas no Brasil pagam impostos indevidos, devido à falta de controle contábil e a complexidade da legislação.

Sabendo da sua importância e contribuição para uma gestão eficiente, reunimos neste post algumas dicas que vão ajudar a manter impecável a contabilidade financeira da sua Administradora.

1 – Organização de dados

Não conhecer os dados de sua empresa é como trabalhar no escuro, sem saber quais decisões tomar diante de desafios impostos pelo mercado.

A organização dos dados contábeis possibilita que os gestores analisem o cenário atual da companhia, garantindo mais eficiência, segurança, otimização de tempo e praticidade na sua rotina diária.

Adotar uma organização contábil deve ser uma prática rotineira na empresa. Entre as principais ações a serem aplicadas podemos destacar:

·         Manter sempre atualizadas as movimentações de entradas e saídas e o fluxo de caixa;

·         Efetuar o fechamento do balanço diário para poder saber exatamente a real situação do negócio e se houver algo errado será mais fácil corrigir, antes que gere um problema ainda maior.

2 – Capital de giro

O capital de giro de uma empresa nada mais é do que a diferença entre os recursos financeiros e as contas a pagar. Ou seja, trata-se da quantidade de dinheiro que uma empresa necessita para cumprir com suas obrigações financeiras.

Estes recursos financeiros podem estar concentrados no caixa, nas contas bancárias, nos investimentos e principalmente, no contas a receber.

Estes valores são de suma importância para que a empresa consiga exercer suas atividades com segurança. Portanto, ter e administrar o capital de giro deve ser uma prioridade para manter um negócio de sucesso.

Se você quer calcular o capital de giro da sua empresa e saber o valor necessário para fazer o seu negócio funcionar de forma saudável, existe uma fórmula que pode te auxiliar:

Contas a receber – contas a pagar + valor de impostos e despesas a pagar = capital de giro.

3 – Pagamento de contas em dia

Priorizar o pagamento das contas em dia faz parte de uma organização contábil financeira.

Este processo permite um controle maior sobre o pagamento das despesas, evita o pagamento de multas e juros e pode render descontos para pagamentos antecipados.

Para evitar que alguma conta não seja paga em dia e para que nenhum boleto seja esquecido, uma boa dica é cadastrar todas elas em uma planilha ou um software de gestão financeira, garantindo assim, o controle sobre as contas a pagar da administradora. 

 4 – Fique atento a períodos da economia

Outra dica preciosa para manter o controle contábil financeiro da sua empresa é ter atenção redobrada em períodos incertos. Qualquer mudança no cenário econômico do país pode colocar todo um planejamento por água abaixo.

Por isso, antes de uma tomada de decisão que possa comprometer a saúde financeira do seu negócio é preciso ter todo o cuidado para que estas ações não afetem o fluxo de caixa e sua empresa venha a perder dinheiro.

Portanto, a maneira ideal de enfrentar cada desafio e aproveitar os melhores momentos para se investir é se manter atualizado sobre assuntos da economia mundial, da alta do dólar, da inflação, da taxa de juros (Selic) e de outros fatores relacionados.

5 – Planejamento fiscal

A apuração de impostos é de extrema importância para a contabilidade financeira do negócio, pois o recolhimento indevido pode gerar multas e até mesmo, pagar impostos maiores do que deveria.

O sistema tributário brasileiro é bastante complexo, por isso, a melhor forma de economizar é se planejando.

O planejamento fiscal é uma ferramenta que visa diminuir a carga tributária paga por uma empresa, sempre dentro da lei.

Geralmente, este planejamento é estruturado por contadores, que utilizam de técnicas de previsões e análises com o objetivo de minimizar, ao máximo, os impostos e manter o crescimento do seu negócio.

 6– Utilize a tecnologia a seu favor  

Uma grande aliada para simplificar a rotina contábil é o uso da tecnologia.

A dica aqui é adotar um sistema de gestão financeira, para sua Administradora, como o SAMI ERP, que integra todos os módulos com a gestão contábil.

Isso irá facilitar a análise de dados, a emissão de notas fiscais, guias de tributos, tudo em uma única plataforma, sem necessidade de estar procurando documentos em outros locais, sem nenhuma complicação.

Agora que você já sabe como otimizar a gestão contábil financeira da sua Administradora, entre em contato com nossos consultores e descubra outras soluções tecnologias que vão melhorar ainda mais o desempenho do seu negócio. 

QUER RECEBER AS ÚLTIMAS NOVIDADES PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO? INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER