Os condomínios do futuro

Os condomínios do futuro

Na situação da sociedade atual, onde robôs já realizam atividades jurídicas, médicas e muitas outras, não pensar em tecnologia é um grande erro. Estando imersos neste meio, o que nos resta é encarar a realidade e nos adequar a ela. Desta forma, a vida nos condomínios não deve ser diferente disso!

Além de inovar os modos de vida e convivência nestes ambientes, as novas ferramentas surgem também para reduzir custos e otimizar o tempo. É uma solução e tanto, visto que beneficia tanto os síndicos como os condôminos, ficando tudo muito mais fácil para todos!

Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto e quer saber mais sobre os condomínios do futuro, continue a leitura e veja alguns pontos importantes que separamos:

O que são os condomínios inteligentes?

Empreendimentos como esse, desde o projeto, são planejados para gerar praticidade aos moradores. Buscam através das tecnologias otimizar diversas funcionalidades, trazendo comodidade e conforto.

Além disso, essas construções visam a sustentabilidade, buscando por medidas e materiais que contribuam com o bem estar do planeta. São a nova tendência do mercado e o futuro que nos aguarda!

Automações

As automações podem facilitar o dia a dia dos síndicos em diversos casos, seja no monitoramento das áreas comuns, no controle do quadro de funcionários ou do cumprimento das normas. Além disso, podem ser usadas também para economia de energia, através de sensores que apagam as lâmpadas na ausência de moradores em áreas comuns, por exemplo. Ou ainda, por meio de sistemas fotovoltaicos para captação de energia.

São muitas as possibilidades que podem ser exploradas através dessas ferramentas e que podem facilitar o dia a dia de todos. Diminuindo assim, os custos do condomínio e, posteriormente, os gastos dos condôminos.

Internet das Coisas

O termo “Internet das coisas”, do inglês Internet of Things (IoT), se refere a uma enorme rede de dispositivos conectados. Ou seja, diferentes dispositivos eletrônicos conectados via internet.

Esse conceito pode ser aplicado em várias situações de um condomínio. Seja um aspirador de pó programado para limpar o apartamento em um horário determinado, um ar condicionado que liga cinco minutos antes de você chegar para que o ambiente fique na temperatura adequada, ou até mesmo as lâmpadas mencionadas anteriormente, capazes de acender e apagar em horários determinados e com diferentes tons.

Nos dias de hoje, a internet está em todo lado, e cabe a nós usufruir de todos os benefícios e facilidades que ela proporciona em nossas vidas!

Segurança

Sendo esse um ponto muito importante na convivência de um condomínio e uma grande exigência de boa parte das pessoas, não poderia ficar de fora da evolução tecnológica.

Nesse caso, o uso de sistemas inteligentes para análise das imagens das câmeras de monitoramento é bem interessante. Em casos de irregularidades, um alerta é acionado para o responsável por monitorar a segurança do local. Assim, ele pode analisar de forma mais detalhada e acionar outros serviços em caso de necessidade.

Há a possibilidade também de utilizar drones com câmeras de segurança para o monitoramento. Com eles, é possível acompanhar a movimentação do condomínio a longas distâncias e localizar qualquer situação suspeita.

As assembleias 

Um grande problema nas assembleias de condomínio é a presença dos condôminos. Muitas vezes por falta de tempo, disposição ou até mesmo interesse, as pessoas acabam não comparecendo, e deixam de participar de discussões e votações importantes.

Uma solução que já vem sendo utilizada por alguns condomínios é a assembleia virtual. Essa plataforma digital possibilita que os condôminos participem das reuniões através da internet, onde podem discutir, analisar documentos e fazer votações a hora que quiserem. Tudo isso com o celular na mão e de forma mais organizada e otimizando seu tempo.

A Sami possui um ambiente desenvolvido para a Assembleia virtual, pensado para todos os clientes, que busca auxiliar e melhorar a relação e interação dos moradores na hora de tratar assuntos relacionados ao condomínio.

A portaria 

A portaria é um local que exige total segurança, pois controla quem entra e sai do condomínio a todo instante. Portanto, investir em boas tecnologias neste ambiente é uma ótima opção.

A Sami possui um sistema de portaria online que faz parte do Sami ERP Condomínio. Esse sistema é capaz de acompanhar o fluxo de visitantes no dia a dia do condomínio, possibilitando o cadastro dos mesmos. Em caso de serviços, disponibiliza a lista das possibilidades, enquanto para encomendas, envia notificações ao morador correspondente.

Identificação biométrica

Uma maneira interessante, presente em alguns smartphones, é a identificação biométrica, seja ela por impressões digitais, leitura da íris ou reconhecimento facial. Essa é uma possibilidade de reconhecimento dos moradores e funcionários na portaria do condomínio. Seja para evitar a invasão de estranhos ou o acesso de antigos funcionários, visto que é muito mais difícil de ser acessada do que uma senha numérica, por exemplo.

Apesar de ainda ser pouco utilizada, essa é uma solução que vem crescendo a cada dia e ganhando mais espaço no mercado.

O Sami ERP Condomínio 

A Sami conta com um sistema completo para administrar o seu condomínio. A sua gestão de forma mais eficiente e moderna, aumentando a produtividade e os lucros da sua administradora!

Conte com registro de boletos automatizado e em tempo real, automatização de cobrança bancária e crédito automático nas contas próprias, visualização de extratos de contas, aplicativo personalizado, e muito mais! A solução que você precisa ao seu alcance!

Venha viver o disruptivo e levar o mundo digital para sua administradora, estamos juntos nessa caminhada. Conheça já nosso sistema!

QUER RECEBER AS ÚLTIMAS NOVIDADES PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO? INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

5 COMENTÁRIOS

Comments are closed.