Qual o impacto da assembleia virtual na administração de um condomínio

Um dos maiores problemas que as reuniões de condomínio enfrentam é a questão de presença, que dificilmente os condôminos se disponibilizam para participar de discussões complicadas, porém essenciais. Para resolver estas dificuldades, alguns condomínios estão recorrendo à internet e já implementam as chamadas assembleias virtuais, que permitem que os condôminos participem das reuniões de forma online.

O modelo de assembleia virtual para condomínios vem se mostrando viável e prática, ao passo que democratiza a discussão de temas antes relegados aos poucos participantes dos encontros pessoais.

Quer saber mais sobre assembleia virtual? Então confira a matéria que preparamos no nosso blog!

O que é e como funciona uma assembleia virtual

A Assembleia virtual é uma plataforma digital, que permite que os moradores possam propor, debater, analisar os documentos com mais tempo e cuidado e votar, tudo de forma organizada e sem discussões desnecessárias.

A Assembleia Virtual funciona de modo a estimular e otimizar a discussão entre todas as partes que compõem o ecossistema condominial. O uso da tecnologia veio para facilitar a condução da agenda, pois os moradores podem participar das decisões, em qualquer horário, de qualquer local, através de um computador (Tablet ou smartphone), apenas necessitando de acesso a uma rede de internet. Isso é fundamental para apoiar o processo democrático e, também, melhorar os índices de adesão.

Vantagens da Assembleia Virtual

O maior benefício da assembleia virtual é aumentar a participação dos moradores. Enquanto na assembleia presencial o comparecimento não ultrapassa 40%, nas assembleias virtuais a participação chega a 80% dos moradores. Além disso, esse tipo de reunião de condomínio significa o fim da falta de objetividade e dos conflitos, que são corriqueiros nas assembleias comuns, havendo mais organização e agilidade, e com que os moradores fiquem cientes de todas as propostas e decisões tomadas.

O que diz a lei?

Conforme o código civil, artigo 1.350, dispõem o seguinte:

““Art. 1.350. Convocará o síndico, anualmente, reunião da assembleia dos condôminos, na forma prevista na convenção, a fim de aprovar o orçamento das despesas, as contribuições dos condôminos e a prestação de contas, e eventualmente eleger-lhe o substituto e alterar o regimento interno.

§ 1o Se o síndico não convocar a assembleia, um quarto dos condôminos poderá fazê-lo.
§ 2o Se a assembleia não se reunir, o juiz decidirá, a requerimento de qualquer condômino.”(grifos nossos).”

Sendo assim, não há nenhum impeditivo em nossa constituição que diga que a assembleia de condomínio não possa ser efetuada de forma digital.

É logico, que também é importante estar atento a convenção condominial, observando se este tipo de reunião é permitido ou não proibido no condomínio. Caso tenha alguma clausula que impeça este tipo de assembleia, está pode ser proposta a alteração.

O que é importante nesta questão, antes de propor este tipo de assembleia é procurar um sistema que ofereça um ambiente seguro, à prova de fraudes, com possibilidade de auditoria dos votos e instrução e treinamento para todos os envolvidos sobre a plataforma digital.

A Sami preparou um ambiente totalmente desenvolvido para a Assembleia virtual, trabalhada e pensada diretamente para todos os clientes, buscando auxiliar e melhorar a relação e a interação dos moradores na hora que precisar tratar sobre assuntos relacionados ao seu condomínio.

Descubra as vantagens de ser um cliente Sami e ofereça mais este diferencial na administração dos seus condomínios!

Compartilhar

QUER RECEBER AS ÚLTIMAS NOVIDADES PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO? INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here