Solidariedade no condomínio: pratique essa ação!

Solidariedade no condomínio: pratique essa ação!

Boa parte da população reside em condomínio no Brasil, isso torna um ambiente propício para realizar boas ações. As administradoras estão numa posição privilegiada para fazer essas ações, têm estrutura favorável e a força que precisa para as ideias saírem do papel.

No primeiro momento, o primeiro passo a ser dado, é fazer uma pesquisa para saber qual causa que os condôminos querem apoiar.

Por isso, hoje vamos falar um pouco da importância de promover campanhas de solidariedade para sua empresa.

Boa leitura.

Encare a solidariedade como uma oportunidade para sua administradora 

Já foi comprovado por estudos científicos que ajudar outra pessoa faz bem para a saúde, é gratificante poder proporcionar algum benefício para o próximo.

Ao praticar caridade, são liberadas no cérebro aquelas substâncias que proporcionam prazer, serotonina, endorfina e dopamina.

Para as administradoras promover esse tipo de ação, doar brinquedos, roupas que não são mais usados, oferece uma oportunidade para melhorar o relacionamento com os condôminos.

Como planejar uma ação de caridade?  

As ações de solidariedade tem um objetivo em comum: ajudar ao próximo. 

Mas deve ter um planejamento para que tudo ocorra certo. O ideal é juntar algumas pessoas que queiram fazer parte da organização dessa ação, uma comissão para administrar toda a parte do condomínio. 

A comissão deve ser responsável por coletar alguns dados para nortear a campanha:

  • Identificar com os moradores quais causas que eles querem ajudar;
  • Fazer um levantamento da comunidade carente, o que mais precisam naquele momento;
  • Buscar mais parceiros que queiram doar;
  • Definir prazos;
  • Usar canais de comunicação para divulgar a campanha;
  • Depois de feito, divulgar o balancete;

Todos esses dados podem ser utilizados depois para uma próxima campanha, corrigir as falhas e melhorar sempre contando com a opinião dos condôminos.

Vamos listar algumas campanhas que podem ser feitas nos condomínios, confira: 

Doar roupas e calçados 

Esse tipo de ação é bem comum, muitas pessoas fazem a limpeza dos seus guarda roupas todos os anos, separam o que não é mais usado para doar. 

No inverno é que a situação fica mais complicada, as famílias carentes sofrem com o frio.

A coleta pode ser feita o ano todo, mas é necessário definir os pontos onde podem ser deixadas essas doações, sempre lembrando que essas roupas e calçados devem estar em bom estado, para que as pessoas carentes consigam usar ainda.

Alimentos 

Alimentos é também muito comum, normalmente as instituições aceitam doações o ano inteiro, pois as pessoas sem teto ou que vivem em abrigos, situação de risco necessitam de ajuda o ano inteiro. 

Nas datas comemorativas, toda a ajuda é bem vinda para essas pessoas, até a doação de alimentos típicos dessas datas.

Produtos de higiene e limpeza

Arrecadar produtos de higiene e limpeza é muito importante para as instituições carentes, asilos, creches e ONGs.

Geralmente é arrecadado aqueles produtos mais básicos como sabonete, detergente, sabão em barra.

Doação de sangue 

As administradoras de condomínio podem fazer parcerias com os hospitais e hemocentros, para realizar um dia de coleta dentro do próprio condomínio.

Muitas pessoas tem interesse em doar sangue mas não sabem como fazê-lo, ou até mesmo não tem tempo para se deslocar até o hospital para doar, realizando um dia de coleta no local onde mora, facilitaria muito e teria uma maior adesão a essa campanha. 

O ano está só começando, temos muitas datas pela frente que podem ser feitas campanhas de caridade, se você ainda não sabe por onde começar, escolha uma data comemorativa e organize.

Ao tomar a iniciativa, você vai incentivar outras pessoas a ajudarem.

A boa ação não precisa ser apenas fora do próprio condomínio, pode ser realizada com os moradores, averiguar se existe algum tipo de briga entre os vizinhos, criar panfletos, mensagens contra violência doméstica, racismo, homofobia, esses são apenas alguns dos problemas que a sociedade enfrenta, use a criatividade e mão á obra.    

Gostou do texto? Envie para nós suas críticas, elogios ou sugestões, ficaremos felizes em ajudar.

QUER RECEBER AS ÚLTIMAS NOVIDADES PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO? INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER