5 dicas de como ter uma imobiliária escalável

Escalabilidade é a capacidade de uma empresa expandir substancialmente — e de maneira rápida — seu número de clientes sem a necessidade de aumentar seus custos na mesma proporção. Assim, uma imobiliária escalável é o modelo de negócio perfeito para quem quer oferecer os mesmos serviços das grandes corporações sem precisar de um alto investimento.

Quer descobrir como fazer sua imobiliária crescer rapidamente em número de clientes e produtividade? Selecionamos as melhores dicas para você transformar sua empresa em um negócio escalável. Boa leitura!

1. Padronize processos 

Ter procedimentos internos padronizados é essencial para o aumento da eficiência produtiva de uma empresa, pois otimiza a execução ao diminuir a ocorrência de erros e auxiliar no controle de resultados. Para isso, é necessário que eles sigam uma lógica clara e bem compreendida pelos colaboradores.

No entanto, isso não pode ser sinônimo de rigidez ou intransigência: a flexibilidade e a criatividade são importantes aliadas para a capacidade de adaptação e inovação contínua de uma empresa. 

2. Adapte-se ao mercado 

A padronização permite o crescimento quantitativo que, por sua vez, pode resultar na necessidade de adequação dos processos para o atendimento aos novos públicos. Esse ajuste é um diferencial importante para quem almeja um desenvolvimento regular e constante.

Simplificar o funcionamento da empresa torna-se, então, uma boa maneira de facilitar as modificações que serão necessárias de acordo com o progresso. 

3. Prefira métodos replicáveis 

Tenha em mente que as operações necessárias para atender cem clientes precisam continuar sendo eficientes quando esse número subir para mil ou dez mil. Por isso, você deve priorizar os processos acessíveis e descomplicados, que são mais fáceis de reproduzir.

Fuja da armadilha da complexidade com uma estratégia focada nos pontos fortes da sua empresa e construa uma base sólida para sua imobiliária escalável. 

4. Controle gastos e despesas 

Manter o fluxo de caixa sob controle é crucial para a sustentabilidade de um negócio. Para garantir uma gestão saudável, mantenha uma infraestrutura adequada, gaste apenas o necessário e faça um planejamento financeiro meticuloso com análises e relatórios que sejam continuamente revisados. É importante habituar-se a identificar, registrar e analisar todas as despesas e investimentos.

Esses dados ajudarão na identificação de eventuais desvios, no reconhecimento da aplicação ineficiente de recursos e na clareza das disponibilidades financeiras. Dessa maneira, sua imobiliária conseguirá entregar bons resultados sem comprometer o orçamento. 

5. Tenha um sistema de gestão 

Escolher as ferramentas de trabalho certas possibilita aumentar a produtividade e diminuir custos. Os sistemas do tipo Enterprise Resource Planning (ERP), por exemplo, são softwares integrados de gestão que reúnem os principais processos da empresa em um único lugar, fornecendo suporte para tomadas de decisão e total controle de informações.

A escalabilidade permite um crescimento ilimitado sem sacrifício da funcionalidade nem da confiabilidade dos processos da empresa. Com o auxílio da tecnologia adequada, é possível ter uma imobiliária escalável que atende mais e melhor — mesmo com custos de operação mais baixos do que os das grandes concorrentes. 

Está pronto para receber mais clientes? Entre em contato conosco e veja como o nosso ERP — desenvolvido especificamente para o mercado imobiliário — pode beneficiar a sua empresa. 

Compartilhar

QUER RECEBER AS ÚLTIMAS NOVIDADES PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO? INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here