Como manter uma boa convivência com os pets no condomínio

Como manter uma boa convivência com os pets no condomínio

Quando se trata de pets no condomínio, sabemos que o assunto é constantemente abordado por muitas pessoas e, às vezes, podemos ficar sem resposta ou, sem saber o que fazer em determinadas situações.

Quem mora neste conjunto residencial, conhece as dificuldades que precisam ser contornadas para que seja possível desfrutar do carinho e do companheirismo de um animal de estimação.

É fundamental que o condomínio estabeleça regras claras e oriente os moradores, deixando-as estabelecidas no regulamento interno, do que é permitido ou não em suas áreas comuns.

Nenhum condomínio pode proibir a permanência de animais no interior dos apartamentos, pois estaria violando o direito de propriedade, o que é permitido pela constituição federal, contudo, as regras de espaços comuns podem ser votadas em assembleia.

No caso dos condomínios que possuem um espaço de lazer é muito importante que seja separada uma área para onde os moradores possam levar seus animais de estimação. Isso ajuda a evitar discussões sobre onde o animal pode fazer suas necessidades fisiológicas. Não precisa ser uma área extensa, mas o suficiente para a recreação dos pets.

Principais reclamações e problemas sobre pets no condomínio

Uma das maiores fontes de problemas e de discussões nos edifícios diz respeito a posse de animais de estimação.

Os problemas mais comuns e recorrentes em condomínio envolvendo os bichinhos são referentes a barulho, utilização das áreas comuns e segurança, quando os pets são de grande porte ou raças consideradas agressivas.

As principais queixas à presença de animais de estimação se referem a mau cheiro, medo ou fobia a animais e aos barulhos, por isso é fundamental para evitar brigas, estabelecer regras de convivência, que garantam o conforto e a segurança, tanto dos condôminos, quanto dos pets no condomínio.

Como melhorar a convivência

Há inúmeras formas de melhorar o relacionamento entre aqueles que têm animais com os que não tem.

A convivência harmoniosa nos condomínios é conquistada dia a dia. Muitos são os fatores que influenciam nessa questão e uma delas é a criação de animais de estimação. Enquanto dentro do seu apartamento o condômino rege à sua maneira, mas nas áreas comuns a convivência é determinada por regras regulamentadas pelas convenções.

É importante manter a comunicação com a coletividade da melhor forma possível. Uma boa maneira de colocar em prática é utilizar um sistema para o controle de pets, onde o próprio morador pode cadastrar os seus pets e manter um canal de comunicação diretamente com o síndico, com as atualizações da administração disponíveis.

Cada condomínio funciona de acordo com as suas próprias regras, mas o que vale no final é o bom senso. Passeios em áreas de convivência, animais sem focinheira, dejetos em locais inadequados, como elevadores e playground são exemplos de problemas que podem gerar conflitos. O mesmo vale para o barulho feito por cães em horários inadequados ou que costumam ficar em casa sozinhos durante todo o dia.

Para evitar atritos com as pessoas e manter o ambiente limpo, uma dica é ter sempre à mão um saquinho plástico para recolher as necessidades que o seu pet fizer quando for passear com ele numa área comum. Você pode não ficar incomodado com o cheiro ou com a sujeira, mas as outras pessoas ficam e essa prática simples funciona, tanto dentro quanto fora do condomínio.

E no seu condomínio, como é administrada esta questão dos pets? Deixe seu comentário e dívida suas experiências com a gente!

QUER RECEBER AS ÚLTIMAS NOVIDADES PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO? INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

62 COMENTÁRIOS

Comments are closed.